Capa da Publicação

Criadores de Agentes da S.H.I.E.L.D. revelam as dificuldades de trabalhar com a Marvel

Por Cristiano Rantin

Em uma entrevista recente, os produtores e roteiristas da série falaram sobre como a última temporada de Agents of SHIELD quase introduziu o vilão MODOK – apenas para a Marvel impedir a utilização do personagem -, os criadores desabafaram sobre como foi difícil trabalhar com o MCU.

Veja também:

Agentes da S.H.I.E.L.D.: Chloe Bennet recorda como foi descobrir que seria a Tremor

Chloe Bennet, de Agentes da S.H.I.E.L.D., gostaria de continuar como Tremor no MCU

Agentes da S.H.I.E.L.D.: Membro importante da equipe morre em novo episódio

Maurissa Tancharoen, roteirista e showrunner da série, falou sobre trabalhar com personagens da Marvel e precisar mudar os planos conforme o MCU era modificado:

Eu acho que algumas das nossas melhores tramas e desenvolvimento de personagem surgiram disso, de termos que mudar e mexer [na história]. E é essa a diversão no nosso trabalho – e a natureza de trabalhar com uma entidade como a Marvel, onde existem vários personagens que podemos usar, e existem várias partes já estabelecidas e em movimento. E então, quando você coloca sua esperança e seus sonhos em algo e então isso não é possível…” 

Jeffrey Bell, roteirista da série, falou sobre os desafios do projeto:

Um dos nossos desafios era ser uma série da Marvel TV e não estar autorizado a usar nenhum personagem da Marvel.”

Tacharoen completou:

“O único personagem já estabelecido no MCU [que podíamos usar] era o Coulson, que esteve em alguns filmes.” 

Bell prosseguiu:

Então nós começamos como uma série da Marvel com cinco personagens que não existiam nos quadrinhos. As pessoas estavam tipo: ‘que droga, nós não gostamos dessas pessoas’. E a Marvel nos dizia: ‘Vocês não podem ter nem mesmo o cajado do Loki. Você pode ter essa coisa de segunda mão.’ Sabe? Então havia uma expectativa do público, de que eles iriam ver essa série de super-heróis com muitos nomes grandes da Marvel, e nós não éramos autorizados a fazer isso. E ai a gente teve um grande segredo, que era não poder dizer a palavra com H. Nós não podíamos dizer ‘HIDRA’. Nós não poderíamos soltar um spoiler de O Soldado Invernal, ou então isso iria estragar tudo para todo mundo.” 

Apesar das dificuldades e dos desafios, Agents of SHIELD foi encerrada após 7 anos arrancando elogios do público e da crítica. Mesmo que, em um determinado momento, a série tenha desistido de estabelecer grandes conexões com os filmes do MCU – reduzindo isso para pequenos Easter Eggs e referências -, o seriado entrou no coração dos fãs como uma das melhores produções da Marvel.

Veja também:

Imagem de perfil
sobre o autor Cristiano Rantin

Jornalista • Editor • Mestrando em Comunicação Social pela UEL • Twitter: @ChrisRantin • "Eu sou o fogo e a vida encarnados. Agora e para sempre eu sou a Fênix!"