Avatar: Entenda por que o almirante Zhao não matou Aang quando teve chance

Capa da Publicação

Avatar: Entenda por que o almirante Zhao não matou Aang quando teve chance

Por Raphael Martins

O Almirante Zhao foi o primeiro grande vilão de Avatar: A Lenda de Aang. Ainda na primeira temporada, ele foi responsável por um ataque massivo da Nação do Fogo à Tribo da Água do Norte, que resultou da morte de Tui, o espírito da lua. As coisas não terminam bem para ele, que é capturado pelo espírito do oceano e aprisionado na Névoa das Almas Perdidas para todo o sempre.

Veja também:

Smite anuncia crossover com Avatar: A Lenda de Aang e de Korra

Quem é o Homem Combustão, vilão misterioso de Avatar: A Lenda de Aang?

Avatar: Artista transporta personagens para os dias atuais

Seu grande erro ocorreu quando, após ter capturado Aang, ele teve a chance de matá-lo, mas não o fez. A explicação dada por ele é que, caso Aang morresse, o Avatar simplesmente renasceria algum tempo depois. Só que mesmo que isso acontecesse, ele seria um bebê quando o cometa Sozin passasse e a Nação do Fogo venceria a guerra mesmo assim. Por esse motivo, os fãs consideram isso como um furo de roteiro na série.

O plano de Zhao era deixar Aang aprisionado pelo resto de sua vida. Contudo, a estratégia dele é completamente ignorada por Azula e pelo senhor do fogo Ozai, cujos objetivos eram matar o Avatar, não aprisioná-lo. Então por que motivo Zhao deixaria o Avatar vivo? Isso nunca foi respondido na série, então os fãs foram atrás de suas próprias respostas.

Uma teoria de fãs do Reddit sugere que Zhao manteve Aang vivo porque a Nação do Fogo não percebeu o que ele estava fazendo durante o último século. Uma coisa que a série nunca abordou foi como a Nação do Fogo percebeu a existência do Avatar Aang quando ele foi descobreto, podendo pensar que ele esteve escondido esse tempo todo e mantendo a aparência de 12 anos de idade. Se as pessoas acreditassem que Aang manteve aquela forma física por um século, também poderiam acreditar que ele era imortal, algo que não excluiria o almirante Zhao.

Há também a possibilidade de que Zhao manteve Aang vivo unicamente para sua própria glória pessoal. Ele precisava provar para a Nação do Fogo que havia capturado o Avatar, e a única maneira de fazer isso seria levá-lo até lá vivo. Se ele o tivesse matado, tudo o que ele poderia levar é seu corpo, e o povo só teria a palavra dele para acreditar que o Avatar estava, de fato, morto, então levá-lo vivo lhe daria uma credibilidade irrefutável.

E vocês, tem alguma teoria sobre isso? Comentem!

Confira nossa lista com os momentos mais emocionantes da série: