Especialista em bilheteria explica razões para baixo desempenho de Aves de Rapina

Capa da Publicação

Especialista em bilheteria explica razões para baixo desempenho de Aves de Rapina

Por Evandro Lira

Aves de Rapina estreou neste final de semana marcando a bilheteria de abertura mais baixa de qualquer filme do Universo Estendido da DC. Nos Estados Unidos, o filme fez 33 milhões de dólares, enquanto no mundo arrecadou 81 milhões em seu primeiro final de semana.

De acordo com Jeff Bock, analista de bilheterias, o filme estrelado por Margot Robbie sofreu com algumas decisões equivocadas por parte do estúdio. Para a Variety, Bock explicou que Aves de Rapina é um filme de “nicho”, cujo o problema começou com o título.

“O primeiro erro foi não se concentrar nela”, disse Bock. “Ela tem um nome famoso, então a Warner Bros. não nomear o filme de ‘Arlequina’ foi um enorme erro de ignição.”

O erro foi corrigido um pouco tarde, e apesar de ter estreado como “Aves de Rapina: Arlequina e sua Emancipação Fantabulosa”, a Warner renomeou o filme para “Arlequina em Aves de Rapina” depois que ele já estava em cartaz.

“Eles miraram e erraram”, continuou Bock. “Não era para as massas de cinema, é para um nicho de fãs de quadrinhos. A Warner Bros. continua tendo que aprender essas lições.”

O filme teve um orçamento de US $ 82 milhões, mas há quem conteste isto e afirme que em determinado momento, os custos aumentaram para US $ 100 milhões. Fontes de estúdios rivais estimam que Aves de Rapina vai ser um fracasso atingindo aproximadamente US $ 100 milhões no mercado interno e US $ 300 milhões em todo o mundo.

Enquanto fontes próximas ao filme argumentam que o estúdio já previu que o filme faria algo em torno dos US $ 250 milhões.

Veja mais sobre Aves de Rapina:

Margot Robbie diz que Arlequina continua uma pessoa ruim após Aves de Rapina

Aves de Rapina é recebido com elogios pela crítica especializada

[CRÍTICA] Aves de Rapina é um perfeito exercício do caos

Uma questão apontada pelo especialista é a classificação indicativa do filme, que é “R”, o que aqui corresponde à “para maiores de 18 anos”. Isso certamente não ajuda o filme, ainda que longas como Coringa e Deadpool tenham provado o contrário recentemente.

Além disso, atingir grandes marcas de bilheteria no exterior se tornou um problema para filmes que estreiam nessa época, afinal, o mundo está vivendo uma terrível epidemia. O coronavírus fechou diversos cinemas na China e prejudicou o mercado de cinema na Ásia.

A estréia de Aves de Rapina foi menor que a de Lanterna Verde em 2011, que arrecadou US $ 53 milhões em seu fim de semana de estreia nos Estados Unidos, antes de terminar sua exibição no cinema com US $219 milhões em todo o mundo.

Aves de Rapina tem sido bem recebido pela crítica, diferente de alguns filmes da DC que se saíram muito bem nas bilheterias, como Esquadrão Suicida e Batman vs Superman.

Oque você acha que foi o maior problema de Aves? Comente!

Na galeria abaixo, fique com imagens do filme:

Arlequina em Aves de Rapina está em cartaz nos cinemas!