10 imitações de Scooby-Doo que você não sabia que existiam

Capa da Publicação

10 imitações de Scooby-Doo que você não sabia que existiam

Por Junno Sena

Lançada em setembro de 1969, Scooby-Doo, Where Are You! (Scooby-Doo, Cadê Você?) foi uma febre no mundo das animações. Com Fred, Daphne, Velma, Salsicha e Scooby, os “moleques enxeridos” da Máquina do Mistério se mantiveram na mídia durante anos, com novas temporadas, reimaginações e remakes.

Porém, muito mais do que uma marca com diversas séries no currículo, Scooby-Doo e seus arquétipos serviram de inspiração para várias animações. De Tutubarão até Dinamite, o Bionicão, todos queriam replicar a fórmula do sucesso do cão detetive. Confira 10 imitações de Scooby-Doo que você nem lembrava que existiam!

Imagem de capa do item

Josie e as Gatinhas (1970)

Josie e as Gatinhas é uma das primeiras séries que possuem moldes similares ao de Scooby-Doo. Baseada nos quadrinhos publicados pela Archie Comics entre 1963 e 1983, a animação segue uma banda de garotas vestidas de “gatinhas” que constantemente se deparam com lunáticos com sede de poder durante as turnês.

As semelhanças com Scooby-Doo começam com as personalidades das garotas que lembram Daphne e Velma, além da presença de Alan, um rapaz parecido com Freddy e Alexander, que lembra o Salsicha. Para complementar a equipe, ainda temos o gato Sebastian e a antagonista Alexandra.

Imagem de capa do item

Fantasminha Legal (1971)

Porém, se Josie e as Gatinhas já existiam nos quadrinhos antes da criação da gangue do Scooby-Doo, The Funky Phantom (Fantasminha Legal) não tem essa mesma desculpa. Nessa história, temos um grupo de jovens que libertam dois fantasmas, Jonathan Wellington “Mudsy” Muddlemore e seu gato, Boo.

Desde então, os dois se juntam a Hugo, Silvio, Alice e o cachorro Elmo na resolução de diversos mistérios. Além do tom gótico, cheio de fantasmas e o visual dos anos 70, Fantasminha Legal replicou a fórmula Scooby ao reunir um rapaz forte, uma garota bonita, um alívio cômico e seu cachorro.

Imagem de capa do item

Speed Buggy (1973)

Ao invés do leal “melhor amigo do homem”, Speed Buggy traz um carro com personalidade para a história. Aqui, temos Debbie, Tinker e Mark junto de Speedy, um buggy, se metendo em diversas corridas de carro e resolução de mistérios. Produzida pela Hanna Barbera, a semelhança visual de Freedy, Daphne e Salsicha com o trio principal é a mais palpável desta lista.

Imagem de capa do item

Butch Cassidy and the Sundance Kids (1973)

Retornando ao bom tom musical de Josie e as Gatinhas, mas sem esquecer dos mistérios de Scooby-Doo, temos Butch Cassidy and the Sundance Kids. Liderados pelo galã Cassidy, temos um grupo de garotos que lutam contra o crime, resolvendo mistérios e prendendo criminosos. Tudo isso enquanto são auxiliados por um supercomputador, o Senhor Sócrates.

Em Butch Cassidy, se percebe que existe uma tentativa em trazer um visual diferente para os personagens, junto com uma trama que traz música, bandidos e um supercomputador. Porém, ainda temos a clássica formação de quatro jovens e um cachorro carismático.

Imagem de capa do item

Goober e os Caçadores de Fantasmas (1973)

De 1973, Goober and the Ghost Chasers (Goober e os Caçadores de Fantasmas) coloca um cachorro como o rosto da trama principal. Seguindo Gilly, Ted, Tina e Goober, temos um grupo improvável resolvendo diversos mistérios. A grande diferença de Scooby-Doo é que a maioria dos fantasmas apresentados são reais. Vale lembrar que, anos mais tarde, em 1986, esse seria o enredo de uma das séries mais populares da Mistério S/A, Os Treze Fantasmas de Scooby-Doo.

Imagem de capa do item

Clue Club (1976)

Clue Club é a mistura perfeita da era de Scooby-Doo com o pequeno Scooby-Loo, mas sem esquecer do carro de Speed Buggy. Nela, seguimos quatro jovens detetives, Larry, Dedé, Didi e Dorinha, que resolvem mistérios com a ajuda de dois sabujos falantes, Bob e Sherlocão. Ainda temos a presença de um minicomputador, um equipamento de comunicação poderoso, apetrechos tecnológicos para não colocar defeito e um buggy para o transporte.

Imagem de capa do item

Dinamite, o Bionicão (1976)

Dynomutt, Dog Wonder (Dinamite, o Bionicão), é a animação mais diferente da fórmula Scooby-Doo, mas coloca uma grande questão em prática: “E se o Scooby fosse um super-herói?” Aqui temos Radley Crown, um milionário semelhante ao Bruce Wayne e seu cachorro biônico, Dinamite, enfrentando vilões perigosos e resolvendo crimes que a polícia não conseguiu.

Imagem de capa do item

Tutubarão (1976)

Jabberjaw (Tutubarão) é um dos desenhos mais populares da Hanna-Barbera no Brasil. Nele, seguimos uma banda futurística que vive no fundo do mar. Composta por Bife, o líder; Leila, a esnobe; Bolha, uma garota ingênua e Linguiça, o melhor amigo do Tutubarão, eles são Os Netunos. Assim como Josie e as Gatinhas, nenhuma turnê d’Os Netunos consegue escapar de um encontro com criminosos e vilões.

O mais curioso de Tutubarão é como a dublagem brasileira não deixou passar batida a semelhança entre Salsicha e Linguiça, dando a eles nomes similares. Já no original, eles são conhecidos como Shaggy e Clamhead, respectivamente.

Imagem de capa do item

Capitão Caverna e as Panterinhas (1977)

Em 1976, começava a surgir um gênero de séries policiais em que mulheres eram protagonistas. De A Mulher Biônica até As Panteras, se tornou comum ver mulheres espiãs na televisão. O sucesso dessas produções foi tanto que levou uma versão das Panteras para a Hanna-Barbera.

Em Captain Caveman and the Teen Angels (Capitão Caverna e as Panterinhas), seguimos o Capitão Caverna, um troglodita coberto de pelos e sempre com um porrete em mãos, acompanhado por Sabrina, Neli e Gilda. Além de terem a sua própria “Máquina do Mistério”, a personalidade das Panterinhas era uma mistura da Gangue do Scooby Doo com As Panteras e uma pitada de Josie e as Gatinhas.

Imagem de capa do item

Bicudo, o Lobisomem

Fangface (Bicudo, o Lobisomem) é uma das últimas animações dos anos 70 inspiradas em Scooby-Doo. Aqui seguimos Kim, Bill, Gordinho e Bicudo, um lobisomem que se transforma toda vez que vê a lua ou se depara com uma imagem da mesma. O grupo vive se envolvendo em mistérios e assombrações.

O mais interessante de Bicudo, o Lobisomem, é que Bicudo serve como uma mistura do Salsicha e Scooby-Doo. O personagem em sua forma humana é similar ao Salsicha, tanto em personalidade quanto em estética; Enquanto quando lobisomem, traz o tom divertido e de “animal de estimação” do Scooby.