Os principais vilões dos Vingadores, ranqueados do mais fraco ao mais forte

Capa da Publicação

Os principais vilões dos Vingadores, ranqueados do mais fraco ao mais forte

Por Gus Fiaux

Ao longo dos anos, os Vingadores se consolidaram como uma das maiores equipes de super-heróis dos quadrinhos, e talvez a maior do Universo Marvel. Juntos, heróis de diferentes origens e com poderes distintos se uniram para defender a Terra de suas principais ameaças – ou pelo menos, vingá-la de seus maiores inimigos.

E por falar em inimigos, os vilões são uma parte essencial das aventuras da equipe, com diversos antagonistas extremamente perigosos que já conseguiram causar o caos – juntos de suas equipes vilanescas ou sozinhos. Por isso, aqui reunimos os principais vilões dos Vingadores, ranqueados do mais fraco ao mais forte!

Imagem de capa do item

Barão Zemo

Helmut Zemo começou sua carreira como vilão do Capitão América antes de decidir enfrentar todos os Vingadores. Para isso, ele criou os Mestres do Terror, uma equipe de vilões tão degenerados quanto ele - que posteriormente, se transformaram nos Thunderbolts. Ainda assim, Zemo é perigoso por si só, graças à sua maestria em lutas marciais.

Sempre com sua espada pronta para o ataque, Helmut Zemo usa um soro especial conhecido como Composto X, que retarda seu envelhecimento. Ele também é um dos inimigos mais inteligentes dos Vingadores, sempre tecendo planos para destruir a equipe de dentro para fora. Além disso tudo, ele também é um mestre dos disfarces e sabe manejar vários tipos de armas.

Imagem de capa do item

Norman Osborn

Ok, Norman Osborn pode até ser mais conhecido como o alter ego do Duende Verde, um dos maiores vilões clássicos do Homem-Aranha. No entanto, o magnata teve sua fase como antagonista dos Vingadores, justamente quando se transformou no Patriota de Ferro e comandou uma nova divisão da equipe, os Vingadores Sombrios.

Com sua armadura tecnológica, ele possuía as mesmas habilidades que o Homem de Ferro - mas era ainda mais poderoso, se considerarmos que ele também usava o Soro do Duende, um composto que o deixava com força, resistência e agilidade sobre-humanas - ao mesmo tempo em que o transformava em um psicótico assassino.

Imagem de capa do item

Thanos

Quem acompanhou a Saga do Infinito do Universo Cinematográfico da Marvel sabe que Thanos é uma ameaça extremamente perigosa - tanto por suas habilidades quanto pelo uso da Manopla do Infinito, que o dá os poderes de um deus onipotente. Por essas e outras, ele é um dos oponentes mais aterrorizantes que os Vingadores já enfrentaram.

Porém, considerando que Thanos não esteja em posse das seis Joias do Infinito, ele ainda é uma ameaça contornável pelos principais membros da equipe - mas não deve ser subestimado, de forma alguma, já que mesmo sem esse aumento de poder, ainda possui superforça, resistência e agilidade sobre-humanas, além de ter um intelecto genial e um domínio sobre magia.

Imagem de capa do item

Loki

O Deus da Trapaça é um dos antagonistas mais importantes da equipe - justo por ter sido o primeiro vilão a unir os Vingadores nos quadrinhos. Com o ódio imortal por seu meio-irmão Thor, ele já enfrentou o grupo várias e várias vezes, quase sempre perdendo - mas sempre manipulando os Heróis Mais Poderosos da Terra.

Loki possui todos os poderes de um deus - é imortal, possui atributos sobre-humanos e ainda possui um amplo domínio de magia, sendo capaz de criar ilusões e fortalecer seus aliados. Embora os filmes do MCU o tenham colocado como saco de pancadas do grupo, sua contraparte dos quadrinhos é infinitamente mais poderosa e perigosa.

Imagem de capa do item

Ultron

Possivelmente o inimigo mais aterrorizante dos Vingadores, o androide assassino Ultron foi criado pelo Homem-Formiga original e, desde então, se voltou contra sua "família". Com um instinto feroz, ele acredita que a humanidade é a maior praga do planeta, e para salvá-lo, é necessário causar um genocídio completo e destruir todos os seres humanos.

O que torna Ultron ainda mais assustador é a capacidade de entrar facilmente em sistemas digitais e até mesmo "passar" sua consciência para suas réplicas ou para computadores. Na saga A Era de Ultron, ele é capaz de destruir os Vingadores em um futuro alternativo, o que faz com que os heróis restantes tenham que voltar ao passado para corrigir um apocalipse tecnológico.

Imagem de capa do item

Kang, o Conquistador

Nascido em um futuro alternativo, Nathaniel Richards se tornou um dos principais viajantes do tempo da Marvel, usando seu equipamento para conhecer diferentes períodos históricos do passado, presente e futuro. Assim, ele desenvolveu diversas personalidades, dentre as quais a mais famosa é a de Kang, o Conquistador.

Kang é só um "humano normal", mas seus poderes derivam diretamente da máquina do tempo que carrega consigo a todos os momentos. Ele pode não só fugir para qualquer época que imaginar, como também pode conjurar suas armas de diferentes linhas temporais. Além disso, ele se tornou um ser "à parte" do tempo, o que significa que mesmo que seu futuro seja destruído, ele ainda continuará a existir.

Imagem de capa do item

Michael Korvac

O grande astro de A Saga de Korvac é a prova perfeita do porquê é tão perigoso dar a um humano comum poderes divinos. Originalmente, ele era uma espécie de híbrido entre humano e computador, o que por si só já o deixava extremamente poderoso, podendo analisar diferentes tipos e técnicas de combate para voltá-las contra seus adversários.

Porém, em suas viagens pelo espaço, ele acabou absorvendo uma dose bem generosa do Poder Cósmico - a mesma energia que confere poderes a Galactus e ao Surfista Prateado - e, com isso, acabou se tornando um ser quase onipotente, podendo manipular matéria e energia, se teleportar e até mesmo controlar o tempo e o espaço.

Imagem de capa do item

Feiticeira Escarlate

Embora ela tenha sido manipulada por forças externas e usada para quebrar os laços de sua equipe, Wanda Maximoff merece o primeiro lugar da lista por conta de um fator simples: dentre todos os citados acima, ela foi a única capaz de destruir completamente os Vingadores, matando vários de seus amigos na saga Vingadores: A Queda.

Com poderes de manipulação da realidade e controle de probabilidades - além da perigosíssima magia do caos - a Feiticeira Escarlate é uma heroína na maior parte do tempo, mas quando perdeu seus filhos e sofreu lavagem cerebral para esquecê-los (com o aval da equipe que considerava sua família), ela perdeu completamente as estribeiras. E quem pode julgá-la?