Harry Potter é uma das maiores influências do MCU, explica Kevin Feige

Capa da Publicação

Harry Potter é uma das maiores influências do MCU, explica Kevin Feige

Por Gus Fiaux

Harry Potter é um dos maiores fenômenos de nossa geração, já que embalou a infância e a adolescência de muitas pessoas com uma história impactante e mágica. A franquia inspirou diversos outros lançamentos, seja na literatura ou nos cinemas, e nem a Marvel escapou da influência dos filmes do bruxo adolescente.

Durante uma palestra no New York Film Academy, o produtor por trás do sucesso da Marvel StudiosKevin Feige falou um pouco sobre como a saga do Menino Que Sobreviveu o inspira continuamente a produzir novos filmes para o Universo Cinematográfico da Marvel:

“Sempre tomo como padrão minha experiência com os filmes de Harry Potter. Nunca li livro algum de Harry Potter, minhas crianças não são velhas o suficiente e não curtem isso ainda, e eu não os li quando eles foram lançados, mas fui ver cada um dos filmes de Harry Potter no fim de semana de abertura dos cinemas. Vi e gostei e então esqueci tudo sobre eles e não pensava no assunto até que o próximo filme de Harry Potter chegava. E aqueles filmes eram tão bem feitos, já que eu podia acompanhar tudo.”

Ele então explica que sua experiência com os filmes do Mundo Bruxo era muito pura, já que ele conseguia entender tudo o que estava acontecendo sem nunca ter lido um livro da saga. Feige então disse que é esse tipo de sentimento que a Marvel Studios tenta recriar em seus filmes:

“Eu podia entender tudo. Ocasionalmente eu pensava: ‘Quem é essa pessoa?’ Mas na maior parte das vezes eu totalmente conseguia entender. Agora que já vi todos os filmes umas dez vezes, se eu ler algum dos livros, eu aposto que terá dezenas de outras coisas que eu poderia descobrir e gostar, mas isso nunca ficou no caminho da minha experiência com a história bruta. Então, é dessa forma que nós tentamos navegar nos easter-eggs ou referências, ou algo que é tão prevalente que fica no caminho da história que nós contamos, para que as pessoas não fiquem pensando: ‘Quem é esse aí? O que está acontecendo?’. [Quando isso acontece], nós geralmente nos retraímos.”

Pelo visto, a estratégia tem funcionado. Assim como Harry Potter foi um dos maiores sucessos dos anos 2000, o Universo Cinematográfico da Marvel veio para se solidificar como o maior fenômeno da década de 2010 – e a prova disso é que Vingadores: Ultimato se tornou a maior bilheteria de todos os tempos, agradando tanto os fãs das HQs quanto o público geral.

Veja mais notícias do Universo Cinematográfico da Marvel:

Kevin Feige diz que Marvel não se preocupa em agradar todo mundo

Presidente da Marvel Studios fala sobre incluir mais representatividade nos filmes

Jessica Jones pode aparecer em Capitã Marvel 2, diz site

Na galeria abaixo, fique com imagens de Viúva Negra, o próximo lançamento do MCU:

Viúva Negra chega aos cinemas no dia 30 de abril de 2020.