Capa da Publicação

Slade Wilson: Tudo sobre o Exterminador da DC

Por Junno Sena

Exterminador é um daqueles personagens que todos parecem reconhecer, mas poucos sabem da sua verdadeira história. Sendo levado do Snydercut aos Jovens Titãs em Ação, há muito escondido sobre a máscara bicolor do personagem.

Na lista abaixo, separamos tudo o que você precisa saber sobre o mercenário da DC Comics. Confira abaixo e não deixe de comentar o que acha do personagem!

Imagem de capa do item

Primeira Aparição

Criado por Marv Wolfman e George Pérez, Slade Wilson ficou marcado como um dos principais vilões do Universo DC. Mercenário, assassino e inimigo dos Jovens Titãs, especialmente do Dick Grayson, a sua primeira aparição se deu em 1980, na edição #2 do primeiro volume dos Novos Jovens Titãs.

Nela, o Exterminador é contactado pelo grupo C.O.L.M.E.I.A. que lhe faz uma proposta para matar alguém. O encontro não termina bem, pois o grupo de encapuzados tenta matar Slade. O vilão, então, consegue desviar das balas e os enfrenta, apenas para descobrir que quem estava presente na reunião eram hologramas.

Exterminador, então, vai embora, mas antes, a C.O.L.M.E.I.A. diz que irá criar o seu próprio assassino de aluguel com os dados coletados em vídeo do ataque de Slade. Com essas informações, eles utilizam o filho mais velho de Slade, Grant Wilson, e o transformam em Ravager. No fim da edição, a sede de vingança de Wilson e os poderes dados pela C.O.L.M.E.I.A. fazem com que Grant morra nos braços do pai, acreditando que conseguiu destruir os Titãs.

Imagem de capa do item

Origem

Sua origem não é menos trágica do que a sua primeira aparição. Slade Wilson se alistou no exército com 16 anos. Mesmo jovem, se provou um exímio soldado, sendo convidado a fazer parte do Time 7. A equipe, criada pelo Projeto Majestic, era uma medida para controlar futuras ameaças metahumanas.

Porém, durante uma de suas missões, Slade foi gravemente ferido, precisando passar por uma operação que aumentaria suas habilidades físicas, o transformando em um super soldado. Após o fim do Time 7, Slade começou a trabalhar como um mercenário de aluguel, tomando o nome de Exterminador, ou Deathstroke no original, sendo conhecido como o maior e mais mortal assassino do mundo.

Imagem de capa do item

Inimigos

Entre diversas equipes da DC, Exterminador é um lobo solitário. Porém, isso não o impediu de ter grandes rivais cruzando o seu caminho. Um exemplo foi um fogo cruzado entre ele e o Pistoleiro, que durou cinco dias e acumulou 62 civis mortos.

Também enfrentou heróis como Batman, Arqueiro Verde, Damian Wayne (Robin) e Superman. Porém, como todo bom anti-herói, Slade acabou encontrando uma forma de ajudar os “mocinhos”. Durante a saga Dark Knights Metal, Slade ajudou Aquaman, Diana e outros heróis a derrotar a ameaça do Multiverso Sombrio.

Imagem de capa do item

O fim do Exterminador

O personagem, então, foi se aproximando dos heróis e de tramas menos “mortais”. Em uma medida desesperada de rever seu filho Grant, Slade sequestra Wally West. Exterminador faz sua proposta, Flash volta ao passado e impede a morte de Grant e Slade deixa seu manto de assassino.

Usando Kid Flash como barganha, Exterminador consegue enganar Wally e utiliza a Força da Aceleração do velocista para ele mesmo voltar no tempo. Slade fracassa em todas as tentativas de salvar o filho e Damian Wayne consegue deter o vilão ao fazer o coração de Wally parar. Isso corta a ligação de Slade com a Força da Aceleração e o deixa imerso na realidade paralela criada por essa “entidade”.

Kid Flash adentra a Força da Aceleração e retira Slade de dentro dela. Livre, Slade diz que viu coisas que nenhum homem deveria ver e que, todos eles, incluindo o Exterminador, deveriam estar mortos. Slade tira sua máscara e diz: “Exterminador está acabado”.

Imagem de capa do item

Defiance

Mas o fim se tornou apenas um hiato. Envergonhado pelo homem que era, o Exterminador tenta se redimir criando o grupo Defiance. Com um novo visual, Slade reúne diversos jovens heróis, incluindo Power Girl, seus filhos Jericho e Rose, além de William Wintergreen e sua ex-mulher, Adeline Kane.

Imagem de capa do item

Deathstroke vs. Batman

Mesmo que se mantivesse como um braço direito para a Liga da Justiça e outros heróis, Exterminador acabou caindo na mesmice e retornou para seu trabalho como mercenário. Entre algumas tramas curiosas, existe uma em específico em que Batman descobre um teste de paternidade que alega que Slade é o verdadeiro pai de Damian Wayne.

Entre Casos de Família e o Teste de DNA do Ratinho, o Exterminador diz que o teste é falso. No fim, é explicado que Talia, mãe de Damian, falsificou o resultado para convencer Slade do que os dois seriam capazes de fazer se trabalhassem juntos.

Imagem de capa do item

Poderes

Os experimentos feitos em Slade concederam ao mercenário algumas habilidades. Dentre elas, ele possui um fator de cura, seus sentidos foram aprimorados, possui uma força sobre-humana, agilidade, reflexos, além de imunidade a tóxicos e tem seu envelhecimento desacelerado.

Esses fatores somados a habilidade acrobática, conhecimentos de caça, investigação, artes marciais, entre outros, tornam Exterminador um oponente imbatível.

Imagem de capa do item

Curiosidades

Slade é uma caixinha de surpresas da DC. Em determinado momento, foi comentado que o personagem possui acesso a 90% do seu cérebro e que, de acordo com Doctor Villain, ele poderia ser um telepata caso tentasse.

Por conta disso e várias outras provas do talento do Exterminador, ele já foi considerado para ser o sucessor de Ra’s al Ghul na Liga dos Assassinos. Porém, nem tudo é perfeito. Mesmo com suas habilidades, sua ex-esposa atirou em seu olho direito, fazendo com que o mesmo ficasse cego de um olho.

Imagem de capa do item

Adaptações

Exterminador se tornou uma constante nas adaptações da DC. Além de ter sido utilizado na animação Jovens Titãs, o anti-herói já deu as caras na série Arrow, sendo interpretado por Manu Bennet. Slade também protagonizou um filme animado em 2020 chamado Exterminador: Cavaleiros e Dragões e apareceu em algumas adaptações de quadrinhos, como O Filho do Batman e Jovens Titãs - O Contrato de Judas.

Exterminador nos Cinemas

Infelizmente, a participação do personagem não foi muito longe das adaptações para TV. Joe Manganiello foi escalado como o Exterminador no universo da DC idealizado por Zack Snyder. A relevância do personagem seria tão grande que ele não foi apenas introduzido na cena pós-créditos do Snydercut, como também seria um elemento importante no filme solo do Batman de Ben Affleck.

“Seria mais ou menos assim: ele mataria todos próximos de Bruce e destruiria sua vida para tentar fazê-lo sofrer, isso por que Deathstroke responsabilizava o herói por algo que aconteceu com ele”, comentou Manganiello sobre o roteiro que estava sendo desenvolvido.

Não se sabe se Joe irá retornar ao papel até o momento, mas com Affleck dando o seu adeus ao Batman em Flash, nada é impossível.

Imagem de perfil
Junno Sena

Pós graduando em Antropologia com o raio problematizador ligado no 120. Assiste filme trash para relaxar e dorme cantarolando a trilha sonora de A Hora do Pesadelo. Blaxploitation na veia e cinema coreano no coração. Atualmente mora em Petrópolis, RJ. Ele | Elu