Cena de Star Wars: A Ascensão Skywalker mostrou planeta conhecido dos fãs

Capa da Publicação

Cena de Star Wars: A Ascensão Skywalker mostrou planeta conhecido dos fãs

Por Raphael Martins

Atenção: Alerta de Spoilers!

Star Wars: A Ascensão Skywalker traz várias referências a outros filmes e séries ambientados no universo da saga, mas algumas são tão sutis que a única maneira de perceber é indo além do filme e procurando respostas do universo expandido.

Muito da mitologia e dos segredos de Star Wars estão contidos nas páginas dos livros e dos quadrinhos, assim como nos games. E foram justamente eles que revelaram que um planeta já conhecido dos fãs está presente no novo filme, mas ninguém percebeu.

Logo no início do longa, Kylo Ren é visto em uma floresta, matando guerreiros inimigos e provocando destruição, tudo para encontrar um localizador que o levaria até Exegol, onde está escondido Darth Sidious. Este planeta é na verdade Mustafar, onde Obi-Wan Kenobi e Anakin Skywalker tiveram seu lendário duelo e onde outrora era localizado o castelo de Darth Vader visto em Rogue One.

A informação é revelada no livro Star Wars: The Rise of Skywalker: The Visual Dictionary, que contém detalhes e informações preciosas sobre objetos e locais mostrados no filme, algumas delas capazes de mudar todo o contexto de várias cenas.

Se você estranhou a presença de árvores em Mustafar, também há uma explicação para isso. No game Vader: Immortal, que se passa no planeta, descobrimos que ele já foi um mundo belo e verdejante, cujo equilíbrio era preservado por um cristal chamado “Estrela Brilhante”. Mas com a morte de seu regente, o lorde Corvax, a rainha modifica o cristal para que ele possa usar o poder da Força, numa tentativa desesperada de reviver seu marido. Como consequência, toda a vida natural do planeta é destruída, transformando-o no inferno de lava que vimos em A Vingança dos Sith. 

No final do game, o cristal é destruído e a vida começa a voltar lentamente para o planeta, e anos mais tarde, um grupo de cultistas do lado negro vai ao planeta e planta sementes de árvores em torno do castelo de Vader. Esses cultistas são vistos sendo assassinados por Kylo Ren no início do filme.

Veja também:

Na galeria abaixo, fique com imagens do filme:

Star Wars: A Ascensão Skywalker já está em cartaz nos cinemas.