DC revela como pronunciar a cidade de Asa Noturna corretamente

Capa da Publicação

DC revela como pronunciar a cidade de Asa Noturna corretamente

Por Matheus Takahashi

Uma das cidades fictícias mais conhecidas do Universo DC é Blüdhaven, a cidade que o Asa Noturna adotou, após sair debaixo das asas do Batman. Porém, a pronúncia da cidade é algo que muitos fãs na vida real nunca conseguiram pronunciar corretamente – e, como foi revelada em uma revista recente do herói, nem mesmo os personagens sabem como pronunciar corretamente o nome da cidade.

Saiba mais sobre as HQs da DC:

Dois vilões da DC adquirem seus próprios “Batmóveis” em HQ do Flash

Super Choque, Ciborgue e mais heróis negros da DC aparecem em pôster comemorativo

Lanterna Verde: Hal Jordan pode morrer em nova HQ da DC

A última revista anual do Asa Noturna (via CBR) apresenta Dick Grayson enfrentando os capangas do Arrasa-Quarteirão, um dos chefes do crime na cidade. Ao ser surpreendidos pela chegada do herói, os capangas dizem que ele havia voltado para Blüdhaven, pronunciando o nome como muitos dos fãs fazem, como “Blood-Haven”. Porém, o próprio Asa Noturna, enquanto lida com os bandidos, faz o favor de corrigir a pronúncia, dizendo que o correto seria “Bliud-Haven”, em livre interpretação.

Dick menciona a presença da trema na letra u em Blüdhaven, que faz com que a pronúncia da vogal seja diferente da habitual. A maneira de dizer o nome é bastante similar ao alemão, que utiliza o sinal em alguns substantivos e até mesmo nomes próprios – como, por exemplo, no nome do jogador de futebol alemão Thomas Müller, cujo sobrenome se pronuncia como “Miuller” ou “Miller”.

Blüdhaven surgiu nas HQs da DC pela primeira vez em 1996, e desde sua criação ela serviu como o novo lar do Asa Noturna, que combate o crime por lá desde então. Após ela ter sido destruída durante os eventos da Crise nas Infinitas Terras, a cidade agora volta a ser povoada, e também conta novamente com a presença de seu herói.

Você já sabia como pronunciar Blüdhaven antes de ler esta matéria, leitor? Conte para nós, e veja também: