Os 10 melhores doramas de 2022

Capa da Publicação

Os 10 melhores doramas de 2022

Por Nick Narukame

2022 está chegando ao fim, mas não sem nos presentear com várias séries incríveis produzidas no leste asiático. Diversos doramas, K-dramas, C-dramas e lakorns viram a luz do dia e conquistaram fãs pelo mundo a fora nesse ano que se vai e, abaixo, você poderá conferir os dez melhores escolhidos por nós da Legião dos Heróis.

Será que o seu lançamento preferido está entre eles? Confira e nos diga nos comentários! Estamos curiosos para saber a opinião de vocês também!

Imagem de capa do item

10 - Trinta e Nove

Trinta e Nove é um k-Drama que consegue tocar o espectador pela sua proximidade com a realidade de muitos que o acompanham. Ele segue um trio de amigas que estão se aproximando da casa dos quarenta anos de idade e enfrentam juntas todos os desafios que essa nova fase de suas vidas acabam colocando em seus caminhos.

As personalidades de cada uma delas são bem diferentes, mas isso não impede que o trio se apoie quando necessário. Cha MinJo (Son YeJin) atua como dermatologista em Gangnam e sempre teve uma vida muito bem estruturada, desde o âmbito familiar ao financeiro. Jeong ChaYoung (Jeon MinDo) sonha em se tornar uma grande atriz, mas, ao invés disso, contenta-se em lecionar teatro e Jang JooHee (Kim JiHyun) é gerente de uma loja de cosméticos, mas é muito tímida e pouco experiente no que diz respeito à vida amorosa.

Em doze episódios muitas coisas acontecem para torna-las cada vez mais unidas e ensiná-las que essa nova fase pode ser a melhor de suas vidas, apesar das pernas. O dorama está disponível na Netflix.

Imagem de capa do item

9 - The Chaebol's Youngest Son

Também conhecido como The Rich, e no Brasil como Renascendo Rico, The Chaebols Youngest Son é um dorama baseado na novel Chaeboljib Maknaeadeul, escrita por San Kyeong. Ela conta com o ator Song Joong Ki no elenco, que retorna ao estrelato após o sucesso de Vicenzo — série que também marcou presença na lista de melhores do ano passado.

A trama gira em torno de Yoon Hyun Woo, vivido por Joong Ki. Ele é um dedicado secretário de uma família que administra um lucrativo grupo comercial. Porém, acabam o traindo e incriminando por fraude e ele morre pouco tempo depois. O que ninguém esperava, no entanto, é que seu espírito fosse acordar dentro de Jin Do Joon, o membro mais jovem dessa tal família e começasse a arquitetar um engenhoso plano de vingança contra seus assassinos. Você pode assistir ao desenrolar dessa história no Rakuten Viki.

Imagem de capa do item

8 - Erro Semântico

Semantic Error é bastante conhecido entre os fãs do gênero por conta da animação sul-coreana lançada em 2021 na internet. A adaptação em live action é estrelada pelos atores Park Seo Ham e Jae Chan, contando com 8 episódios ao todo.

Nele somos apresentados ao jovem universitário Chu Sang Woo que é bastante dedicado aos estudos. Certo dia, ele precisa fazer um trabalho em grupo com pessoas que praticamente jogam tudo nas costas dele. Revoltado, o rapaz decide retirar o nome de seus colegas e creditar o projeto apenas a ele, o que ferra com as perspectivas de estudar no exterior de Jang Jae Young, o estudante mais popular da faculdade.

Jae Young decide importunar Sang Woo como vingança, mas essa nova proximidade dá margens a uma atração inesperada e os jovens começam a viver um romance. O desenrolar dessa história de amor complicada pode ser conferido no Rakuten Viki.

Imagem de capa do item

7 - Juvenile Justice

Juvenile Justice é um K-drama delicado que acompanha a trajetória de Shin Eun Seok (Kim Hye Soo), uma juíza linha dura que não suporta o comportamento dos jovens de modo geral. A ironia é que ela acaba sendo remanejada para o setor de jovens infratores.

De início, ela dá sentenças bem pesadas aos réus, mas, conforme vai tendo um contato maior com suas histórias, ela repensa seu próprio comportamento e percebe que alguns deles só estavam precisando de uma segunda chance. Ela se torna um pouco mais maleável e justa, ajudando os jovens que chegam ao seu tribunal. Juvenile Justice é um dorama original da Netflix e seus 10 episódios podem ser assistidos na plataforma.

Imagem de capa do item

6 - As Três Irmãs

Depois de ser adiado duas vezes, o K-drama Little Women (adaptado para “As Três Irmãs” aqui no Brasil), finalmente estreou na Netflix em outubro de 2022. Baseado no livro homônimo de 1868 escrito por Louisa May Alcott, a história gira em torno de três irmãs muito unidas, mas também muito pobres.

A vida delas é virada do avesso quando uma delas encontra uma bolsa cheia de dinheiro e todas acabam envolvidas em uma conspiração relacionada a uma das famílias mais poderosas e ricas da Coreia do Sul. Repleto de reviravoltas e situações tensas, o dorama chega ao fim com 12 episódios e está disponível no catálogo da Netflix.

Imagem de capa do item

5 - Pretendente Surpresa

Também conhecido como Business Proposal, o K-drama é uma comédia romântica de 12 episódios daquelas que costuma pegar o espectador pelo pé logo no início. Nela, acompanhamos Shin Ha Rii (Kim Se Jeong) uma jovem que vai a um encontro às cegas no lugar da amiga pronta para dispensar o cara, mas, quando chega lá, a coisa muda de figura e ele faz uma proposta a ela.

Ele é o CEO da grande empresa onde a amiga de Ha Ri trabalha e deseja se casar com a moça de seu encontro às cegas só para se livrar dos outros encontros arranjados por seus pais futuramente. Após uma situação muito complicada, o rapaz descobre a identidade verdadeira de Ha Ri e monta todo um esquema para começar a suborna-la para que aceite se tornar sua noiva, em troca de uma alta quantia de dinheiro por encontro, inclusive. O dorama está disponível no catálogo da Netflix.

Imagem de capa do item

4 - Pachinko

Baseada no livro escrito por Min Ji Lee, best seller do The New York Times, o dorama estreou em março e já possui uma segunda temporada confirmada para um futuro próximo. Nele acompanhamos a saga vivida por uma família de imigrantes sul-coreanos que deixam seu país de origem em busca de uma vida melhor.

A história abrange quatro gerações dessa mesma família e atravessa as fronteiras do Japão e também dos Estados Unidos. A trama retrata a luta diária contra o racismo e a xenofobia encontrada pelos protagonistas nos lugares onde chegam. A história possui oito episódios até o momento e pode ser conferida no catálogo da Apple TV.

Imagem de capa do item

3 - Vinte e Cinco, Vinte e um

Vinte e Cinco, Vinte e Um é um K-drama que veio para provar que o amor pode nascer até nos momentos de maior crise. Em sua trama, acompanhamos Na Hee Do (Kim Tae Ri), uma esgrimista que teve que ver seu esporte favorito ser cortado da grade escolar por falta de verbas. Também somos apresentados a Baek Yi Jin (Nam Joo Hyuk), um garoto cuja família perdeu tudo quando o negócio de seu pai vai à falência e ele é obrigado a aprender a viver sem os luxos com os quais já havia se acostumado.

Os dois jovens acabam vivendo uma incrível história de amor e acompanhamos seus altos e baixos ao longo de 16 episódios que abusam da nostalgia do fim dos anos 1990 e do lugar comum que o contemporâneo ano de 2021 traz para o espectador. Esse drama nostálgico encontra-se disponível no catálogo da Netlix.

Imagem de capa do item

2 - All of us are Dead

Parece que já faz muito tempo desde que All of Us Are Dead explodiu na internet, mas tem pouco menos de um ano. O K-drama foi lançado em janeiro deste ano adaptando o manhwa sul-coreano Now at Our School, escrito e ilustrado por Joo Dong Geun. Esse era um dos lançamentos mais esperados pelos dorameiros de plantão após o sucesso de Round 6 no fim do ano passado e não desapontou os espectadores.

A série original da Netflix segue um grupo de estudantes que precisa lutar por sua sobrevivência após um vírus criado em laboratório transformar quase todos os habitantes da cidade em que moram em zumbis. A trama mostra como essas pessoas tão jovens precisam se unir e amadurecer depressa, lidando com perdas e desentendimentos que parecem se intensificar a cada novo episódios. Ao todo são 12 capítulos que estão disponíveis no catálogo da plataforma a quem quiser conferir.

Imagem de capa do item

1 - Uma Advogada Extraordinária

No início do ano, várias pessoas poderiam jurar que All of Us Are Dead ficaria no topo dos melhores do ano devido a sua alta repercussão, mas Uma Advogada Extraordinária foi uma grata surpresa da Netflix e se tornou ainda mais querido pelo público do que a série sobre zumbis. A história trabalha temas sensíveis de modo cativante e é quase impossível não se apegar à trama logo nos primeiros episódios.

Nele, você acompanhará a vida de Woo Young-Woo (Park Eun Bin), uma excelente profissional de advocacia brilhante que possui autismo. Sua memória é incrível e seu QI digno de nota, mas ela possui muitos problemas relacionados a interações pessoais. A história possui 16 episódios até o momento e pode ser conferida no catálogo da Netflix.

Imagem de capa do item

Menção honrosa: Alice in Borderland (2ª temporada)

Lançada na Netflix apenas nessa quinta-feira (22), a segunda temporada de Alice in Borderland era uma das mais esperadas pelo público esse ano. A continuação do dorama japonês lançado em 2020 pode não ter tido tempo ainda para quebrar recordes e se mostrar mais aclamada que os demais títulos dessa lista, mas com certeza vale uma menção honrosa entre eles.

A série segue a história de um rapaz chamado Arisu (pronúncia japonesa para “Alice”) que é vivido pelo ator Kento Yamazaki. O rapaz é considerado um fracassado que gasta muitas horas de seu tempo com jogos. Certo dia ele descobre que a realidade onde vive sofreu uma alteração brusca e agora ele está preso em um jogo que pode custar não apenas a sua vida, mas a de todos que participam com ele.