Capa da Publicação

Adão Negro: 10 coisas que você precisa saber sobre o personagem

Por Gus Fiaux

Um dos personagens mais fascinantes da DC Comics, o Adão Negro está prestes a fazer sua estreia nos cinemas em 2021. O personagem já teve muitas histórias icônicas, seja como um vilão para o poderoso Shazam ou até mesmo como integrante da Sociedade da Justiça. 

Com uma história de origem espetacular e poderes ainda mais extraordinários, ele já foi herói, anti-herói e vilão. E aqui, nós listamos 10 coisas que você precisa saber sobre o Adão Negro, para se preparar a tempo para o filme estrelado por Dwayne Johnson!

Créditos: Divulgação

Imagem de capa do item

Primeira aparição e criadores

A primeira aparição do Adão Negro nos quadrinhos se deu nas páginas de *The Marvel Family #1, publicada em dezembro de 1945, escrita por Otto Binder e com artes de C.C. Beck. Naquela época, o personagem pertencia à Fawcett Comics.

Ele foi adquirido pela DC Comics em 1973, mas só apareceu nas HQs da editora em 1994, nas páginas da graphic novel The Power of Shazam. Curiosamente, ele foi criado para ser o vilão de uma única edição, mas acabou tão popular que hoje é um dos antagonistas mais famosos do Shazam.

Imagem de capa do item

Origens

O Adão Negro já teve diversas origens com o tempo. Contudo, a mais popular diz que Teth-Adam era um príncipe filho do antigo faraó egípcio Ramsés II. Ele acaba impressionando um dos altos sacerdotes, o Mago Shazam, com seus bons atos.

Adam se torna um defensor do Egito, mas é corrompido pelo poder. Ele mata o Faraó e decide comandar a nação. Ao saber disso, o Mago Shazam remove os poderes de Teth-Adam e os aprisiona em um escaravelho, enquanto transforma o príncipe em uma múmia.

No século XX, um arqueólogo chamado Theo Adam mata os pais de Billy Batson (que se tornaria o Shazam) e rouba o escaravelho. Eventualmente, ele descobre que é uma reencarnação de Teth-Adam, inclusive assumindo a persona do príncipe.

Imagem de capa do item

Sociedade da Justiça da América

Durante todas as suas aventuras, o Adão Negro já esteve ao lado de algumas equipes vilanescas, como a Sociedade Secreta dos Super-Vilões e a Sociedade da Injustiça. No entanto, um dos pontos altos de sua carreira se deu quando ele se tornou uma espécie de anti-herói.

Nessa fase, ele chegou a fazer parte da Sociedade da Justiça da América, o grupo composto por grandes heróis da Era de Ouro da editora. Nesse período, Adão Negro se tornou um personagem muito querido pelos fãs, principalmente por ser uma figura muito honrada e justa.

Imagem de capa do item

Adão Negro e Ísis

O maior romance de Adão Negro foi Adrianna Tomaz, a heroína conhecida como Ísis, famosa por seus poderes de controle climático. Ela fez com que Adam mudasse sua maneira de ver o mundo, transformando-o em um herói aos olhos da sociedade e de si mesmo.

Em troca, Adão Negro deu a ela o Amuleto de Ísis, uma relíquia ancestral que a conferia todos os poderes da deusa. Juntos, eles viajaram pelo Oriente Médio salvando crianças escravas, mas o romance acabou de uma forma muito trágica para os dois...

Imagem de capa do item

Terceira Guerra Mundial

Durante suas viagens, Ísis foi morta por Sobek, um crocodilo humanoide que parecia ser aliado do Adão Negro mas era, na real, um dos Cavaleiros de Apokolips disfarçado. O último desejo de Ísis, em seu leito de morte, era que Adão começasse um plano de vingança.

Completamente sem controle, Adão Negro exterminou países, enfrentando e derrotando sozinho várias equipes poderosas como os Jovens Titãs e a Patrulha do Destino, dando início à Terceira Guerra Mundial. Tudo isso aconteceu na minissérie 52, bem no final.

Imagem de capa do item

Novos 52

Nos Novos 52, o personagem foi totalmente reformulado. Em vez de ser um príncipe de Kahndaq, ele é então retratado como um escravo cuja família foi dizimada por tiranos. Ele tinha um sobrinho chamado Aman, que havia sido escolhido pelo Mago Shazam para receber os poderes do Shazam.

Aman tenta auxiliar o tio que está morrendo, compartilhando seus poderes com ele. No entanto, Teth-Adam usa os dons para partir em busca de vingança, matando Aman por ficar em seu caminho. Carregado de ira e rancor, ele se torna um grande vilão. Ele enfrenta Shazam para absorver seu poder.

Imagem de capa do item

Poderes e habilidades

Nas HQs, o Adão Negro possui os mesmos poderes que o Shazam. Entretanto, a fonte de suas habilidade vem da mitologia egípcia, com várias divindades famosas. São eles:

Shu (Vigor)

Hórus (Velocidade)

Amon (Super-força)

Zehuti (Sabedoria)

Aton (Poder)

Mehen (Coragem)

Nos Novos 52, o personagem passou por uma mudança. Seus poderes passaram a ser "presente" dos mesmos deuses que davam poderes ao Shazam (Salomão, Hércules, Atlas, Zeus, Aquiles e Mercúrio), mas isso logo foi revertido e o Adão Negro voltou a ganhar seus dons de deuses egípcios.

Imagem de capa do item

Nos games...

O Adão Negro já teve um bom destaque nos jogos, participando de grandes games da DC Comics. Ele já apareceu em alguns RPGs como DC Universe Online e DC Unchained (um jogo mobile que infelizmente não foi lançado no Brasil).

O personagem também aparece como um chefe e como um boneco jogável em LEGO Batman 2 e 3, além de ser um dos personagens centrais de LEGO DC Super-Villains. Por fim, o anti-herói também aparece nos dois jogos da franquia de luta Injustice, como personagem jogável.

Imagem de capa do item

TV e animações

Apesar de ser muito famoso, o personagem infelizmente não tem tanta participação nas séries de TV. Ele é mencionado em séries como Liga da Justiça: Sem Limites e Smallville: As Aventuras do Superboy, além de ter pequenas aparições em Justiça Jovem, Arlequina.

Por outro lado, o personagem também apareceu em alguns filmes animados da DC Comics, como LEGO DC Shazam!: Magic and Monsters, além de participar do curta-metragem Superman/Shazam!: The Return of Black Adam, onde aparece como principal antagonista.

Imagem de capa do item

Nos cinemas

Por outro lado, o personagem está prestes a fazer sua estreia nos cinemas em Adão Negro, seu próprio filme solo que será lançado no ano que vem. O personagem já havia sido citado em Shazam!, como um ex-campeão do Mago Shazam!, que acabou perdendo os poderes por abusar deles.

O personagem será interpretado em seu filme solo por Dwayne "The Rock" Johnson. O longa do personagem trará a Sociedade da Justiça da América e vai mostrar sua história de origem. É esperado que, eventualmente, ele encontre o Shazam! em um crossover.

Imagem de perfil
Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Demon to some... angel to others (ele/dele) || @gus_fiaux