Quem é o Mercador do Poder nos quadrinhos da Marvel: Tudo sobre o personagem

Capa da Publicação

Quem é o Mercador do Poder nos quadrinhos da Marvel: Tudo sobre o personagem

Por Gabriel Mattos

Em Falcão e o Soldado Invernal, há uma figura misteriosa que controla o submundo do crime de Madripoor. Não sabemos seu nome verdadeiro, apenas o título de Mercador do Poder, mas a mera menção de sua existência é o suficiente para Barão Zemo e Sharon Carter estremecerem, seja ele (ou ela) quem for.

Nos quadrinhos, o Mercador do Poder é um vilão bem antigo do Capitão América que tem relação com a origem dos poderes de John Walker. Hora de descobrir tudo que você precisa saber sobre o Mercador do Poder.

Imagem de capa do item

Quem é o Mercador do Poder?

O Mercador do Poder é um misterioso vilão conhecido por traficar super poderes, procurando obter o maior lucro possível. Mais de um homem já assumiu o título de Mercador do Poder, mas o único que teve sua identidade revelada é precisamente aquele que inspira a versão live action que aparece em Falcão e o Soldado InvernalCurtiss Jackson.

Sempre com segundas intenções, foi graças a seus experimentos que heróis importantes do passado da Marvel conseguiram seus poderes. Entre os mais conhecidos temos Sharon Ventura, que substituiu Carol Danvers como Ms. Marvel por um tempo, John Walker, o sucessor de Steve Rogers como Capitão América, e seu ajudante Lemar Hopskins, o Estrela Negra.

Imagem de capa do item

Primeira Aparição

A primeira vez que o Mercador do Poder apareceu nos quadrinhos foi em 1978, na revista Machine Man #7. Ele começou a ganhar experiência em sua carreira criminosa trabalhando para a Corporação, um conglomerado de empresários e políticos que visava controlar o submundo do crime por meio de espionagem e terrorismo.

Curtiss liderava a facção da Costa Oeste com certa autonomia e sua principal missão foi encontrar um jeito de replicar Homem-Máquina. Com os conhecimentos adquiridos, não demorou para que fundasse sua própria empresa, a Mercador do Poder S/A.

Imagem de capa do item

Soro do Poder

O Mercador do Poder inaugurou sua empresa com uma proposta muito direta: entregar superpoderes a quem pudesse pagar. Para isso, ele se associou ao cientista maluco Karl Malus, que desenvolveu um soro capaz de despertar super-força em seus usuários. O que eles não divulgavam eram os efeitos colaterais gravíssimos: além de deformações físicas na metade dos casos, o soro era adulterado com drogas para que seus clientes sempre pagassem por mais.

O maior alvo de Curtiss foram lutadores profissionais que buscavam obter um reforço para suas lutas. Ele oferecia ajuda de graça e, depois que sua vítima estava viciada, forçava o alvo a se afundar em dívidas, bancando os experimentos escusos da empresa. Steve Rogers investigou esse esquema com o D-Man sem saber que seu sucessor era uma das vítimas.

Imagem de capa do item

Poderes e Habilidades

Na verdade, o Mercador do Poder era apenas um homem comum, com um tato incrível para negócios e uma grande influência no mundo do crime. Mas quando sua empresa foi invadida, ele tentou aplicar seu soro instável em si mesmo, o que teve consequências terríveis para o seu corpo.

Curtiss acabou perdendo o controle de seus músculos e precisou de um exoesqueleto enorme para se locomover. Esse exoesqueleto era tão robusto quanto a Hulkbuster desenvolvida por Tony Stark e ainda contava com enormes garras de metal. Logo, mesmo fisicamente fraco, o Mercador do Poder acabou se tornando um vilão ainda mais perigoso.

Imagem de capa do item

Quem matou o Mercador do Poder?

Mesmo sendo mais ativo nas histórias do Capitão América, o infame Mercador do Poder acabou morrendo nas mãos de Frank Castle, o Justiceiro. Em The Punisher #13, o mercenário precisa invadir um leilão de tecnologia de ponta da alta sociedade sem ser notado.

Entre os itens à venda, armas e dispositivos criados por Tony Stark e Reed Richards obtidos de maneira não convencional. Assim, Castle acaba matando Curtiss para extrair um chip de identificação injetado em seu braço. O Justiceiro tenta se disfarçar de Mercador do Poder, mas acaba sendo capturado pouco tempo depois.

Imagem de capa do item

O novo Mercador do Poder

Seguindo os passos do lendário Mercador do Poder, um novo homem misterioso assumiu sua empresa. Com pele arroxeada e olhos completamente brancos, ele não parece ser exatamente humano, mas não sabemos se trata-se de um androide ou alienígena. De qualquer forma, o novo Mercador do Poder tem planos ousados para modernizar os seus negócios.

Primeiramente, as vendas de poderes agora são investimentos. Ele cobra 70% dos lucros que seus colaboradores obtêm decorrente de qualquer ação beneficiada pelo aperfeiçoamento humano. Os poderes que ele pode vender vão muito além de apenas força, mas ainda não sabemos toda sua extensão. Ele fez experimentos em si mesmo, adquirindo a capacidade de voar e manipular energia.

Imagem de capa do item

Uber dos vilões

O esquema mais conhecido do novo Mercador do Poder foi a genial ideia de uberizar os super-vilões. Isso mesmo! Ele criou um aplicativo chamado Hench (algo como "Capanga") em que qualquer pessoa poderia contratar seu próprio super-vilão por um precinho camarada. A ideia deu tão certo que Darren Cross, o Jaqueta Amarela, decidiu copiar lançando um app rival.

Alguns desses vilões acabaram sendo contratados para ir atrás de Scott Lang, o que fez com que Cassie Lang, a Jovem Vingadora, decidisse investigá-lo. Ela se inscreveu como vilã no aplicativo sob o codinome Stinger e acabou ajudando o Mercador do Poder a corromper o banco de dados das Indústrias Cross com um vírus. Depois disso, Cassie perseguiu o Mercador do Poder até conseguir derrotá-lo.