9 coisas em comum entre Duna e Star Wars

Capa da Publicação

9 coisas em comum entre Duna e Star Wars

Por Jaqueline Sousa

Era 1965 quando o primeiro livro de Duna chegava às prateleiras das livrarias estadunidenses para mudar os rumos da ficção científica. Escrito por Frank Herbert, o livro apresentou ao mundo uma história complexa e com uma mitologia extensa que acabou influenciando inúmeras outras obras do gênero por aí, como Star Wars.

Quem está familiarizado com as duas franquias já deve ter percebido que há algumas semelhanças entre Duna e Star Wars, por isso, nesta lista, selecionamos 9 coisas que as duas sagas espaciais possuem em comum!

Imagem de capa do item

Os Escolhidos

Nos filmes prequels de Star Wars, acompanhamos a maneira como Anakin Skywalker, antes um Jedi habilidoso que possuía um futuro promissor, é seduzido pelo Lado Sombrio da Força. Isso acontece em meio a burburinhos de que ele seria o grande “Escolhido” – um ser que seria capaz de levar equilíbrio à Força.

Histórias com personagens predestinados a mudar o mundo existem aos montes por aí, mas como George Lucas foi influenciado por Duna não dá para negar que a trajetória de Anakin é bem similar à de Paul Atreides, o protagonista da saga de Herbert (mesmo que este último não se transforme em um vilão como Darth Vader).

Em Duna, Paul é um jovem cujo destino está marcado pela profecia do Kwisatz Haderach, um homem nascido da calculada linha genealógica das Bene Gesserit, sociedade secreta composta apenas por mulheres, que seria designado como uma espécie de messias capaz de libertar Arrakis e o universo.

Apesar das similaridades pararem na profecia e o no conceito de “O Escolhido”, Anakin e Paul convergem também em temáticas importantes para ambas as franquias, como a questão de como uma fé cega em algo pode ser extremamente perigosa.

Imagem de capa do item

Irmãos poderosos

Outro paralelo que é possível traçar entre Duna e Star Wars envolve irmãos. Nesse caso, Star Wars acabou se tornando muito mais popular com Luke Skywalker e a Princesa Leia, cuja revelação de que os dois são irmãos acontece na trilogia original. Filhos de Anakin e Padmé Amidala, a dupla acaba levando equilíbrio à Força ao alcançarem seus destinos usando suas habilidades especiais.

Já no caso de Duna, os irmãos poderosos são Paul e Alia Atreides. Esta última, embora não tenha demonstrado toda sua força na segunda parte do filme de Denis Villeneuve, é uma figura extremamente poderosa no universo criado por Herbert, pois ela recebe poderes especiais ainda no útero de sua mãe, Lady Jessica, tornando-se uma jovem habilidosa aos dois anos de idade. Paul, por sua vez, também é poderoso, já que seu uso da especiaria e da Água da Vida fornecem capacidades especiais a ele.

Imagem de capa do item

Imperadores que favorecem o lado sombrio da coisa

Mais uma semelhança entre as duas franquias é a maneira como os governantes, que deveriam pensar no bem-estar do povo, acabam agindo de maneira controversa e maléfica, como é o caso do Imperador Palpatine em Star Wars e o Imperador Shaddam Corrino IV, de Duna.

No universo de Herbert, Shaddam trabalha juntamente com a Casa Harkonnen para destruir a Casa Atreides, inimigos mortais dos Harkonnens. Já em Star Wars, Palpatine passa boa parte de sua trajetória política como um simples senador de Naboo, mas a posição é apenas uma fachada para que ele consiga iniciar uma crise no local e, assim, começar suas atividades maléficas em toda a galáxia.

Imagem de capa do item

Parentes vilanescos

Duna e Star Wars também dialogam na revelação de parentes vilanescos, que dão uma maior complexidade à jornada de seus heróis. Na saga criada por George Lucas, esse elemento é praticamente um patrimônio da cultura pop: Darth Vader, o super vilão da saga, é o pai biológico de Luke, o mocinho da história.

Na obra de Herbert, por sua vez, Paul descobre ser o neto do Barão Vladimir Harkonnen, pai biológico de Lady Jessica, que atua como um dos principais antagonistas do primeiro livro (além de ser um inimigo mortal da Casa Atreides).

Imagem de capa do item

A Força e A Voz

Mais uma similaridade entre as duas franquias está no uso de forças especiais e quase “mágicas”. Em Star Wars, há a Força, um campo de energia que conecta os seres vivos na galáxia e que pode ser manipulado por seres sensíveis a ela, como os Jedi. O domínio da Força é capaz de fazer com que seus usuários consigam manipular objetos e até mesmo influenciar os pensamentos e ações de outras pessoas, algo bastante semelhante ao que A Voz faz em Duna.

Usada pelas Bene Gesserit, A Voz é a habilidade de manipular as ações de uma pessoa, anulando o livre-arbítrio daquele que a escuta.

Imagem de capa do item

Tatooine e Arrakis

Falou em lugares desérticos, falou em Tatooine e Arrakis. Em Star Wars, Tatooine é um dos planetas mais populares da franquia por ter servido como lar para Anakin e Luke, e o local é conhecido por sua atmosfera arenosa, as dunas de areia, o ar seco e a ausência de água na superfície.

Características essas que também encontramos em Arrakis, o planeta mais importante do universo de Duna por ser a casa da mélange, uma especiaria que existe apenas no local e que possui benefícios para saúde humana, além de ser usada como entorpecente e matéria-prima para o combustível de naves.

Imagem de capa do item

Dagacris e Sabres de Luz

Até mesmo armas de Duna e Star Wars possuem semelhanças. Começando pelas Dagacris, essas facas especiais são praticamente sagradas para os Fremen, o povo nativo de Arrakis. Para empunhá-las, é preciso ser um Fremen ou provar que aderiu ao estilo de vida deles.

Embora não tenham um formato parecido, as Dagacris são bastante similares aos sabres de luz usados por Jedi e Sith no universo de Star Wars. Com cores diversificadas que revelam seu nível de treinamento ou sua intenção com a Força, os sabres também possuem valores sagrados na mitologia da franquia.

Imagem de capa do item

Bichinhos de areia

Com locações que exaltam o poder do deserto, não é de se estranhar que as duas franquias também tenham espécies curiosas que habitam as dunas arenosas de seus planetas. Em Duna, há os Vermes de Areia, criaturas imensas que engolem toneladas de areia quando estão despertas.

Já em Star Wars, o Sarlacc é bem parecido com os Vermes de Duna, já que eles também são bichos gigantescos que vivem enterrados na areia e apenas esperam que suas vítimas caiam em suas bocas enormes.

Imagem de capa do item

Stormtrooper e Sardaukar

Outra semelhança entre Duna e Star Wras está em seus exércitos de elite. Os mais populares, são os Stormtroopers, conhecidos por suas armaduras brancas e a péssima pontaria de seus blasters. O grupo serve ao Império, agindo de acordo com seus propósitos bastante delimitados para manter o controle do governo tirânico na galáxia.

Já em Duna, quem cumpre essa função são os Sardaukar, soldados de elite que servem ao Imperador Shaddam Corrino IV. Embora não tenham sido criados com objetivos vilanescos e tenham conceitos diferentes dos Stormtroopers, os Sardaukar também obedecem ordens cegamente, o que faz com que eles sejam designados para ajudar os Harkonnens a acabarem com os Atreides, por exemplo.