Ex-editor da DC fala sobre o fracasso dos Novos 52

Capa da Publicação

Ex-editor da DC fala sobre o fracasso dos Novos 52

Por Evandro Lira

O ex-editor da DC Comics, Dan DiDio, falou durante um podcast sobre seu tempo na editora e especialmente sobre os erros que ele acredita ter cometido na época de relançamentos como, por exemplo, os Novos 52.

O reboot da DC em 2011 foi duramente criticado pela qualidade dos roteiros e traços desinteressantes. Foi com certeza uma das fases mais controversas da editora, e DiDio, que atuou ativamente nesse processo, se arrepende de não ter dado a atenção que o grande evento merecia (via CB).

Veja também:

Artes inéditas mostram Superman vs Hulk e Capitão América vs Batman

DC Comics revela que Clark Kent não é o “verdadeiro” Superman

Superman revela que não gosta de uma coisa em si mesmo

Segundo ele, seria necessário prestar atenção nas histórias à medida que elas já estavam avançando, e não só antes de começá-las. Confira o que disse o artista durante sua participação no podcast Drink and Draw:

“Provavelmente meu maior arrependimento é fazer as coisas acontecerem rápido demais às vezes. Puxando o gatilho rápido demais. O maior arrependimento que tive foi fazer alterações ou não gastar a mesma quantidade de energia no Ano 2 dos Novos 52 do que no Ano 1 do Novos 52. Passamos uns seis a oito meses construindo os Novos 52, repensando os personagens, repensando os designs, repensando os vilões, repensando tudo para que fizesse sentido, e à medida que a série progredia e se desenrolava, estávamos nos movendo mais rápido e gastando menos tempo no desenvolvimento. Então estávamos gastando menos energia na hora de melhorar ou mudar os personagens que mereciam mais atenção.

 

Então, quando chegamos ao terceiro ano, estávamos apenas tirando o pó das coisas. Elas não fazem mais sentido a partir dali porque estão pouco mudadas, não realmente mudadas, os fãs não têm mais um ponto de referência e você sente as rodas saindo do trilho. O que acontece é que chegamos ao Renascimento, que reinstitui algumas das coisas que sentimos que estavam faltando, mas, infelizmente, depois de fazer isso, você coloca também as coisas que fez com que você quisesse relançar a linha em primeiro lugar; os personagens ficaram estagnados novamente.”

DiDio continuou falando sobre como os leitores de quadrinhos frequentemente ficavam impacientes para entender quais histórias eram realmente as mais importantes para aquela linha de publicação – o que acabou levando vários fãs a desistirem de acompanhar as edições.

“Bem, a única coisa com a qual os fãs se importam é se o que está acontecendo está afetando a história principal”, acrescentou DiDio. “E se você começa a afetar as coisas e se afasta do núcleo que eles gostam, eles ficam chateados com isso, eles ficam chateados com a mudança, então você está perseguindo seu próprio rabo e não consegue se livrar disso. É por isso que ao fazer essas paradas você precisa repensar tudo como se fosse a primeira vez e na medida que as coisas avançam.”

Qual sua opinião sobre Os Novos 52? Você realmente não gosta dessa fase da DC ou acha que a maioria pega pesado com ela? Comenta!

Fique com: