Cavaleiro da Lua: Os poderes e as múltiplas personalidades do herói da Marvel

Capa da Publicação

Cavaleiro da Lua: Os poderes e as múltiplas personalidades do herói da Marvel

Por Gus Fiaux

Um dos maiores anti-heróis da Marvel, o Cavaleiro da Lua está prestes a aterrissar no MCU com sua série solo do Disney+ – e recentemente, tivemos inclusive o primeiro teaser da produção. Para os leigos, é até um pouco difícil entender mais de sua história, uma vez que o personagem é conhecido por seus distúrbios mentais e suas múltiplas identidades.

Marc Spector se tornou uma figura muito interessante por conta disso, e até mesmo os seus poderes acabaram se tornando motivo de debate entre os fãs, já que ninguém sabe dizer ao certo se ele realmente possui habilidades sobre-humanas ou se é tudo coisa da sua cabeça. E aqui, vamos falar um pouco sobre os poderes e as personalidades do Cavaleiro da Lua!

Imagem de capa do item

Habilidades

Como dito no item introdutório, o Cavaleiro da Lua é alvo de polêmicas e debates entre os fãs por conta de seus distúrbios psicológicos. Conhecido por suas várias identidades, há quem acredite que ele não possui nenhum tipo de "poder especial" e que tudo não passa de coisas criadas na sua própria mente fragmentada. Ainda assim, ele tem várias habilidades sobre-humanas.

Por ter sido um mercenário, Marc Spector possui muita experiência com o combate corpo-a-corpo e também com armas de fogo. Ele também é um exímio piloto de aeronaves e motorista de veículos terrestres. Seu treinamento de guerra fez com que ele tivesse resistência à dor, além de ser um ótimo interrogador e detetive.

Como Cavaleiro da Lua, ele maneja uma série de artefatos e dispositivos que o ajudam em suas missões, como os dardos em formato de lua, que ele atira como se fossem batarangues. Ele possui um cajado que pode também ser usado como um nunchaku ou como um gancho, além de contar com a sua própria nave em formato de lua, que na verdade é um drone.

Imagem de capa do item

Influências lunares

Contudo, para aqueles que acreditam que ele realmente possui poderes, há uma grande variedade de dons derivados de seu contato com Khonshu, deus egípcio da lua e da vingança que teria supostamente o ressuscitado no Egito, depois dele ser traído e morto por um colega do esquadrão mercenário do qual participava.

Acredita-se que sua força física varia com as fases da lua, de modo que ele conquista um grau de superforça à noite (que é potencializada nos períodos de lua cheia). Em teoria, quando está na lua cheia, ele seria capaz de levantar duas toneladas sem esforço algum. Já na lua nova, quando o satélite está "escondido" no céu, ele poderia carregar meia tonelada.

Outro "dom" interessante adquirido de Khonshu seria sua imortalidade - algo que parece vir desde suas origens, quando ele foi ressuscitado por essa entidade. O personagem já teria sido mortalmente ferido diversas vezes - em alguns casos, até mesmo morto -, mas sua conexão com a divindade fez com que ele retornasse à vida sem sequelas.

Imagem de capa do item

Arauto de Khonshu

Durante a Guerra da Serpente, que foi apresentada nas revistas de Conan, o Bárbaro, descobrimos que o Cavaleiro da Lua chegou a absorver uma fração dos poderes de Khonshu e, por conta disso, acabou desenvolvendo alguns dons especiais e sobre-humanos (que foram testemunhados por seus colegas de equipe, então foram reais de fato).

Entre esses dons sobre-humanos, ele era capaz de absorver energias e dons de outros super-heróis - chegando, por exemplo, a "roubar" parte do chi do Punho de Ferro. Ele também podia controlar diversos aspectos da lua e até mesmo manipular objetos feitos de rocha lunar, o que traria um leve grau de geocinese.

Nesse período, ele também poderia viver sem comer e sem respirar, já que sua energia vital seria conectada à lua da Terra. E, por fim, ele também teria um certo grau de necromancia, podendo controlar exércitos de mortos e ressuscitá-los ao seu bel-prazer. Vale lembrar que, pouco depois dessa fase, ele também absorveu os poderes da Força Fênix por um curto período.

Imagem de capa do item

Personalidades civis

Agora, vamos falar das personalidades alternativas. Ao longo de seus vários anos de história, o Cavaleiro da Lua já teve várias identidades diferentes. Algumas eram usadas como disfarces, outras já eram personalidades opostas formadas pelos seus distúrbios psicológicos - e muitas vezes, esses dois tipos de identidades se "cruzam".

Originalmente, ele possuía três identidades "civis" - que estão presentes em suas histórias até hoje. Essas três serviam como seus alter-egos e o ajudavam em diferentes missões, dependendo do que era necessário em cada aventura. Essas três personalidades eram:

  • Marc Spector: A versão "original", um ex-soldado e mercenário.

  • Jake Lockley: Um taxista soturno que conhecia os segredos mais podres da cidade de Nova York.

  • Steven Grant: Um milionário playboy que financia e investe em todos os equipamentos do Cavaleiro da Lua.

Imagem de capa do item

Personalidades heroicas

Durante a fase de Brian Michael Bendis à frente do personagem, Marc Spector decide se mudar para Los Angeles e desenvolver uma nova vida. Lá, ele é auxiliado por três heróis bem importantes da Marvel, o Wolverine, o Homem-Aranha e o Capitão América. Os três chegam a participar de algumas missões juntos.

Contudo, aos poucos, Marc descobre que esses três heróis não passam de alucinações de sua cabeça, já que são três figuras que "definem" seus atos heroicos. O Homem-Aranha é sua versão mais "leve a alto-astral", enquanto o Capitão América é o "justo, honrado e inspirador" e, por fim, o Wolverine é o "assassino calculista".

Dessa forma, ele teve uma fase onde suas personalidades nada mais eram que "cópias" desses heróis da Marvel - inclusive, ele possuía armas especiais para cada um deles. Como Homem-Aranha, ele tinha seu próprio lançador de teias. Como Capitão América, seu próprio escudo. E como Wolverine, um par de garras retráteis tecnológicas.

Imagem de capa do item

Nova trindade

Nas histórias mais recentes do personagem, contudo, Marc Spector tinha a mente mais fragmentada que nunca. Ele possuía seus alter-egos civis, mas também havia desenvolvido novas personalidades para lutar contra o crime - embora tivesse deixado de lado seu passado como Homem-Aranha, Wolverine e Capitão América.

Esses novos alter-egos eram usados em missões específicas e serviam para que ele se comunicasse melhor com suas próprias facetas interiores, mas ainda assim havia um "desequilíbrio" e uma briga por poder na hierarquia dessas identidades. Curiosamente, ele também possui um traje específico para cada uma dessas personalidades:

  • Sr. Da Lua: O lutador mais clean e furtivo, ele usa um terno branco e uma máscara justa ao rosto. Ele age limpando clubes de mafiosos e possui um certo refinamento em suas atividades.

  • Cavaleiro da Lua: O "herói" do trio. Ele emula todos os aspectos clássicos de um super-herói - e possui um traje bem parecido com o original do herói, contando com uma capa grande e um capuz para esconder sua identidade.

  • Khonshu: Sim, nessa época ele também desenvolveu uma personalidade similar à do Deus Egípcio (e ficava subentendido se era apenas um surto ou se era o próprio deus falando através dele). Sábio e misterioso, ele quase não participa da ação. Tem um terno branco e um crânio de pássaro na cabeça.