Kang: As melhores variantes do vilão nos quadrinhos da Marvel

Capa da Publicação

Kang: As melhores variantes do vilão nos quadrinhos da Marvel

Por Gus Fiaux

Kang não vive em uma linha reta. Em vez disso, ele transita pelo tempo sem sofrer as consequências, sempre adotando novas identidades por onde passa. Ao menos, isso é uma das bases para o Conquistador recém-apresentado em Homem-Formiga e a Vespa: Quantumaniao mais novo filme do Universo Cinematográfico da Marvel. E nas HQs, sua história consegue ser ainda mais fascinante.

Nascido Nathaniel Richards, Kang é um suposto descendente do Senhor Fantástico e do Doutor Destino. Ele cresceu no Século XXX, na Terra-6311, uma das várias linhas temporais do Multiverso Marvel, e ao longo de sua vida, fez vários testes com viagem no tempo. Isso fez com que sua mente e sua existência se fragmentasse, já que ele é quase imortal e pode transitar livremente pelo tempo, até mesmo confrontando suas variantes.

Com o passar dos anos, Kang se tornou uma das maiores ameaças para os Vingadores e outras equipes heroicas da Casa das Ideias, mas algumas de suas versões são benevolentes e tentam refrear os avanços do Conquistador. Aqui, reunimos as 5 principais versões de Kang nos quadrinhos, ranqueadas da pior à melhor!

Imagem de capa do item

5º - Centurião Escarlate

Primeira aparição: Avengers Annual #2 (1968)

Após ser derrotado pelas mãos do Quarteto Fantástico quando ainda era conhecido como Rama-Tut, essa versão de Kang acabou viajando para o Século XX, onde construiu para si uma armadura inspirada na tecnologia do Doutor Destino. Renomeado como o Centurião Escarlate, ele passou a enfrentar outra equipe de heróis, os Vingadores.

Apesar de ter sido um inimigo bem interessante para a equipe, o Centurião é, de longe, a versão mais "esquecida" de Kang - e durante muito tempo, uma boa parcela dos fãs sequer sabiam que se tratava de uma variante do vilão. Ainda assim, ele tem um momento bem interessante ao colocar os Heróis Mais Poderosos da Terra para enfrentarem suas contrapartes do Multiverso.

O Centurião Escarlate nunca teve uma história tão aprofundada quanto seus "outros eus", como Kang ou o próprio Immortus. Ele é um antagonista interessante, que consegue colocar os heróis em perigo e fazer eles terem um vislumbre de toda a trama de viagem temporal, mas dentro dos cinco citados nesta lista, ele é de longe o menos perigoso.

Imagem de capa do item

4º - Rama-Tut

Primeira aparição: Fantastic Four #19 (1963)

A primeira versão de Kang apresentada nos quadrinhos, o Faraó Rama-Tut é um vilão que o Quarteto Fantástico encontrou ao viajar no tempo até o Antigo Egito. Lá, eles descobriram um tirano que governava tudo com mãos de ferro, e que dispunha de um arsenal tecnológico muito avançado para aquele período da história da humanidade.

Rama-Tut foi a primeira identidade que Kang assumiu depois de deixar de ser o Rapaz de Ferro. Já incentivado pela necessidade de conquistar o tempo em si, ele viajou para o Egito a bordo de uma nave em formato de esfinge, e logo foi adorado pela população local, enquanto também perseguia e matava seus opositores.

Eventualmente, Rama-Tut é derrotado pelo Quarteto Fantástico e isso o força a embarcar em uma nova viagem temporal para o futuro. Por ser uma versão menos experiente do Conquistador, ele acaba não sendo tão perigoso quanto suas contrapartes futuras, mas ainda assim é um vilão muito inteligente e que faz de tudo para manter vivo seu império.

Imagem de capa do item

3º - Rapaz de Ferro

Primeira aparição: Young Avengers #1 (2005)

Muito antes de se tornar um vilão, Nathaniel Richards foi "recrutado" por seu eu do futuro, Kang. Apavorado com todos os planos maléficos de sua contraparte, ele decidiu fugir e roubou para si uma armadura tecnológica que era parcialmente inspirada pelas descobertas de Tony Stark. Nascia assim o Rapaz de Ferro.

Com seu novo aparato, o Rapaz de Ferro viajou até o começo do Século XXI e decidiu recrutar sua própria equipe de heróis, os Jovens Vingadores, bem no momento em que os Vingadores principais haviam debandado. Junto de seus companheiros adolescentes, essa versão mais nova de Kang tentou de tudo para evitar seu destino sombrio.

O mais interessante de tudo é notar como o Rapaz de Ferro era imbuído de um senso de justiça que não víamos nas outras contrapartes de Kang, tanto que ele recusava se tornar o Conquistador. Infelizmente, ele acaba se vendo preso em uma série de decisões difíceis e, ao fim de seu período ao lado dos Jovens Vingadores, aceita seu destino e começa a se tornar um vilão.

Imagem de capa do item

2º - Kang, o Conquistador

Primeira aparição: The Avengers #8 (1964)

Após a derrota do Centurião Escarlate pelas mãos dos Vingadores, o já não tão jovem Nathaniel Richards tenta voltar ao seu período, mas acaba saindo no Século XL, onde encontra a Terra totalmente devastada, além dos seres humanos em posse de uma tecnologia tão avançada que nem mesmo eles sabiam como usá-la.

Tomando posse desses avanços, ele acaba virando Kang, o Conquistador, a versão mais prolífica do vilão, que já apareceu em diversas histórias das HQs da Marvel. Sua meta é simples: ele quer conquistar tudo que vê pela frente, criando um verdadeiro império temporal que toma a forma de Cronópolis - uma "cidade fora do tempo", que ele governa como um ditador.

Kang é um inimigo recorrente dos Vingadores, do Quarteto Fantástico e de diversos outros heróis da Casa das Ideias. Por conta de suas armas e sua capacidade de viajar no tempo, ele é um vilão imprevisível que não vê nada além de seu umbigo, exceto pelo amor de sua vida, Ravonna Renslayer, a princesa de um império esquecido do Século XL.

Imagem de capa do item

1º - Immortus

Primeira aparição: The Avengers #10 (1964)

Immortus é, até hoje, a versão mais complexa e "diferenciada" de Kang, o Conquistador. Criado a partir de uma versão do Faraó Rama-Tut, ele sabe dos perigos que suas contrapartes representam para o Multiverso, e se torna uma figura combativa e moralmente ambígua, que às vezes busca a ajuda de outros heróis e, outras vezes, os manipula.

O grande plano de Immortus é refrear as investidas de Kang, o Conquistador e suas outras contrapartes. Como eles ainda possuem livre-arbítrio, mesmo sendo condicionados a seguirem seus destinos, cada um deles pode entrar em choque com os planos alheios, e isso faz com que Kang e Immortus, bem como outras variantes, fiquem sempre em pé de guerra.

Porém, como dissemos, nem sempre Immortus é uma figura tão benevolente quanto parece. Ele já foi o principal vilão de Vingadores Eternamente, a saga de 1999 na qual ele tenta matar Rick Jones e isso faz com que Kang tenha que reunir diferentes Vingadores de diferentes linhas temporais para poderem ajudá-lo a deter sua contraparte mais velha e experiente.