Avatar: Elemento mais poderoso também é o mais subestimado, entenda

Capa da Publicação

Avatar: Elemento mais poderoso também é o mais subestimado, entenda

Por Matheus Takahashi

Uma das atividades mais legais da série Avatar: o Último Dobrador do Ar é saber qual das técnicas de dobras é a favorita dos fãs. Muitos fãs escolhem entre controlar água, terra ou fogo. Porém, muitos não escolhem o elemento ar, sendo considerado por alguns como o mais fraco. Porém, a própria série animada mostra que isso pode não ser verdade – de fato, seria até mesmo a mais poderosa dobra (Via CBR).

Saiba mais sobre Avatar:

[Quiz] Que tipo de dobrador você seria no universo de Avatar?

Avatar: O que aconteceu com a mãe de Zuko?

Dublador de Zuko revela seu enredo favorito de Avatar: A Lenda de Aang

A série mostra porque muitos fãs preferem todos os elementos, exceto o de ar. Além de apenas Aang ter sobrado dentre os dobradores de ar, no início, aqueles que fazem as outras dobras apresentam outras habilidades variantes que são bastante úteis, perigosas ou simplesmente são mais legais, como cura, dobrar lava ou até mesmo dobrar sangue, entre outras habilidades. Os dobradores de ar têm poucos desses recursos derivados, e são bem poucos os que possuem essas habilidades extras.

Contudo, é exatamente isso que mostra como o elemento ar pode ser o mais poderoso dentre todos. Primeiramente, porque todas as habilidades extras exigem um treinamento específico, que foram praticados por poucos indivíduos ao longo da trama de Avatar. Um exemplo disso é o fato de, durante a época de Aang, a Família Real da Nação do Fogo tinha poucos membros que sabiam os segredos da dobradura de raios.

Porém, dobradores de ar levam vantagem neste quesito. Para começar, eles já aprendem a voar ao dominar o elemento – algo que a maioria dos outros dobradores só conseguem com a ajuda de equipamentos. Sem contar que essas habilidades não servem apenas para mobilidade, como Zaheer mostra em A Lenda de Korra, onde ele se torna um dos dobradores mais mortais vivos apenas usando o elemento ar por algumas semanas. Utilizando técnicas como a dobra de respiração, ele mostra o quanto que dobradores de ar precisam se segurar para não causar danos sérios aos oponentes – a menos que este seja o propósito. O próprio Aang já mostrou, também, que o ar pode superar os demais elementos, extinguindo o fogo, espalhando a terra e manipulando as nuvens de chuva, tudo com a dobra do ar e sem aprender a manipular cada um desses elementos.

Mas, claro, tudo se trata de uma questão de praticidade. Saber dobrar o ar te ajuda mais no dia-a-dia do que saber dobrar fogo, por exemplo, por conta dos recursos de mobilidade. Claro, pode ser mais divertido saber fogo ao enfrentar um poderoso vilão, mas isso não acontece sempre. De toda forma, tudo se torna uma questão de gosto – mas é inegável que a dobra do ar é, talvez, a mais prática dentre os elementos.

Aproveite e veja mais sobre a série Avatar: