Avatar: 10 coisas que queremos ver na nova série animada

Capa da Publicação

Avatar: 10 coisas que queremos ver na nova série animada

Por Gabriel Mattos

Depois de muitos anos nas sombras, Avatar: A Lenda de Aang e A Lenda de Korra conquistaram o grande público quando ressurgiram nas plataformas de streaming. Todo mundo parecia absurdamente encantado com o mundo fantástico de dobradores e criaturas espirituais.

Era exatamente o que a Paramount estava esperando para criar o Estúdio Avatar — uma subdivisão dedicada exclusivamente a criar novas histórias nesse mundo maravilhoso. Novas animações estão por vir e há muitas histórias que poderiam ser exploradas. Para tentar controlar a nossa ansiedade, preparamos uma lista com 10 coisas que queremos ver nas novas séries animadas de Avatar.

Imagem de capa do item

O mundo sem Avatar

“As nações viviam em paz e harmonia, mas tudo isso mudou quando a Nação do Fogo atacou. Só o Avatar [...] pode impedi-los, mas quando o mundo mais precisa dele, ele desaparece.”

Assim somos introduzidos a Avatar: O Último Mestre do Ar. O mundo passou 100 anos sem seu maior defensor e muita coisa mudou, mas não vimos essa mudança acontecer. O Reino da Terra foi atacado, os nômades do ar foram perseguidos e exterminados, as Tribos da Água se afastaram cada vez mais. Há muita coisa a se descobrir no período sem Avatar e uma animação poderia mostrar detalhes do passado de personagens importantes, como o Tio Iroh.

Imagem de capa do item

Contos de Vidas Passadas

Uma ideia com bastante potencial viria de explorar a extinta conexão dos Avatares com as vidas passadas. Poderíamos ter uma série em que algum Avatar, talvez até o Aang, peça conselhos para os Avatares que vieram antes. Cada episódio seria um Avatar diferente narrando alguma história de sua vida.

Ouvimos falar bem brevemente sobre o legado de Avatares como Szeto, Yangchen, Kuruk, Kyoshi e Hoku, mas pouco sabemos sobre suas aventuras e suas histórias mais marcantes como Avatar. Seria uma antologia perfeita para introduzir diferentes períodos históricos para serem posteriormente explorados.

Imagem de capa do item

Avatar Kyoshi e suas guerreiras

Mesmo com uma antologia envolvendo todos os Avatares do passado, uma série exclusivamente para Kyoshi seria tudo de bom. Ela é uma das avatares mais queridas do público, com seu poder invejável e sua enorme determinação. Kyoshi não deita para ninguém!

Ela precisou lidar com um mundo bastante desconfiado após a passagem do Avatar Kuruk e seria curioso descobrir como ela conquistou a confiança do povo mesmo com seu jeito ríspido. A série também explicaria a origem das Guerreiras Kyoshi, mostrando segredos sobre sua tradição até então apenas insinuado.

Imagem de capa do item

Livro Quatro: Ar

Cada temporada de A Lenda de Aang foi dedicada a um elemento básico de dobra que coincide também com a nação explorada em seus episódios. Mas quando o desenho acabou, não tivemos o Quarto Livro: do Ar. Nem precisava para a história principal. A derrota do Senhor do Fogo foi o desfecho perfeito para a jornada do time Avatar, mas a jornada de Aang continua.

Seria muito interessante uma nova série focada no Livro do Ar. Afinal, entre A Lenda de Aang e A Lenda de Korra, temos uma certa restauração da nação do Ar. Uma animação acompanhando a viagem de Aang pelas nações recrutando Acólitas do Ar teria a oportunidade de expandir nossos conhecimentos sobre suas tradições, crenças e cultura. Quem sabe Aang não encontra Zaheer, em um prólogo, no final da série? Seria no mínimo chocante!

Imagem de capa do item

Guerra das Lótus

Um dos momentos mais marcantes de A Lenda de Aang é a retomada de Ba Sing Se pela Ordem da Lótus Branca — que sai das sombras para se tornar uma força de mudança junto ao Avatar. Em A Lenda de Korra, Zaheer conta que houve uma frustração pelo desvio de propósito entre membros da Ordem dando origem ao Lótus Vermelho. Não seria épico ver o conflito entre as duas organizações?

Poderíamos acompanhar um personagem novo que começa na Lótus Branca e acaba sendo corrompido pelos ideais extremistas do Lótus Vermelho. Seria uma história bem mais madura, mas que funcionaria bem para o público de Korra. Poderíamos inclusive ter a chance de ver Zaheer orquestrando um plano para sequestrar a Korra ainda pequena. Seria insano!

Imagem de capa do item

Conselheiro Sokka

O mundo está completamente mudado em A Lenda de Korra. Se antes a sociedade beirava ao rústico, a colaboração entre a Nação do Fogo e o Reino da Terra fomentou uma revolução industrial que trouxe avanços tecnológicos surpreendentes para a República Unida. Mas isso não aconteceu da noite para o dia… 70 anos se passaram entre a derrota do Senhor do Fogo e a jornada da nova Avatar.

Enquanto vislumbramos pequenas lembranças da vida adulta de cada membro do time Avatar, pouco sabemos sobre quem Sokka se tornou. Apenas que ele foi um membro importante da política de Republic City. Por que não uma animação que explorasse o surgimento da cidade pelos olhos de alguém tão emocionado quanto Sokka? O resultado seria algo similar a Star Wars: The Clone Wars — combinando política com ação e aventura.

Imagem de capa do item

Crônicas de Republic City

O episódio mais tocante de A Lenda de Aang não avança em nada a história principal. É simplesmente um momento de respiro, onde paramos de nos preocupar com a crescente guerra contra a Nação do Fogo para acompanhar um dia na vida pacata de cada herói no Reino da Terra — eram as Crônicas de Ba Sing Se.

Esse formato de crônicas bem curtinhas funcionou muito bem e poderia gerar muito mais conteúdo. Caso os produtores não queiram repetir o cenário de Ba Sing Se, a Republic City poderia substituí-la com uma proposta muito mais interessante. A cidade que representa a união das nações exala movimento, vida e uma verdadeira colisão de culturas. As crônicas daqui revelariam não só novas facetas de personagens adorados, como também trariam vislumbres do cotidiano de um lugar tão fantástico.

Imagem de capa do item

O futuro de Korra e Asami

Muitos fãs terminaram A Lenda de Korra extremamente frustrados. Quando o casal mais aguardado finalmente se consagrou, a série termina sem ao menos um beijinho. Os fãs precisam de mais Kasami e continuar as aventuras do casal garantiria uma âncora emocional bem sólida para a narrativa.

Existem muitas possibilidades de como a série poderia funcionar. Poderia haver um salto bem grande para o futuro, mas o melhor caminho seria começar pouco depois de onde A Lenda de Korra parou. Isso porque poderíamos ver a adaptação de arcos impressionantes dos quadrinhos, como Guerras Territoriais e Ruínas do Império.

Apesar de que seria bem fofinho acompanhar Korra e Asami casadas com dois filhos para criar. Quem amou?

Imagem de capa do item

Séries derivadas

Há um potencial enorme em explorar novas histórias completamente desconectadas da perspectiva dos Avatares. Ao longo das duas séries, diversos personagens peculiares se destacaram bastante e conquistaram uma legião de fãs: como Kya, Jinora e o Rei Bumi, só para mencionar alguns. Usar personagens adorados seria perfeito para implementar novos pontos de vista.

Cada série derivada poderia brincar com um gênero televisivo diferente, testando o que funciona e o que não funciona com o Mundo Avatar. Talvez uma série policial vendo o dia a dia de Mako e Bolin em Republic City? Ou quem sabe uma divertida sitcon com o vendedor de alfaces? O céu é o limite!

Imagem de capa do item

Um novo Avatar

Claro que, por mais que adoraríamos conhecer ainda mais sobre os personagens que amamos, um novo Avatar deve surgir. O ciclo de reencarnação quase foi quebrado em A Lenda de Korra e o próximo Avatar não vai poder contar com a sabedoria daqueles que vieram antes. Teríamos um Avatar solitário.

Isso significa também que ele não estaria preso às convenções de seus antepassados. Uma tela em branco para a gente conhecer um novo período onde a tecnologia avançou ainda mais e, o melhor de tudo, diretamente da República da Terra. Como sobreviver a um regime fascista e implementar uma democracia mudaria a maior nação do Mundo Avatar? Mal posso esperar para descobrir!