Venom 2: Tudo sobre Shriek, a vilã mutante do filme

Capa da Publicação

Venom 2: Tudo sobre Shriek, a vilã mutante do filme

Por Gabriel Mattos

Venom: Tempo de Carnificina vai trazer o maior rival do simbionte para os holofotes, mas ele não será o único vilão do longa. Escondida no primeiro trailer do filme, a vilã Shriek também promete causar muitos problemas para o Protetor Letal.

Nos quadrinhos, ela é uma adversária frequente do Homem-Aranha, mas a nova versão do cinema deve destacar a sua insana parceria de longa data com Cletus Kasady, o Carnificina. Por isso, separamos tudo que você precisa saber sobre Shriek, a vilã mutante do filme.

Imagem de capa do item

Criação e primeira aparição da Shriek

A personagem deu as caras pela primeira vez em um gibi do Homem-Aranha. Ela foi criada pelo roteirista Tom DeFalco, em colaboração com o ilustrador Ron Lim, como interesse romântico de Cletus Kasady, pois eles precisavam de uma parceira igualmente desequilibrada para acompanhá-lo em seus planos sanguinários.

Sua estreia foi na edição Spider-Man Unlimited #1, de 1993. Na história, Carnificina está escapando da penitenciária psiquiátrica Ravencroft quando acaba conhecendo Shriek em uma de suas celas. Entre flertes amigáveis, a dupla troca histórias trágicas de origem e decide se unir em busca de vingança.

Imagem de capa do item

Qual é a história de origem da Shriek?

Às vezes chamada de Sandra Deel, Shriek acabou se tornando uma vilã depois de uma série de eventos trágicos que destruíram seu emocional. Ainda criança, a pequena Frances Louise Barrison sofria fortes abusos emocionais de sua mãe apenas por estar acima do peso. Não demorou para cair no mundo das drogas, tornando-se eventualmente uma traficante influente.

A vida no tráfico expôs Frances a inúmeras situações que foram deteriorando sua sanidade, mas o grande estopim para que perdesse o controle foi um tiro na cabeça que levou de um policial. Ela nunca mais foi a mesma.

Para piorar, ela acabou ficando presa na dimensão sombria do herói Manto (o parceiro da Adaga) e teve sua psique ainda mais fragmentada pela experiência.

Imagem de capa do item

Quais são os poderes e as habilidades da Shriek?

Nos quadrinhos, Shriek é uma mutante com habilidades telepáticas limitadas. Ela consegue invadir a mente das pessoas para acessar uma empatia sombria, que desperta o pior lado de um ser humano. No arco Carnificina Total, esse poder é usado para espalhar o caos em uma cidade, fazendo pessoas inocentes brigarem entre si.

Além disso, Shriek também demonstrou possuir habilidades telecinéticas, podendo levitar objetos e pessoas com sua mente. Mas sua principal arma, que justifica o seu nome vilanesco que pode ser traduzido como Grito, é seu grito sônico poderoso que ela utiliza tanto para atacar quanto para voar.

Imagem de capa do item

Ex-Simbionte

Após sua derrota inicial, Frances fez terapia por anos com a psicóloga Tanis Nieves. Foi necessário muito esforço para diminuir sua animosidade, mas tudo foi perdido por conta da ganância humana quando as Indústrias Hall compraram Ravencroft na esperança de combinar Frances com o simbionte Carnificina, tendo como objetivo criar a arma perfeita. Mas o plano não funcionou como eles planejavam.

Carnificina se reuniu com seu hospedeiro original, Cletus, e gerou um novo simbionte que acabou contaminando a Shirek — o Escárnio. Acontece que a mente homicida de Frances era tão distorcida que o alienígena fugiu de medo, escolhendo se conectar com Tanis, a psicóloga, que acabou se tornando uma grande vilã.

Imagem de capa do item

Super Sexteto Sinistro

No arco Superior Foes of Spider-Man, Shriek fez parte de um grupo derivado do clássico Sexteto Sinistro com dezesseis membros. Na história, Boomerangue reuniu uma equipe com grandes vilões do teioso para uma missão arriscada que deu errado, motivo pelo qual Boomerangue os abandonou.

Indignada, Shriek se junta com seus antigos aliados no Bar sem Nome para planejar sua vingança. No final, mesmo cooperando eles não conseguem derrotar os novos aliados de Boomerang. É importante mencionar que isso Shriek estava se segurando e não chegou a usar a totalidade de suas habilidades nessa luta.

Imagem de capa do item

Carnificina Absoluta

Em Carnificina Absoluta, Shriek se tornou a representante do Culto de Knull, uma seita dedicada a preparar o retorno do Rei dos Simbiontes. Quando eles invadiram a cidade de Doverton, no Colorado, ela ajudou o Carnificina e Doppelganger a sacrificar a população para o deus alienígena.

Sua devoção ao seu namorado era tão grande que ela aceitou a participar de um ritual para aumentar o domínio de Knull na Terra. No processo, Carnificina arrancou sua coluna vertebral para acessar os resquícios do Escárnio que restavam em seu corpo. A partir disso, Shriek renasceu como a nova Duende Macabra.

Imagem de capa do item

Santa D

Após a morte do Carnificina Negro, a Duende Macabra acabou fundando sua própria religião onde ela era a maior santidade: a Santa D. A princípio, ela oferecia salvação e proteção às crianças em situação de rua, mas quando Knull invadiu a Terra, ela fez lavagem cerebral para que elas a seguissem como seus acólitos.

Decidida a salvar as crianças, a simbionte Grito tentou enfrentá-la em King in Black: Scream. Usando seus poderes mutantes, a Duende controlou as crianças para atacar a anti-heroína e a simbionte amarela precisou de muito cuidado para não machucar os inocentes. Para conseguir derrotar a vilã, Grito precisou despertar novas transformações.

Imagem de capa do item

Nas animações

Shriek fez pequenas aparições na Terra-12041, o universo que reúne a leva mais recente de animações infantis da Marvel: Hulk e os agentes da S.m.a.s.h., Vingadores Unidos e Ultimate Spider-Man. Neste último, ela chegou a ser convidada pelo Doutor Octopus para fazer parte de seu novo Sexteto Sinistro.

Na Saga Simbionte, Shriek se torna a nova hospedeira do Carnificina, espalhando destruição combinando seus poderes sônicos com as habilidades do simbionte. Além do próprio Homem-Aranha, ela também enfrenta o Capitão América e o Punho de Ferro ao longo do episódio, mas no fim é detida pelo Anti-Venom.

Imagem de capa do item

Nos games

Shriek apareceu em dois jogos do Homem-Aranha. Em 1994, ela foi um dos chefes do jogo Maximum Carnage que adaptou o arco homônimo dos quadrinhos para o Super Nintendo e Sega Genesis.

Já em 2007, ela retornou para o jogo Spider-Man 3, inspirado no filme de mesmo nome. Dessa vez, sua participação difere bastante do material de origem. Aqui, ela era esposa do Morbius e seus poderes vinham de um simbionte similar ao Venom. É possível que uma alteração semelhante ocorra no novo filme.

Imagem de capa do item

Shriek em Venom: Tempo de Carnificina

Nos cinemas, Shriek será interpretada pela atriz Naomie Harris, mais conhecida como a agente Eve Moneypenny nos últimos filmes do 007. A vilã apareceu brevemente em duas cenas do trailer, como uma das vítimas dos experimentos em Ravencroft.

Considerando que a Disney tem os direitos de uso dos mutantes no cinema, é muito provável que a Sony procure uma nova fonte para os poderes da personagem. Logo, fãs começaram a especular que esta nova versão poderia incorporar elementos da Grito, uma das simbiontes mais antigas que voltou a ganhar destaque recentemente com o arco King in Black.