Os melhores filmes e séries de super-heróis de 2022

Capa da Publicação

Os melhores filmes e séries de super-heróis de 2022

Por Leo Gravena

2022 não foi um ano cheio de filmes e séries de heróis como os anteriores, ainda assim, tivemos várias produções diferentes e interessantes estreando tanto nos cinemas e TV, quanto no streaming.

Esse ano as histórias de heróis nos emocionaram e nos mostraram que nem toda aventura precisa ser grandiosa – está tudo bem contar uma aventura contida e salvar sua cidade ou comunidade é tão importante quanto salvar todo o universo.

A equipe da Legião dos Heróis se reuniu e votou nas 5 melhores séries e 5 melhores filmes de heróis do ano. Confira o nosso ranking:

Imagem de capa do item

5. The Boys (Temporada 3)

Começando pelas séries, em quinto lugar temos The Boys, do Amazon Prime Video.

A terceira temporada de The Boys colocou a equipe de Billy Bruto (Karl Urban) em uma posição bem diferente do que vemos desde o inicio da série, agora trabalhando com o governo sob a supervisão de Hughie (Jack Quaid) e de Victoria Neuman (Claudia Doumit), eles precisaram enfrentar e se aliar a um dos Supers mais poderosos de todos os tempos: Soldier Boy (Jensen Ackles).

Com o Herogasm, litros de sangue e um humor bastante ácido, a terceira temporada também desenvolveu ainda mais personagens amados pelo público, como Serge (Tomer Capone) e Kimiko (Karen Fukuhara), além de dar um destaque merecido para o Black Noir (Nathan Mitchell) e também apostou alto na excelente dinâmica entre Luz-Estrela (Erin Moriarty) e Capitão Pátria (Antony Starr), com os personagens tendo uma ótima batalha ideológica que deve continuar sendo explorada no futuro.

Imagem de capa do item

4. Harley Quinn (Temporada 3)

Na terceira temporada de Harley Quinn, da HBO Max, vimos Arlequina e Hera Venenosa finalmente ficando juntas e decidindo se tornarem O Casal vilanesco de Gotham, com a anti-heroína titular ajudando sua namorada no plano de transformar toda a cidade em um grande paraíso botânico.

Como essa é uma série adulta da Arlequina, não faltaram litros de sangue, muita violência (e até mesmo uma controvérsia envolvendo uma cena cortada com o Batman e a Mulher-Gato). Mas a série animada também se destacou ao mostrar um relacionamento queer com destaque, desenvolvendo muito bem as protagonistas e os vilões e heróis ao seu redor, como o Tubarão-Rei e o Comissário Gordon - que se encontra questionando seu papel na cidade de Gotham.

Imagem de capa do item

3. Pacificador

Pacificador, da HBO Max, foi outra boa surpresa para os fãs de histórias cheias de humor, violência e emoção.

Criada por James Gunn e sendo um derivado direto de O Esquadrão Suicida, a série mostra o personagem titular, interpretado por John Cena, tendo que continuar trabalhando para Amanda Waller junto de uma equipe para impedir uma grande conspiração.

Com aliens, muitas explosões, piadas sexuais e uma boa dose de emoção e problemas paternais, Pacificador conquistou os fãs e é uma das melhores séries de heróis do ano e traz um elenco de apoio espetacular e tão carismático que mesmo que você odeie o vilão/anti-herói (?) de Cena, irá continuar assistindo pela excelente equipe que o acompanha.

Imagem de capa do item

2. Ms. Marvel

Em segundo lugar, Ms. Marvel, da Marvel Studios e disponível no Disney+, encantou o mundo heroico e trouxe uma nova heroína carismática e amável para o MCU.

Na trama, acompanhamos a jovem Kamala Khan (Iman Vellani) conforme ela descobre seus poderes, lida com seu primeiro relacionamento e também precisa lidar com os problemas familiares. Uma história dócil, juvenil e divertida, Ms. Marvel prova que não é preciso salvar o mundo para ser uma grande heroína, para isso basta ajudar aqueles que precisam.

Com uma heroína muçulmana em destaque a série também trouxe vários questionamentos e referências históricas importantes, além de entregar uma ótima trama envolvendo a parte familiar de ser uma heroína, de uma forma que ainda não tinha sido vista no MCU.

Imagem de capa do item

1. Sandman

E em primeiro lugar, não havia outra opção! Sandman, baseada na aclamada obra de Neil Gaiman, da Netflix foi uma das melhores produções baseadas em histórias em quadrinhos dos últimos anos e não teria como ficar de fora dessa lista.

Adaptando fielmente os quadrinhos, ao mesmo tempo em que expande a história de seus personagens, Sandman nos leva para o Reino do Sonhar, onde acompanhamos o eterno Sonho (Tom Sturridge) no inicio de sua jornada após passar 100 anos preso.

A cada episódio nos encantamos com personagens novos, suas histórias, suas vidas e, principalmente, seus sonhos. Através de uma visão melancólica e distante que conhecemos o Sonho, que cada vez mais vai se aproximando da humanidade e se importando com a vida do meros mortais, ao mesmo tempo em que precisa lidar com inimigos que estão mais próximos do que ele imagina.


E agora, que tal alguns filmes?

Imagem de capa do item

5. Guardiões da Galáxia: Especial de Festas

Esse ano a Marvel Studios começou a liberar no Disney+ alguns "Especiais", que mesmo não sendo filmes no sentido tradicional, podem ser considerados média metragens e no ranking da Legião dos Heróis entraram na categoria de filmes.

E em quinto lugar temos o Especial de Festas dos Guardiões da Galáxia. Nessa história divertida e louca, Mantis (Pom Klementieff) e Drax (Dave Bautista) ganham mais destaque quando a jovem alienígena decide dar um presente mais do que especial para Peter Quill (Chris Pratt).

Com a participação de Kevin Bacon, o especial consegue divertir e emocionar qualquer fã da equipe na medida certa, além de ser uma ótima história de Natal para assistir com toda a família.

Imagem de capa do item

4. Doutor Estranho no Multiverso da Loucura

E em quarto lugar, Doutor Estranho no Multiverso da Loucura pode ter sido bem divisivo entre os fãs da Marvel pelo seu roteiro, porém é inegável que a direção de Sam Raimi tornou o filme uma maravilha a parte.

Na segunda aventura do Mago Supremo vivido por Benedict Cumberbatch, o vemos em uma batalha multiversal contra a Feiticeira Escarlate (Elizabeth Olsen), que se torna quase que uma vilã de filme de terror em uma busca implacável pelos poderes de America Chavez (Xochitl Gomez).

O filme não tem medo de mostrar momentos bastante violentos, ao mesmo tempo em que traz uma aventura bastante introspectiva para o Dr. Stephen Strange, o que permite que Cumberbatch tenha vários momentos para mostrar seu talento na atuação.

No fim, Multiverso da Loucura mostra que o MCU pode sim ousar e ir para caminhos diferentes, principalmente nas mãos de um bom diretor inspirado e que não quer apenas fazer mais do mesmo.

Imagem de capa do item

3. Lobisomem na Noite

E falando em ousar e ir para caminhos diferentes, em terceiro lugar outro Especial da Marvel, dessa vez Lobisomem na Noite, também disponível no Disney+.

O Especial de Halloween da Marvel deste ano apresentou para o mundo Jack Russell, interpretado pelo vencedor do Globo de Ouro Gael Garcia Bernal, e a caçadora Elsa Bloodstone (Laura Donnelly). Na história acompanhamos o Lobisomem conforme ele participa de uma caçada para obter a poderosa joia Bloodstone, porém ele possui um motivo bem mais nobre que os outros caçadores.

O primeiro trabalho do aclamado compositor Michael Giacchino na direção, Lobisomem na Noite é uma homenagem aos filmes de monstros clássicos que consegue manter o nível de diversão das produções da Marvel enquanto traz uma história bem mais adulta, e algumas vezes bastante violenta, completamente separada do resto desse universo.

Cheio de vida própria, o especial não precisa se apoiar em um mundo já estabelecido para contar sua história, fazendo isso de uma maneira bem direta e despreocupada, em cenários belíssimos e com personagens complexos e interessantes.

Imagem de capa do item

2. Pantera Negra: Wakanda Para Sempre

E em segundo lugar, a realeza de Wakanda voltou com tudo para Pantera Negra: Wakanda Para Sempre, continuação do grande sucesso de 2018 da Marvel Studios dirigido por Ryan Coogler.

Após a trágica perda de Chadwick Boseman, o filme passou por diversas reformulações e trouxe uma trama bastante focada no luto e no ódio que a perda trás. Com uma trama bastante focada em Shuri (Letitia Wright) e sua batalha contra Namor (Tenoch Huerta) e a nação de Talokan.

Mas mesmo cheio de ação e cenas de guerra, o filme se destaca justamente pelas atuações poderosas de Wright, de Danai Gurira como a guerreira Okoye e - principalmente - pela magnífica Angela Bassett como a poderosa Rainha-Mãe Ramonda, que rouba a cena cada vez que aparece em tela.

Mesmo com os diversos problemas que a produção encontrou nos bastidores, o que temos é um filme belíssimo, que homenageia o legado de Chadwick ao mesmo tempo que traz uma boa história e firma Shuri como a nova Pantera Negra deste universo.

Imagem de capa do item

1. Batman

E para finalizar, em primeiro lugar está The Batman, dirigido por Matt Reeves o longa estreou em março, mas ainda é lembrado e aclamado como uma das melhores obras da DC nos últimos anos.

Trazendo uma versão mais jovem e em seu segundo ano como o defensor de Gotham, a versão de Robert Pattinson do Batman convenceu os espectadores em uma trama que, mesmo sombria, consegue trazer alguns respiros cheios de cor e beleza.

Na história, acompanhamos o vigilante em uma aventura junto de Selina Kyle (Zoë Kravitz) contra o Charada, aqui interpretado magistralmente por Paul Dano, e outros vilões ligados à corrupção da cidade - com um elenco de apoio excelente e memorável.

O longa se destaca por mostrar um lado do Batman que a muito não era explorado fora dos quadrinhos: como ele é um símbolo de esperança para o povo de Gotham e que mesmo nos momentos mais sombrios, sempre existe uma luz para guiar o caminho.


Aproveite e confira também:

Os 10 melhores filmes de terror de 2022

Os 10 melhores vilões da ficção em 2022

Os 10 melhores games de 2022

As 10 melhores séries de 2022

Os 10 melhores animes de 2022

Os 10 melhores doramas de 2022