5 razões pela qual Pokémon é mais legal que Digimon

Capa da Publicação

5 razões pela qual Pokémon é mais legal que Digimon

Por Equipe Legião dos Heróis

Enquanto os fãs de quadrinhos constantemente se questionam qual é a melhor editora — Marvel ou DC? —, os consumidores de animes e jogos rivalizam Pokémon e Digimon. Com apenas dois anos entre a criação das duas marcas, alguns preferem o universo colorido dos “monstrinhos de bolso e outros, o drama do “mundo digital”.

Para além de qual trilha sonora dos anos 90 era melhor — Angélica ou Eliana? —, reunimos 5 razões pelas quais Pokémon é uma franquia mais legal. Lembra de mais algum motivo? Deixe nos comentários.

Imagem de capa do item

Jogos

Enquanto a franquia Digimon lançou cerca de 60 jogos ao longo dos anos, Pokémon já passou da casa dos 70. E, nesse caso, a “quantidade” pode ser vista como um sinônimo de “qualidade”. Mesmo com seus altos e baixos, a marca da Nintendo possui uma base de fãs sólida e trouxe constantes novidades para o mercado.

Recentemente, jogos como Pokémon Legends: Arceus e Pokémon: Scarlet & Violet trouxeram um conceito de mundo aberto similar a The Legend of Zelda: Breath of the Wild. Isso enquanto a empresa preparava lançamentos diferenciados como Detetive Pikachu. Já Digimon, mesmo com críticas positivas, não teve o mesmo impacto de Pokémon na indústria.

Imagem de capa do item

Cinema

Pokémon não é conhecido apenas pelo seu anime. Pelo contrário, a marca se inseriu em diversas mídias, incluindo mangás, filmes animados e, até mesmo, um live-action. Detetive Pikachu chegou aos cinemas em 2019 e uma nova série live-action de Pokémon chega à TV Tokyo em outubro.

Digimon não se propagou da mesma forma. A marca teve uma longa série de animes e, até mesmo, filmes animados, mas nunca conseguiu sair da sua estrutura antológica e explorar outras mídias.

Imagem de capa do item

Continuidade

Como explicado anteriormente, Digimon passou a depender de uma estrutura antológica para contar suas histórias. Em outras palavras, cada temporada foca em diferentes personagens, dinâmicas e lógicas únicas. Foi em momentos-chave que isso mudou, como quando os primeiros Digiescolhidos retornaram à franquia.

Mesmo sendo uma escolha que beneficia a variedade e, junto, traz um gosto pela “novidade”, isso atrapalha a conexão do público com a história. Pokémon optou por focar em Ash e Pikachu, fazendo com que os dois se tornassem um dos pilares da franquia e, consequentemente, um dos rostos da história principal.

Imagem de capa do item

Construção de mundo

A maioria das histórias envolvendo Digimon envolve um vilão sombrio e um mundo que, rapidamente, está se deteriorando. Apesar de tratarem de histórias densas, cheias de drama e momentos tensos, não existe uma consistência na trama.

Pokémon é um caso completamente diferente. Mesmo trazendo uma variedade maior de “monstrinhos de bolso”, a marca não deixa de lado sua lógica principal. Isto é, as pokébolas, evoluções, os principais elementos, suas fraquezas e forças.

Imagem de capa do item

A variedade de Pokémon

A maior semelhança entre Pokémon e Digimon são os “monstrinhos”. Mas, enquanto uma foca em espécimes específicos, a outra se baseia na caça de diferentes tipos de criaturas. Mesmo com personagens memoráveis como Agumon, Digimon não possui uma grande variedade de personagens ou cenários.

Pokémon, pelo contrário, sempre está “ensinando algo novo” ao seu público, seja uma evolução ou um tipo de Pokémon novo. Tudo isso agrega maior curiosidade à trama do anime e jogos.