7 perguntas que Pantera Negra: Wakanda para Sempre deixa para o futuro do MCU

Capa da Publicação

7 perguntas que Pantera Negra: Wakanda para Sempre deixa para o futuro do MCU

Por Gus Fiaux

Atenção: Alerta de Spoilers!

Universo Cinematográfico da Marvel apresentou seu mais novo capítulo esta semana, graças ao lançamento de Pantera Negra: Wakanda para Sempre. Ainda que tenha que lidar com a morte de Chadwick Boseman e homenagear o imenso legado deixado pelo ator, o filme ainda apresenta diversos pontos que podem ser trabalhados no futuro da franquia.

Desde o grande conflito entre Wakanda Talokan à introdução de novos personagens, como Namor e a Coração de Ferro, o filme deixa algumas pontas soltas que trazem as possibilidades mais interessantes para a vasta saga da Casa das Ideias. Por isso, listamos aqui 7 perguntas que Pantera Negra: Wakanda para Sempre deixa para o futuro do MCU!

Imagem de capa do item

Afinal, Wakanda e Talokan vão mesmo ser aliadas?

O filme apresenta o grande conflito entre Wakanda e Talokan, a nação submarina comandada por Namor. Após algumas tensões, a relação dos dois reinos evolui para uma guerra total, que se encerra quando a Pantera Negra traça uma trégua com o Príncipe Submarino... mas será que isso vai durar muito tempo?

Nos quadrinhos, é conhecido que Namor é um anti-herói arrogante, vaidoso e até traiçoeiro, portanto nos resta esperar para ver quais serão seus planos futuros. De um jeito ou de outro, a trégua - ainda que passageira - pode não apenas fortalecer os exércitos das duas nações, mas também refrear alguma nova ameaça internacional - Latvéria, talvez?

Imagem de capa do item

Namor vai encontrar problemas com seu reino?

Por falar na trégua das duas nações, não podemos esquecer que Namor é confrontado, ao final do filme, por Namora, que não concorda em traçar um acordo pacífico. Fica bem claro que, até agora, Namor era visto quase que como um deus por seus súditos, e que ao vê-lo perder, eles perderam muito dessa fé incontestável.

Nos quadrinhos, sabemos que Attuma é um traidor que tenta usurpar o trono de Atlântida diversas vezes, e embora o guerreiro tenha uma postura ameaçadora ao longo do filme, é fácil imaginar que a grande traidora será a Namora. De um jeito ou de outro, será que Namor conseguirá lidar com os conflitos internos de seu reino? Será que teremos um filme ou série dele?

Imagem de capa do item

Qual é a ligação de Riri Williams com Tony Stark?

Riri Williams é um gênio tecnológico que consegue, a partir de sucata e outros materiais inúteis, criar um detector para o vibranium no mundo. Ela também construiu sua própria armadura ultratecnológica, e quando Shuri descobre isso, pergunta para a menina "como ela conseguiu as plantas de Tony Stark?"

Nos quadrinhos, sabemos que a Coração de Ferro é apresentada como a aprendiz do Homem de Ferro, mas logo conquista seu próprio espaço e suas próprias aventuras. Porém, a fala de Shuri deixa a entender que ela tem ou teve alguma conexão com Tony Stark, mas ainda não sabemos se isso será revelado em sua série solo ou em Armor Wars.

Imagem de capa do item

O que vai acontecer com o traje de vibranium da Coração de Ferro?

Aliás, ao longo do filme, vemos que Riri Williams consegue desenvolver a sua própria armadura robusta, seu MK II, usando tecnologia de Wakanda e vibranium em sua composição. Porém, quando a guerra com Talokan se encerra e ela retorna aos Estados Unidos, Shuri diz que ela não pode levar o traje consigo.

Isso significa que essa armadura da Coração de Ferro ficará de lado, e que a heroína terá que construir um novo traje em sua série solo. Porém, será que a armadura de vibranium vai retornar no futuro? Será que Shuri fará novas atualizações para dá-la de presente a Riri em alguma ocasião especial? Ou é possível que nunca mais vejamos esse traje novamente?

Imagem de capa do item

Okoye voltará a ser uma dora milaje?

Um dos momentos mais emocionais e tensos de Pantera Negra: Wakanda para Sempre se dá quando Okoye fracassa em sua missão e é retirada do cargo de líder das dora milaje pela própria Rainha Ramonda, que fica extremamente irritada em ver sua família toda fragmentada após o sequestro de Shuri.

Ao final do filme, ela acaba retornando para a ação usando o traje de Anjo da Meia-Noite, construído por Shuri. Porém, nos resta saber se ela vai voltar a ser dora milaje ou se vai continuar agindo de forma independente. Vale dizer que, nas HQs, os Anjos da Meia-Noite são um esquadrão de elite das dora milaje, que atuam fora da jurisdição de Wakanda.

Imagem de capa do item

Quem é o novo Rei de Wakanda?

O filme termina sem nos dar uma resposta clara sobre quem é o novo rei ou rainha de Wakanda após a morte da Rainha Ramonda. Se seguirmos a lógica de sucessão, a verdadeira regente deve ser Shuri, que assumiu para si o manto de Pantera Negra. Porém, dá-se a entender que M'Baku é o novo regente "na prática".

Embora sempre tenhamos visto a família de T'Challa no trono, qualquer cidadão de Wakanda pode disputar o cargo, e isso pode trazer ideias muito interessantes para o futuro. Ou, quem sabe, Wakanda pode também ter se livrado da monarquia e partido para um regime mais democrático, como já aconteceu nos quadrinhos do Pantera Negra.

Imagem de capa do item

T'Challa II se tornará um Pantera Negra?

A primeira e única cena pós-créditos do filme mostra Nakia levando seu filho, Touissant, para apresentá-lo para Shuri. Touissant também é o filho de T'Challa e seu nome wakandano é o mesmo de seu pai, em uma singela homenagem ao legado de Chadwick Boseman. Porém, ele ainda é muito novo e Nakia decidiu criá-lo no Havaí.

Ainda não sabemos se Touissant - ou T'Challa II - será uma peça crucial nos filmes futuros do Universo Cinematográfico da Marvel ou se foi apenas uma homenagem ao ator que interpretou o Pantera Negra nos cinemas. De um jeito ou de outro, a cena é muito emocionante e serve para lembrar que o legado de T'Challa segue vivo, firme e forte.