Viola Davis: Os melhores filmes e séries com a atriz de A Mulher Rei

Capa da Publicação

Viola Davis: Os melhores filmes e séries com a atriz de A Mulher Rei

Por Junno Sena

De drama até adaptação de quadrinhos, Viola Davis tem de tudo em sua carreira, inclusive um EGOTEmmy, Grammy, Oscar e Tony. Nascida em 11 de agosto de 1955, a atriz tem se dedicado a marcar todas as artes com representatividade e carisma.

A Mulher Rei, filme de 2022 com Viola, é apenas a ponta do auge de sua carreira. Para conhecê-la um pouco mais, separamos os melhores filmes e séries com a atriz. Confira!

Imagem de capa do item

Dúvida (2008)

Com apenas oito minutos em tela, Viola Davis conquistou a Academia em 2008 com seu monólogo icônico feito para a Irmã Aloysius. Por este papel, a atriz foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante.

Em Dúvida, seguimos a Irmã Aloysius, interpretada por Meryl Streep e seu receio diante da relação do Padre Flynn com o primeiro aluno afrodescente da Escola St. Nicholas. Viola interpreta Mrs. Miller, mãe do rapaz.

Imagem de capa do item

Histórias Cruzadas (2010)

A atriz pode ter se arrependido de seu papel em Histórias Cruzadas por sentir que as “vozes das empregadas presentes no filme não foram ouvidas”, porém, ainda é um destaque em seu currículo.

No filme com Emma Stone, Octavia Spencer, Jessica Chastain e Bryce Dallas Howard, Viola Davis é Aibleen Clark, uma mulher negra que deixou sua vida de lado para trabalhar na criação dos filhos da elite branca. Mesmo que Octavia seja o destaque com a sua famosa torta, Viola ainda representa um ótimo contraponto no filme.

Imagem de capa do item

Os Suspeitos (2013)

Em Os Suspeitos, Viola tem outro papel pequeno, mas que se destaca pela atuação. O filme, com Jake Gyllenhall e Hugh Jackman, segue o desaparecimento de duas crianças e a investigação posterior ao redor dos suspeitos.

Aqui, Viola interpreta Nancy Birch, mãe das crianças desaparecidas. Indo de felicidade, angústia e pavor, a atriz consegue encarnar diferentes facetas e colocar o público para se emocionar com a sua trajetória.

Imagem de capa do item

Um Limite Entre Nós (2016)

Ao lado de Denzel Washington, Viola Davis fez história. A cena mais conhecida do filme é a em que sua personagem, Rose Lee Maxson, grita com o Troy Maxson e diz a icônica frase: “E eu estive aqui com você!”.

Sendo um dos papéis mais fortes de sua carreira, Viola chegou a ganhar o Oscar de Melhor Atriz. Baseado na peça teatral de mesmo nome, a trama segue um jogador de beisebol aposentado que sonhava em se tornar uma grande estrela do esporte, mas agora trabalha como coletor de lixo para sobreviver.

Imagem de capa do item

Como Defender um Assassino (2014 até 2020)

Com seis temporadas e 90 episódios, um dos papéis de destaque da carreira de Viola Davis foi How to Get Away With Murder (Como Defender um Assassino em tradução oficial). Aqui, conhecemos Annalise Keating e sua turma que vive entrando em enrascadas que levam a roubo, omissão de evidências e assassinato.

A série também representa o “E” de seu EGOT. Viola foi a primeira mulher negra a receber um Emmy de Melhor Atriz em Série de Drama. Mesmo que já estivesse fazendo sucesso no cinema, esse papel popularizou a carreira da atriz, levando-a cada vez mais longe.

Imagem de capa do item

A Voz Suprema do Blues (2020)

Este item da lista é uma produção que se destaca por vários motivos. Além de trazer mais uma atuação enérgica, Viola contracena com Chadwick Boseman, fazendo todo o filme ter um apelo ainda maior, dado que Chad faleceu no mesmo ano.

Aqui, seguimos Ma Rainey, uma lendária cantora de blues norte-americana, enfrentando a exploração da cultura negra em uma indústria musical racista, misógina e branca. Situada no fim da década de 1920, a história segue um trágico dia de gravação da banda de Rainey.

Imagem de capa do item

Menção Honrosa: O Esquadrão Suicida (2021)

Viola Davis se tornou Amanda Waller ou vice-versa? Entre tantos erros do Esquadrão Suicida de 2016, duas escolhas acertadas foram Margot Robbie como Arlequina e Viola Davis como Amanda Waller.

A personagem de Viola pode não ser o grande destaque do Universo Estendido da DC, mas existe uma complexidade em sua atuação. Pois consegue trazer uma postura tirana e assustadora em um mundo onde existem aliens super poderosos, seres mágicos e assassinos profissionais.