Avatar: O que aconteceu com a mãe de Zuko?

Capa da Publicação

Avatar: O que aconteceu com a mãe de Zuko?

Por Evandro Lira

Apesar de ser uma das séries animadas mais aclamadas de todos os tempos, Avatar: A Lenda de Aang precisou deixar de lado algumas de suas tramas menos importantes em prol do enredo principal. Uma desses enredos abandonados mais notáveis é a do destino de Ursa, a mãe de Zuko e Azula.

Por anos essa dúvida pairou sobre os fãs até que, em 2013, foi lançada a HQ “Avatar – A Busca”, arco dos quadrinhos dedicado a responder o que teria acontecido à mãe do agora Senhor do Fogo Zuko.

Veja também:

Dublador de Zuko revela seu enredo favorito de Avatar: A Lenda de Aang

Revelada possível data de início de filmagens da série em live-action de Avatar para a Netflix

Que tipo de dobrador você seria no universo de Avatar?

Se você bem lembra, no desenho, nos é narrado que Ursa desaparece sem nenhuma explicação depois que seu sogro, o Senhor do Fogo Azulon, morre misteriosamente. A Busca, por sua vez, nos mostra Zuko indo atrás de descobrir o que houve com a sua mãe, ao lado de ninguém menos que Azula, sua perigosa irmã mais nova, que esteve presa em uma instituição mental depois dos eventos do desenho.

Capa de “A Busca”, HQ lançada em 2013.

A HQ trabalha intercalando entre o presente e o passado, e é por causa dos flashbacks que descobrimos que Ursa ofereceu a Ozai um veneno não rastreável que mataria Azulon, depois que este havia obrigado seu filho Ozai a matar seu primogênito Zuko. Ozai concordou, mas com a condição de que ela sumisse para sempre, deixando seus filhos para trás.

Ursa cumpre com o prometido e volta para sua antiga aldeia à procura dos pais e do seu antigo amor, Ikem, de quem teve que abrir mão para se casar com Ozai. Ao encontrar Ikem, Ursa descobre que ele mudou de rosto e identidade a fim de escapar da fúria de Ozai, e oferece a Ursa a chance de compensar seu tempo perdido como amantes: ele convence Ursa a mudar seu rosto.

Ursa não só muda seu rosto como também aceita ter sua memória como a Senhora do Fogo apagada, para que ela não se lembrasse mais da dor de ter perdido os filhos. Com um novo rosto e identidade, Ursa casou-se com Ikem e viveu pacificamente com sua família até a chegada da Equipe Avatar e Azula.

Ao descobrir toda a verdade sobre seu passado, Ursa é quase assassinada pela filha Azula, que questionava o amor da mãe. Depois que Zuko derrotou Azula e ela fugiu, a Mãe das Faces apareceu, perguntando se ela queria recuperar suas memórias antigas, algo que ela concordou.

No dia seguinte, ela pediu desculpas a Zuko e disse-lhe toda a verdade sobre sua história com Ozai, no que Zuko a perdoou e decidiu abrir as portas da Nação do Fogo para ela outra vez.

Fique com:

Via: CBR