As 10 melhores reviravoltas do Universo Cinematográfico da Marvel, ranqueadas

Capa da Publicação

As 10 melhores reviravoltas do Universo Cinematográfico da Marvel, ranqueadas

Por Gus Fiaux

Ao longo de uma década, o Universo Cinematográfico da Marvel nos apresentou todos os tipos de heróis, vilões e aventuras espetaculares, sempre com muito bom humor e ótimas referências e easter-eggs. Porém, vez ou outra, os filmes e séries da franquia decidem “ousar” e apresentar alguns plot twists muito interessantes.

Seja na franquia dos Vingadores, na saga solo do Capitão América ou até mesmo nas séries como WandaVision e Ms. Marvel, sempre temos uma ou outra reviravolta que nos deixa sem chão. E foi pensando nisso que resolvemos separar aqui os 10 melhores plot twists do Universo Cinematográfico da Marvel, ranqueados!

Imagem de capa do item

Foi a Agatha e mais ninguém!

Onde acontece: WandaVision

A primeira série do MCU no Disney+ foi um verdadeiro fenômeno, gerando uma atenção crescente dos fãs ao longo das semanas de exibição - e culminando na transformação de Wanda Maximoff na Feiticeira Escarlate. Porém não há como negar, quem realmente rouba a cena em WandaVision é a maravilhosa Agatha Harkness.

Desde o começo, surgiram infinitas teorias sobre quem estava por trás dos panos, mexendo com a cabeça de Wanda e fazendo-a criar uma realidade própria, mas nada ia nos preparar para a revelação de que a adorável (e fofoqueira) vizinha Agnes seria uma bruxa, pronta para roubar a Magia do Caos. E no fim, ainda tivemos uma baita sequência musical!

Imagem de capa do item

O Guardião da Joia da Alma

Onde acontece: Vingadores: Guerra Infinita

Guerra Infinita veio para fechar várias tramas deixadas em aberto do Universo Cinematográfico da Marvel, dando um pontapé inicial para a conclusão da Saga do Infinito. Porém, jamais poderíamos imaginar que o filme conseguiria trazer de volta um vilão que já havia sido esquecido até pelos fãs.

Ao final de Capitão América: O Primeiro Vingador, vemos o Caveira Vermelha tocando diretamente no Tesseract e desaparecendo completamente. Quase dez anos depois, descobrimos o seu paradeiro, já que ele se torna o guardião da Joia da Alma no planeta Vormir, como castigo por suas ações.

Imagem de capa do item

Um assassino entre nós!

Onde acontece: Eternos

Lançado no ano passado, Eternos polarizou a crítica e os fãs, mas é um dos projetos mais ousados e ambiciosos do MCU até o momento. O filme nos apresenta toda uma raça de seres superpoderosos que vivem na Terra há milhares de anos, escondidos entre os mortais e obrigados a não interferir em conflitos humanos.

Porém, as coisas começam a dar errado quando Ajak, a líder do grupo, é assassinada de uma forma brutal e tem seus poderes roubados. A reviravolta vem quando descobrimos que Ikaris foi o responsável por essa morte - o que chocou ainda mais os fãs das HQs dos heróis, já que o personagem é sempre retratado como um dos mais bondosos.

Imagem de capa do item

Peter Parker se mete em uma enrascada

Onde acontece: Homem-Aranha: De Volta ao Lar

Você pode até não gostar da trilogia do Homem-Aranha dirigida por Jon Watts, mas não há como negar que esses filmes trazem vários momentos dignos de nota. Para começar, não podemos nos esquecer do Abutre, que é o grande vilão de De Volta ao Lar, e é um ladrão que rouba vários itens tecnológicos para benefício próprio.

No entanto, o verdadeiro plot twist começa quando Peter Parker passa a flertar com Liz Allan, uma de suas colegas de escola. É só na noite do baile de formatura que nós descobrimos que ela é, na verdade, a filha do Abutre - e isso é acompanhado de uma cena muito tensa, na qual o próprio Abutre descobre a identidade do Amigão da Vizinhança.

Imagem de capa do item

16 de dezembro de 1991

Onde acontece: Capitão América: Guerra Civil

Quando Tony Stark nos foi apresentado no primeiro Homem de Ferro, tudo o que sabíamos sobre sua família era que eles eram donos de um grande império tecnológico, que data de décadas. Posteriormente, conhecemos Howard Stark, o pai rígido que teria morrido na década de 90, após um acidente de carro.

Porém, a grande surpresa vem em Capitão América: Guerra Civil, quando é revelado que o Soldado Invernal, um dos maiores amigos de Steve Rogers, foi o assassino dos pais de Tony. Tudo bem que ele estava sob controle da HIDRA, mas ainda assim é um dos momentos mais chocantes e brutais de todo o MCU.

Imagem de capa do item

A primeira mutante

Onde acontece: Ms. Marvel

Há anos, os fãs imploram pela introdução de mutantes no Universo Cinematográfico da Marvel, mas a Casa das Ideias está dando passos bem lentos em direção a isso, mesmo após a compra da Fox pela Disney. Ainda assim, o primeiro contato que temos com um mutante na Terra-616 se deu em… Ms. Marvel.

A heroína, que é conhecida por fazer parte dos Inumanos nas HQs, passou por várias mudanças em sua adaptação live-action, principalmente em seus poderes. Mas é só no episódio final que descobrimos que Kamala Khan é, na verdade, uma mutante - o que fica ainda melhor quando ouvimos a trilha da série animada dos X-Men tocando ao fundo.

Imagem de capa do item

Viúva Negra engana Loki

Onde acontece: Os Vingadores

Perto de outras reviravoltas da lista, essa é uma das mais simples e fáceis de compreender - mas ainda assim, merece um lugar aqui, por mostrar como Natasha Romanoff sempre foi uma das melhores espiãs do mundo. Tudo isso acontece quando Loki é preso pela S.H.I.E.L.D., e tenta destruir os Vingadores de dentro para fora.

A Viúva Negra, no entanto, tenta dialogar serenamente com o Deus da Trapaça, mas logo escuta uma chuva de insultos e ameaças e começa a chorar - até o ponto em que Loki, confiante de si mesmo, revela seu plano oculto. E é aí que Natasha se recompõe e prova que sabia exatamente o que estava fazendo, trapaceando um trapaceiro.

Imagem de capa do item

A HIDRA vive!

Onde acontece: Capitão América: O Soldado Invernal

De muitas formas, Capitão América: O Soldado Invernal ainda é lembrado pelos fãs como um dos melhores filmes - senão o melhor - do Universo Cinematográfico da Marvel, e há uma série de boas razões para isso. O longa virou tudo que sabíamos de cabeça para baixo, especialmente em relação à S.H.I.E.L.D..

Após serem caçados pela organização, Steve Rogers e Natasha Romanoff seguem uma série de pistas que os levam diretamente para um lugar muito inusitado, onde eles são informados de que a HIDRA, a organização nazista que acreditavam ter derrotado na Segunda Guerra Mundial, ainda está viva e se infiltrou em cada ramo da S.H.I.E.L.D.

Imagem de capa do item

Zemo conseguiu exatamente o que queria…

Onde acontece: Capitão América: Guerra Civil

A franquia do Capitão América sempre foi uma das mais interessantes de todo o MCU, justamente por tentar ser algo a mais que simples filmes de super-heróis. Guerra Civil leva isso a um outro extremo, já que mostra a verdadeira desintegração dos Vingadores graças aos planos de Helmut Zemo.

De início, pode até parecer que o vilão não conseguiu o que queria por não ter sido capaz de libertar uma horda de supersoldados congelados, mas na verdade, ele manipulou todos os heróis para que caíssem direitinho em seu plano. Com os Heróis Mais Poderosos da Terra divididos, o planeta ficou à mercê do maior vilão que já existiu…

Imagem de capa do item

Thanos sai vitorioso

Onde acontece: Vingadores: Guerra Infinita

Por mais que muitos não gostem de ver isso sendo apontado, a verdade é que a Marvel Studios só se saiu tão bem por ter criado uma fórmula muito bem estabelecida em seus filmes. Os heróis se juntam para enfrentar um grande vilão, temos muitas piadas e cenas de ação frenéticas, mas no fim o mundo é salvo graças à união dos Vingadores.

Porém, isso não é o que acontece em Vingadores: Guerra Infinita, o terceiro filme da equipe. Aqui, vemos uma corrida contra o tempo, enquanto os heróis tentam impedir o maligno Thanos de coletar todas as Joias do Infinito. E por um breve momento, até pensamos que eles conseguiriam vencer, mas o vilão se sobressai e aniquila metade de toda a vida no universo, em um dos momentos mais chocantes dos filmes de super-heróis.

Imagem de capa do item

Bônus: Grant Ward é o traidor!

Onde acontece: Agentes da S.H.I.E.L.D.

Todas as reviravoltas citadas aqui são bem impressionantes, por lidarem diretamente com as expectativas do público e a subversão de conceitos previamente impostos. No entanto, nenhum plot twist do MCU chega aos pés do décimo sétimo episódio de Agentes da S.H.I.E.L.D., onde descobrimos que há um traidor da HIDRA dentro da equipe.

Esse traidor é ninguém menos que Grant Ward, que até então era o grande “mocinho” da série, e isso pegou todos nós de surpresa. O único motivo pelo qual essa reviravolta é considerada um “bônus” nessa lista é pela recusa da Marvel Studios em confirmar se a série faz ou não parte do cânone oficial do MCU.