Pantera Negra: Ryan Coogler relembra a última conversa que teve com Chadwick Boseman

Capa da Publicação

Pantera Negra: Ryan Coogler relembra a última conversa que teve com Chadwick Boseman

Por Gus Fiaux

Em poucos dias, poderemos testemunhar a estreia de Pantera Negra: Wakanda para Sempre, que além de servir como um novo capítulo no Universo Cinematográfico da Marvel, também será uma bela homenagem à vida e ao legado de Chadwick Boseman, que faleceu em agosto de 2020 após uma longa batalha secreta contra o câncer de cólon.

Recentemente, o diretor do filme, Ryan Coogler, esteve no podcast Wakanda Forever: The Official Black Panther Podcast, sediado pela própria Marvel Studios, onde falou sobre seu último contato com o ator, antes de sua morte. Coogler disse que ligou para ele para lhe pedir que lesse o roteiro de Pantera Negra 2, que ele tinha acabado de escrever:

“Eu tinha acabado de finalizar [o roteiro]. Minha última conversa com ele foi quando eu o chamei para perguntar se ele queria ler antes de eu receber notas do estúdio. Essa foi a última vez que nos falamos. Ele faleceu umas duas semanas depois que eu tinha terminado.”

Coogler admite que sentiu algo estranho no tom de voz de Chadwick: “Ele estava cansado, cara. Eu podia ver que ele estava cansado”. Vale ressaltar que, com a morte do ator, Coogler teve que desenvolver um novo roteiro para o filme, dessa vez sem a presença de T’Challa – e essa é a versão que chegará aos cinemas na próxima semana.

Ryan Coogler percebeu que havia algo errado com Chadwick Boseman em sua última conversa com o ator.

Em meio às lágrimas, Coogler continuou, falando sobre como notou que algo estava errado a partir de sua ligação. O cineasta tentou convencer Chadwick a ler seu primeiro tratamento do roteiro, mas o ator recusou. Só depois Coogler descobriu que Boseman estava muito debilitado e não conseguia sequer ler nada:

“[Boseman] me chamou, e eu sabia que ele estava deitado enquanto falávamos. Simone [a noiva de Chadwick] estava com ele, e ele a dispensou porque não queria que ela tivesse problemas com o acordo de confidencialidade. E ela não queria deixar ele. Então eu sabia que algo estava acontecendo. […] Então ele disse que não queria ler [o roteiro] porque não queria atrapalhar as notas que o estúdio poderia dar. Então ele disse que leria depois. Mas eu só fui descobrir depois que ele estava cansado demais para ler qualquer coisa.”

Posteriormente, Coogler também comentou sobre como recebeu a notícia de que Chadwick tinha falecido, devido ao câncer de cólon. Ele conta que, de início, achou que se tratava de um boato ou de uma fake news. Porém, ao entrar em contato com seus agentes e com Denzel Washington, que foi um dos mentores de Boseman na indústria do audiovisual, acabou descobrindo que tudo era verdade:

“Sabe, você passa pela negação. E com a tecnologia, eu acho que fica muito mais fácil negar todas as coisas, sabe? Você acha que pode ser um boato. ‘Me deixa ligar ou falar com ele’, então eu mandei uma mensagem. E então eu pedi para Denzel [Washington] chegar para ver se não era só um rumor. Ele me ligou de volta e disse: ‘não é um rumor’. Então meus agentes me ligaram e disseram que a notícia oficial tinha acabado de ser postada. E foi assim que eu descobri.”

A perda de Boseman foi um grande choque para o mundo inteiro, principalmente após todo o impacto que o ator causou ao interpretar T’Challa nos cinemas. A Marvel decidiu não escalar outro ator para o papel, em respeito ao legado de Chadwick, mas Wakanda para Sempre deve servir como um tributo para o artista que, infelizmente, nos deixou cedo demais.

Pantera Negra: Wakanda para Sempre estreia no dia 10 de novembro.

Abaixo, veja também: