Como o Salsicha de Scooby-Doo se tornou vegetariano no desenho devido à questões de bastidores

Capa da Publicação

Como o Salsicha de Scooby-Doo se tornou vegetariano no desenho devido à questões de bastidores

Por Gus Fiaux

Scooby-Doo é uma das franquias mais conhecidas da cultura pop, em grande parte por conta do carisma de cada um de seus personagens. É impossível não lembrar do estilo de Daphne, da inteligência de Velma, da liderança de Fred e, é claro, da fome insaciável de Salsicha Scooby. Mas você sabia que Salsicha é vegetariano?

A história por trás dessa decisão se liga diretamente a Casey Kasem, ator que fez a voz original do personagem. O astro começou a fazer a voz de Salsicha em 1969, na primeira série animada de Scooby-Doo, e se manteve no papel até 1997, quando teve um forte desentendimento com os produtores da franquia.

Na época, queriam que Casey fizesse a voz do Salsicha em um comercial da Burger King, mas Casey recusou todas as propostas e decidiu abandonar o papel, por ser um ferrenho defensor da causa animal e vegetariano. Então, em 2002 decidiram chamá-lo novamente para a série Scooby-Doo, Cadê Você?

Mudança foi feita a pedido de Casey Kasem, a voz original do Salsicha.

Como condição para retornar, Casey pediu que o personagem fosse retratado como vegetariano, ainda que mantivesse seu maior traço de personalidade, a gula. A decisão foi acatada pelos produtores e, desde então, ele só come alimentos vegetarianos, sem carne.

Mesmo depois que Casey se aposentou, em 2009, o personagem continuou sendo retratado como vegetariano. Além disso, outras versões do personagem, como o live-action de Matthew Dillard em Scooby-Doo 2: Monstros à Solta, também aparece comendo sanduíches veganos (via ThinkProgress).

O mais novo lançamento da franquia Scooby-DooVelma está disponível no HBO Max.

Abaixo, veja também: