Será que se arrependeram? 15 atores que recusaram papéis icônicos

Capa da Publicação

Será que se arrependeram? 15 atores que recusaram papéis icônicos

Por Jaqueline Sousa

Quando paramos para pensar na história do cinema, alguns personagens acabam ficando mais evidentes do que outros. Harrison Ford como Indiana Jones (ou Han Solo), Uma Thurman como Beatrix Kiddo e Will Smith como o Agente J são apenas três exemplos no meio de uma grande diversidade de papéis que ficaram marcados no imaginário do público por causa da performance de seus respectivos atores.

Mas e se a realidade fosse outra? Foi pensando nisso que selecionamos 15 artistas que recusaram a oportunidade de fazer personagens icônicos do cinema. Será que rolou um arrependimento depois?

Imagem de capa do item

Will Smith

Papel que foi recusado: Neo, de Matrix.

Will Smith é facilmente uma das celebridades mais populares do cinema e, ao longo de sua carreira, ele já teve a oportunidade de interpretar diversos personagens icônicos. Mas e se Smith tivesse estrelado Matrix como Neo no lugar de Keanu Reeves? Bom, isso poderia ter acontecido se o ator não tivesse recusado o papel.

Na época que as Irmãs Wachowski estavam em busca de atores para protagonizar um dos filmes mais importantes dos últimos tempos, Will Smith foi um dos felizardos que recebeu a proposta. Contudo, o ator não foi convencido pela história e acabou dizendo não para a oportunidade.

Imagem de capa do item

Rachel McAdams

Papel que foi recusado: Andy Sachs, de O Diabo Veste Prada.

O Diabo Veste Prada é um grande clássico da filmografia de Anne Hathaway e, até hoje, é lembrado com bastante carinho pelas pessoas, seja através dos memes ou das cenas icônicas do filme. Porém, por mais que seja difícil imaginar outra pessoa no lugar de Anne, ela não era a primeira opção do estúdio para viver a personagem.

A dona desse posto era Rachel McAdams, que estava determinada a não aceitar o papel de Andy Sachs no filme: a atriz recusou a oportunidade três vezes. Eventualmente, o trabalho acabou parando nas mãos de Anne Hathaway, e o resto é história.

Imagem de capa do item

Viggo Mortensen

Papel que foi recusado: Wolverine, de X-Men.

Hoje em dia, é extremamente difícil não associar a imagem de Hugh Jackman a do Wolverine, um dos heróis mais queridos da Marvel que marcou a carreira do ator. Mas as coisas poderiam ter sido diferentes caso Viggo Mortensen tivesse aceitado viver o personagem nas telonas em X-Men.

Lembrado por ter feito o icônico Aragorn na trilogia de O Senhor dos Anéis de Peter Jackson, Mortensen chegou a se encontrar com o diretor Bryan Singer para discutir a oportunidade de interpretar o Wolverine, mas as negociações não foram para frente. Isso porque Viggo não gostava da ideia de ter que se comprometer a viver o mesmo personagem por muitos anos.

Além disso, o filho do ator também exerceu uma certa influência em sua decisão. Como fã dos quadrinhos dos X-Men, o garoto, que tinha lido o roteiro, disse que tudo ali estava “errado”, o que contribuiu para que Mortensen dissesse um não definitivo para o papel.

Imagem de capa do item

John Travolta

Papel que foi recusado: Forrest Gump, de Forrest Gump.

Não importa quantos papéis Tom Hanks faça, ele sempre será lembrado pelas pessoas por causa de uma das performances mais icônicas de sua carreira: Forrest Gump. O filme foi um marco dos anos 90 e ajudou a consolidar o nome de Hanks como um dos grandes ícones do cinema, mas o personagem quase escapou das mãos do astro por causa de John Travolta.

Não houve uma motivação muito grandiosa por trás da decisão de Travolta: ele recusou a proposta para estrelar Forrest Gump para estar em Pulp Fiction, outro grande clássico da década de 1990 e da carreira de Quentin Tarantino.

Imagem de capa do item

Michelle Pfeiffer

Papel que foi recusado: Clarice Starling, de O Silêncio dos Inocentes.

O Silêncio dos Inocentes marcou a história do cinema quando conquistou as cinco estatuetas principais do Oscar em 1992, e atriz Michelle Pfeiffer poderia ter feito parte de tudo isso se não tivesse recusado a oportunidade de interpretar Clarice Starling, a famosa agente do FBI que concedeu a estatueta dourada para Jodie Foster.

O motivo para a recusa de Pfeiffer foi porque a atriz estava insegura em relação ao papel devido às temáticas que seriam tratadas no filme. Logo, ela decidiu passar o papel adiante, e ele acabou parando nas mãos de Jodie eventualmente.

Imagem de capa do item

Jack Nicholson

Papel que foi recusado: Michael Corleone, de O Poderoso Chefão.

Embora tenha vários papéis icônicos no currículo, como Coringa e Jack Torrance de O Iluminado, o ator Jack Nicholson poderia ter adicionado mais uma figura importante na história do cinema na sua filmografia, caso tivesse aceitado fazer Michael Corleone em O Poderoso Chefão.

Não é novidade, para quem acompanha a indústria cinematográfica, que o filme de Francis Ford Coppola é um dos filmes mais icônicos da história da sétima arte. Marcado pelas performances de Marlon Brando e Al Pacino, o longa poderia ter contado com a presença de Jack como o filho de Vito Corleone, mas o ator achou melhor recusar a oportunidade porque acreditava não ser a pessoa certa para o papel.

Imagem de capa do item

Drew Barrymore

Papel que foi recusado: Sidney Prescott, de Pânico.

E se Sidney Prescott, uma das final girls mais famosas do terror, tivesse sido interpretada por Drew Barrymore ao invés de Neve Campbell? Será que a cena de abertura de Pânico iria ter o mesmo impacto sem Barrymore como Casey Becker?

A resposta para essas perguntas ficarão apenas no campo da imaginação, mas o fato é que Drew Barrymore poderia ter conquistado o papel da protagonista de verdade. Isso porque a atriz era a primeira opção da equipe para preencher a posição no longa.

Contudo, Barrymore recusou a oportunidade porque achava mais interessante interpretar a primeira vítima do Ghostface na época.

Imagem de capa do item

Halle Berry

Papel que foi recusado: Annie Porter, de Velocidade Máxima.

O filme Velocidade Máxima foi um dos filmes mais lucrativos e populares do começo da década de 1990. Além do sucesso de crítica e de público, o longa ajudou a impulsionar as carreiras de Keanu Reeves e Sandra Bullock, mas essa história poderia ter sido bem diferente, principalmente para Bullock, caso Halle Berry tivesse aceitado a oportunidade de interpretar a personagem Annie Porter.

Embora, hoje em dia, se arrependa de ter deixado a oportunidade passar, Berry decidiu descartar o projeto na época em que lhe ofereceram a proposta (ela era a primeira opção do estúdio) porque não tinha gostado muito do roteiro quando leu.

Imagem de capa do item

Leonardo DiCaprio

Papel que foi recusado: Dirk Diggler, de Boogie Nights - Prazer Sem Limites.

Imagine um mundo onde, ao invés de termos Leonardo DiCaprio como Jack Dawson em Titanic, teríamos o ator como Dirk Diggler, uma estrela da indústria pornográfica em Boogie Nights: Prazer Sem Limites, o clássico filme de Paul Thomas Anderson. O curioso é que a realidade poderia ter sido essa, caso DiCaprio tivesse aceitado participar do longa de Anderson.

Embora tenha admitido em 2008 que gostaria de ter feito Boogie Nights, Leonardo não se arrepende de ter escolhido Titanic, mas que teria sido interessante ver quais rumos sua carreira tomaria caso a realidade fosse outra. Contudo, naquela época, Paul Thomas Anderson ainda estava dando seus primeiros passos como diretor e DiCaprio não foi convencido a aceitar a oportunidade.

Assim, após a recusa de Leonardo DiCaprio, o papel acabou parando nas mãos do ator Mark Wahlberg, que alcançou o sucesso na indústria após protagonizar o filme.

Imagem de capa do item

Matt Damon

Papel que foi recusado: Jake Sully, de Avatar.

Outro ator que recusou um papel grandioso em Hollywood foi Matt Damon. Em seu caso, a oportunidade recusada foi a de estrelar Avatar, o impactante filme de 2009 dirigido por James Cameron. O papel ficou com Sam Worthington e, apesar de não se arrepender totalmente da decisão, Damon tem um certo ressentimento por ter desperdiçado a chance de trabalhar com Cameron e protagonizar o filme de maior bilheteria da história do cinema.

Imagem de capa do item

Gwyneth Paltrow

Papel que foi recusado: Rose DeWitt Bukater, de Titanic.

A Rose de Titanic é um dos papéis mais marcantes da carreira de Kate Winslet, mas isso poderia não ter acontecido se a atriz Gwyneth Paltrow tivesse aceitado o papel. Consegue imaginar outra pessoa interpretando a personagem?

Diversos nomes foram levados em consideração para o papel, mas Gwyneth era praticamente uma das finalistas. No entanto, os planos tiveram que ser alterados quando ela disse não para a oportunidade, o que garantiu que Winslet fosse escalada como Rose depois.

Imagem de capa do item

Emily Blunt

Papel que foi recusado: Viúva Negra, do MCU.

Hoje em dia, é quase impossível pensar em outra intérprete para Natasha Romanoff, a famosa Viúva Negra da franquia do Marvel Studios, que não seja Scarlett Johansson. A atriz apareceu como a heroína pela primeira vez em Homem de Ferro 2, mas as coisas poderiam ter sido diferentes se Emily Blunt não tivesse passado a oportunidade adiante.

A recusa de Blunt aconteceu devido a um conflito de agenda, pois ela tinha sido contratada para fazer o filme As Viagens de Gulliver, de 2010. Logo, a atriz não conseguiria conciliar os dois projetos, o que a fez desistir do papel.

Imagem de capa do item

Hugh Grant

Papel que foi recusado: Gilderoy Lockhart, de Harry Potter e a Câmara Secreta.

Você sabia que Hugh Grant, o britânico mais querido das comédias românticas, quase interpretou Gilderoy Lockhart na franquia Harry Potter? Pois é, Grant chegou bem perto de conquistar o papel do professor narcisista em A Câmara Secreta, mas ele meio que foi “forçado” a desistir da oportunidade porque já tinha se comprometido com o filme Amor à Segunda Vista, onde contracenou com Sandra Bullock.

Imagem de capa do item

Tom Cruise

Papel que foi recusado: Ren McCormack, de Footloose.

Footloose é um grande clássico oitentista que fez o público se apaixonar pela performance de Kevin Bacon com o jovem Ren McCormack. Porém, embora a carreira de Bacon tenha ficado marcada por esse papel, o mundo poderia ter sido diferente se Tom Cruise tivesse topado entrar na dança antes dele.

Isso só não aconteceu por conflitos de agenda, pois Tom Cruise já estava comprometido com o filme A Chance, o que o tornou indisponível naquele momento.

Imagem de capa do item

Harrison Ford

Papel que foi recusado: Alan Grant, de Jurassic Park.

Se tem uma pessoa em Hollywood que possui uma extensa coleção de personagens icônicos no currículo, esse alguém é Harrison Ford. Han Solo e Indiana Jones são apenas algumas figuras que consagraram o ator na indústria, e ele poderia ter adicionado mais uma franquia nessa bagagem se tivesse aceitado interpretar o doutor Alan Grant em Jurassic Park.

Ford era a primeira opção do diretor Steven Spielberg para dar vida ao personagem, mas o ator acabou recusando a oportunidade. Não se sabe exatamente o motivo por trás da decisão de Harrison Ford, mas o fato é que, eventualmente, o doutor Grant acabou parando nas mãos de Sam Neill.