Star Wars: Rogue Squadron está novamente em desenvolvimento, afirma Patty Jenkins

Capa da Publicação

Star Wars: Rogue Squadron está novamente em desenvolvimento, afirma Patty Jenkins

Por Gabriel Mattos

Após ter se afastado do projeto para priorizar o desenvolvimento do extinto Mulher-Maravilha 3, Patty Jenkins afirma ter assinado um novo contrato com a Lucasfilm para retornar à produção de Star Wars: Rogue Squadron como roteirista e diretora.

Segundo a cineasta, o acordo foi concluído pouco antes do início da greve dos roteiristas, o que impediu qualquer avanço no projeto até o momento. Em uma ocasião anterior, a Disney havia retirado Rogue Squadron do calendário de lançamentos. Contudo, de acordo com o relato de Jenkins ao podcast Talking Pictures, a situação está prestes a mudar.

“Então, quando eu deixei Star Wars para fazer Mulher-Maravilha 3, pensei que talvez eu voltaria para Star Wars depois de Mulher-Maravilha 3. Então fizemos um acordo para que isso acontecesse, começamos o acordo, mas eu achava que faria Mulher-Maravilha. Quando isso saiu de cena, LucasFilm e eu ficamos meio que ‘ah, nós precisamos fechar esse contrato.’ Nós fechamos o contrato assim que as greves estavam pra começar. Então agora eu estou devendo um roteiro inicial de Star Wars e então vamos ver o que vai acontecer ali. Quem sabe?,” confessa Jenkins.

Apesar de ainda ter permissão para continuar a desenvolver o projeto, o estúdio ainda vai estudar a viabilidade de transformar o filme em realidade. De acordo com a diretora, com uma prévia do roteiro em mãos, começa uma fase de negociar com o estúdio para desenvolver a ideia até um estágio que ambos os lados estejam felizes, para que comecem as gravações — algo que pode sequer acontecer.

“É difícil. Eles tem uma tarefa difícil pela frente de qual será o primeiro filme [de Star Wars] que vão fazer. Eles tem outros diretores que estão trabalhando, mas no momento, sabe, eu estou de volta com Rogue Squadron e vamos ver o que vai acontecer,” diz a diretora.

De acordo com o calendário atual da LucasFilm, o primeiro filme de Star Wars a ser lançado após a conclusão da Saga Skywalker é Mandaloriano e Grogu, previsto para 2026. O longa deve ocupar a vaga de 22 de maio, reservada para algum filme da franquia naquele ano.

Rogue Squadron foi originalmente anunciado em 2020, logo após a conclusão da Saga Skywalker. Contudo, a LucasFilm reestruturou os rumos da franquia desde então, descartando uma série de filmes e investindo em uma linha mais próxima às séries de sucesso, como The Mandalorian. O filme de espaçonaves de Jenkins, que promete ser um Top Gun espacial, esteve entre os projetos engavetados em março de 2023, junto com um filme de Kevin Feige. A Disney ainda não comentou sobre o retorno da diretora.

Leia também: