7 ótimos filmes coreanos de terror que você deveria assistir

Capa da Publicação

7 ótimos filmes coreanos de terror que você deveria assistir

Por Junno Sena

Desde o sucesso de filmes como Parasita e doramas como Round 6, o público tem estado cada vez mais sedento pelas narrativas coreanas. Cheias de reviravoltas intensas e atuações comoventes, a Coreia do Sul mostrou ao mundo como consegue dar vida a algumas das mais assustadoras histórias da cultura pop.

Para aumentar o seu conhecimento do cinema coreano, separamos nesta lista 7 ótimos filmes coreanos de terror que você já deveria ter dado uma chance. Confira! Lembra de mais algum? Deixe nos comentários!

Imagem de capa do item

Medo (2003)

De Kim Jee-woon, Medo, também conhecido como A Tale of Two Sisters (Um Conto de Duas Irmãs em tradução direta), é o típico filme coreano de horror que você precisa assistir inúmeras vezes para compreender todas as suas sutilezas. Nele, seguimos duas irmãs que, após passarem um longo tempo em um hospital psiquiátrico, retornam para casa.

Lá, elas precisam lidar com uma casa comandada pelo pai e a madrasta, uma mulher cruel e obsessiva. Se a situação já não era alarmante, as garotas ainda encontram uma entidade que ronda a casa. Em 2009, Medo recebeu um remake americano, O Mistério das Duas Irmãs, dirigido por Charles e Thomas Guard e com Emily Browning no papel principal.

Imagem de capa do item

O Lamento

O Lamento foi um dos grandes lançamentos coreanos de 2016. O filme de terror de Na Hong-jin conquistou o público ao contar a história de um estranho que chega a uma aldeia tranquila que se torna alvo de uma onda de assassinatos cruéis. Aqui, suspense, horror, mistério sobrenatural e uma trama policial se misturam em um enredo de tirar o fôlego.

Imagem de capa do item

A Ligação

Trazendo dois dos rostos mais conhecidos da Coreia do Sul, Park Shin-hye e Jeon Jong-seo, A Ligação começa como uma trama divertida sobre viagem no tempo e termina em uma luta pela sobrevivência do mais forte. Na trama, duas mulheres separadas no tempo se conectam por um telefone. O que começa com um evento curioso, coloca as duas em uma extensa trama temporal em que causa e consequência podem mudar destinos.

Imagem de capa do item

Sede de Sangue

O público geralmente conhece Song Kang-ho por sua performance em Oldboy, mas o ator já esteve envolvido em outros clássicos do diretor Park Chan-wook. Em Sede de Sangue, seguimos a história de um padre que é infectado com um vírus mortal e se transforma em um vampiro após receber uma transfusão de sangue.

Aqui, os tropos convencionais sobre vampiros se tornam peças em que o diretor brinca para surpreender o espectador. Espere por muito sangue, luxúria e obsessão.

Imagem de capa do item

João e Maria (2007)

O cinema de terror coreano busca inspiração em todos os lugares. Desde a história da Coreia até contos de fada. Em Hansel and Gretel (João e Maria na tradução oficial), conhecemos Eun-soo, um homem que se perde em uma estrada rural e se vê cruzando o caminho de uma garota misteriosa. O que começa como um incidente corriqueiro toma novas proporções quando Eun-soo conhece a família da moça e, junto, se vê preso em uma casa com segredos bizarros.

Imagem de capa do item

Cinderella (2006)

Ainda sobre contos de fada, temos Cinderella, filme de 2006 dirigido por Man-dae Bong. Aqui, o clássico sobre a garota atormentada por sua madrasta e irmãs toma uma nova roupagem, levando alguns desses personagens para o mundo das cirurgias plásticas. No filme, uma garota está sempre rodeada de amigas que querem consultas sobre beleza com sua mãe, uma cirurgiã plástica. A situação muda quando os clientes da mulher passam a cometer suicídios misteriosos, cortando seus rostos.

Imagem de capa do item

Whispering Corridors (1998)

Sendo o primeiro filme de uma longa franquia, Whispering Corridors (Corredores Sussurrantes em tradução livre) conta a história de um fantasma que assombra as salas de arte de Jookran High School For Girls, uma escola feminina da Coreia.

O que antes era apenas uma história assustadora sobre um suicídio ocorrido em território escolar, ganha um novo aspecto após a morte de uma professora. Mas, a verdade é que uma possível entidade fantasmagórica é apenas um pequeno problema comparado aos abusos físicos e psicológicos que envolvem o lugar.