Os 8 melhores filmes e séries de terror de 2022 até agora

Capa da Publicação

Os 8 melhores filmes e séries de terror de 2022 até agora

Por Gus Fiaux

Já estamos na metade do ano e ainda há muita coisa boa por vir nos cinemas, na televisão e no streaming. No entanto, para os fãs de horror, sempre há uma coisa interessante ou outra para revisitar todos os anos. E 2022, felizmente, foi um ano marcante para o gênero – seja pelo retorno dos cinemas após a pandemia ou por lançamentos cada vez mais loucos e interessantes.

De filmes de super-heróis a thrillers psicológicos, passando pelo retorno de autores bem consagrados do gênero, até séries coreanas, o ano já nos forneceu muito material para os nossos piores pesadelos. E é pensando nisso que você encontra nesta lista os 8 melhores filmes e séries de horror lançados em 2022 – até agora!

Imagem de capa do item

Hellbender

Onde posso assistir?: Não está disponível no Brasil.

Muitos podem não apreciar, mas há uma beleza no horror independente e na forma como diretores apaixonados usam todos os recursos possíveis para dar ao público uma fagulha de medo angustiante. Hellbender é o exemplo perfeito para isso, ao contar a história de mãe e filha que vivem isoladas, até que segredos obscuros do passado das duas começam a ser revelados.

O longa é dirigido por Zelda Adams, Toby Poser e John Adams - que são, respectivamente, filha, mãe e pai na vida real, e que também estrelam o longa. Com imagens belíssimas, um clima de pesadelo e uma relação bonita e misteriosa entre as duas protagonistas, Hellbender é um filme indispensável para todos que gostam de histórias de bruxaria e magia obscura.

Imagem de capa do item

Doutor Estranho no Multiverso da Loucura

Onde posso assistir?: Disponível no Disney+.

Quando a Disney e Kevin Feige anunciaram que Doutor Estranho no Multiverso da Loucura flertaria com o gênero do horror, muitos fãs tiveram uma certa desconfiança, levando em conta como o MCU sempre jogou no seguro ao longo de uma década. Felizmente, estávamos errados e o filme do Mestre das Artes Místicas é um verdadeiro surto de horror com heróis.

Marcando o retorno de Sam Raimi para a direção, o longa não apenas nos traz a diversão que já esperávamos do Universo Cinematográfico da Marvel como também apresenta momentos tenebrosos - basta lembrar de tudo que a Feiticeira Escarlate faz com os Illuminati. Por mais que não seja o melhor da lista, é uma boa pedida para quem gosta do horror de Raimi.

Imagem de capa do item

All of Us Are Dead (1ª Temporada)

Onde posso assistir?: Disponível na Netflix.

Nos últimos anos, a Coreia do Sul se tornou uma das maiores potências do audiovisual mundial, exportando não apenas filmes como também séries de sucesso para todos os cantos do globo. All of Us Are Dead é um belo lembrete disso, mesmo tratando de um dos temas mais "batidos" e repetidos das últimas décadas: o apocalipse zumbi.

Na trama, seguimos alunos de um colégio que logo começam a ser cercados por zumbis famintos. A partir daí, mergulhamos na dinâmica desse grupo e como suas relações são mudadas com as catástrofes iminentes. Além de nos apresentar sua própria mitologia de mortos-vivos, a série conquistou pelos personagens e já foi renovada para a segunda temporada.

Imagem de capa do item

Crimes do Futuro

Onde posso assistir?: Chega aos cinemas brasileiros em 14 de julho e no catálogo da MUBI no dia 28 de julho.

Após anos fazendo dramas psicológicos e filmes de máfia, um dos maiores gênios do horror voltou para te trazer pesadelos. Crimes do Futuro é o novo longa de David Cronenberg, diretor de clássicos como A Mosca e Videodrome: A Síndrome do Vídeo. E aqui, ele está de volta ao reino do terror corporal, com uma trama misteriosa e sensual.

Aqui, somos inseridos em um mundo distópico onde a humanidade já está acostumada com cirurgias, intervenções estéticas e até mesmo modificações corporais bizarras. Nesse universo, um artista faz do choque o seu ganha-pão. O longa é protagonizado por Viggo Mortensen e ainda traz no seu elenco nomes como Kristen Stewart e Léa Seydoux.

Imagem de capa do item

Pânico

Onde posso assistir?: Disponível para aluguel no AppleTV+ e no Prime Video.

Depois de dez anos, a franquia Pânico retornou aos cinemas com força total em seu quinto filme - que, apesar de ser o primeiro sem Wes Craven na direção, consegue manter o nível da saga nas mãos dos diretores Tyler Gillett e Matt Bettinelli-Olpin, ao mesmo tempo em que traz de volta não só Ghostface, como vários dos personagens que já amamos.

Na trama, uma nova onda de crimes começa a recair sobre Woodsboro, o que faz com que Dewey Riley, Gale Weathers e Sidney Prescott tenham de agir, enquanto tentam salvar uma nova geração de heróis das garras do louco assassino mascarado. O longa marca um renascimento para a franquia e já tem uma sequência marcada para o ano que vem.

Imagem de capa do item

Arquivo 81 (1ª Temporada)

Onde posso assistir?: Disponível na Netflix.

Vez ou outra, a Netflix solta uma série genuinamente espetacular, com seus mistérios e segredos ocultos. Esse foi o caso de Arquivo 81, que chegou à plataforma no começo do ano, teve um público considerável e, infelizmente, foi cancelada já em sua primeira temporada. Porém, ainda é uma ótima série para quem gosta de mistérios e teorias da conspiração.

Na trama, um arquivista é contratado para restaurar fitas de vídeo danificadas e fica obcecado em resolver um mistério envolvendo a diretora desaparecida e uma seita demoníaca. Por não ter respondido grande parte dos segredos - que estavam sendo reservados para uma segunda temporada - a série deixou vários fãs órfãos... mas as teorias continuam fervilhando até hoje!

Imagem de capa do item

Fresh

Onde posso assistir?: Disponível no Star+.

Às vezes, não há nada mais assustador do que aquilo que pode acontecer no nosso mundo, sem explicações bizarras e sobrenaturais. Se esse tipo de terror te fascina, talvez você deva dar uma chance para Fresh, filme que traz a mescla perfeita entre comédia romântica e terror psicológico - tudo enquanto seguimos um "casal" vivido por Sebastian Stan e Daisy Edgar Jones.

Fresh marca a estreia da diretora Mimi Cave no comando de um longa-metragem e certamente vai te deixar apavorado pela forma como trabalha de questões urgentes do mundo atual - como machismo e misoginia. Porém, o horror do filme não se limita a metáforas e alegorias, já que traz temas bem pesados e alguns momentos de revirar o estômago.

Imagem de capa do item

X

Onde posso assistir?: Chega aos cinemas brasileiros em 11 de agosto.

Na década de 70, alguns amigos se reúnem para filmar um filme pornográfico em uma fazenda do Texas. Eles alugam uma velha casinha, sem saber que os donos do local - um casal bem estranho de idosos - está à espreita com uma fúria assassina. Essa é a trama de X (que no Brasil, ganhou o subtítulo de A Marca da Morte para seu vindouro lançamento nos cinemas).

Produzido pela A24, um estúdio queridinho dos fãs do gênero, X é uma experiência tensa e apavorante, que não só homenageia clássicos como O Massacre da Serra Elétrica, como também cria uma atmosfera própria e bem inquietante. Vale lembrar que há um prequel anunciado para o longa, que se chamará Pearl e deve estrear no ano que vem.