Coração de Ferro: Origens, poderes e história de Riri Williams

Capa da Publicação

Coração de Ferro: Origens, poderes e história de Riri Williams

Por Gus Fiaux

Nos últimos anos, a Marvel percebeu que nem todos os seus heróis podem viver para sempre e que é muito importante manter uma continuidade nos legados de seus principais ícones. A prova viva disso está na série da Coração de Ferro, que vai trazer Riri Williams parar dar continuidade ao legado do Homem de Ferro.

A personagem estreou nos quadrinhos há alguns anos, criando uma base leal de fãs e trazendo várias novidades para as HQs, inclusive participando de equipes como os Vingadores e os Campeões. E é pensando nisso que aqui você vai descobrir 10 coisas sobre Riri Williams, a Coração de Ferro!

Imagem de capa do item

Primeira aparição e criadores da Coração de Ferro

Riri Williams apareceu pela primeira vez nas HQs nas páginas de Invincible Iron Man Vol. 3 #7, lançada originalmente em março de 2016. A personagem apareceu como uma cientista e engenheira genial, antes de finalmente se transformar em uma heroína apadrinhada por Tony Stark.

A personagem foi originalmente criada pelo roteirista Brian Michael Bendis e pelo desenhista brasileiro Mike Deodato, logo ganhando destaque na mídia e gerando polêmicas por ser a "substituta" do Homem de Ferro nas HQs. A personagem foi baseada na atriz Skai Jackson.

Imagem de capa do item

Coração de Ferro: Origens da heroína

Nascida e criada em Chicago, Illinois, Riri Williams sempre teve que lidar com a perda desde cedo. Ela perdeu seu pai pouco antes de nascer e, quando era mais velha, perdeu o padrasto e a melhor amiga em um tiroteio. Apesar disso, ela sempre superou as adversidades com seu intelecto genial.

Com treze anos de idade, ela já havia recebido o convite para estudar no MIT, além de começar a produzir invenções cada vez mais complexas. Tudo mudou quando ela decidiu criar, a partir de engenharia reversa, sua própria armadura inspirada pelos modelos do Homem de Ferro.

Imagem de capa do item

Qual é a relação da Coração de Ferro com o Homem de Ferro?

Riri acabou entrando no radar de Tony Stark, que decidiu apadrinhá-la depois que ela fugiu da faculdade com uma armadura poderosa. De início, Tony decidiu ajudá-la a se tornar uma super-heroína, ajudando-a a construir um novo traje mais parecido com suas armaduras de Homem de Ferro.

Assim nascia a Coração de Ferro. Pouco tempo depois, Riri foi convocada pelo próprio Tony para lutar ao seu lado durante a Guerra Civil II, contra as forças e o exército da Capitã Marvel. Riri fez de tudo para auxiliar Tony, mas acabou perdendo seu mentor, que entrou em um coma perigoso.

Imagem de capa do item

Continuando o legado do Homem de Ferro

Com Stark fora da jogada, o manto do Homem de Ferro foi "dividido" entre Riri Williams e Victor Von Doom. Os dois acabaram seguindo rumos bem diferentes, com Riri assumindo o manto de Coração de Ferro, já que não queria apenas ser um "novo Homem de Ferro".

Ela acabou tendo diversas batalhas heroicas e se juntou a alguns personagens e equipes, como os Vingadores. Com o passar do tempo, ela acabou se tornando grande amiga de Pepper Potts, a Resgate. Ela também se guiava graças a uma I.A. com a consciência de Tony Stark.

Imagem de capa do item

Soberana da Latvéria

Como o Doutor Destino decidiu colocar sua armadura e sair pelo mundo como o "infame" Homem de Ferro, o cargo de líder da Latvéria ficou vazio e logo foi assumido por Lucia Von Bardas, uma importante líder política que deu muito problema aos heróis da Marvel.

Ela acaba enfrentando Riri Williams, que é enviada para lá a pedido da S.H.I.E.L.D.. As duas acabam tendo uma grande luta e Von Bardas é derrotada. Com isso, Riri assume o posto de monarca da Latvéria e, após uma cautelosa negociação, abre mão do posto para que a nação possa ter sua primeira eleição.

Imagem de capa do item

Integrante dos Campeões

Após esse período, a Coração de Ferro também acaba se juntando aos Campeões, a equipe composta pelos heróis juvenis que não querem se associar aos adultos do Universo Marvel. Durante sua passagem pela equipe, ela acaba presente no Império Secreto realizado pela HIDRA.

Durante esse período, ela teve sua armadura seriamente avariada por Thanos em um ataque poderoso, mas logo desenvolve uma nova armadura com mais recursos. Durante sua fase pelos Campeões, Riri se tornou amiga de muitos heróis, como Viv Visão e Amadeus Cho. Atualmente, ela está envolvida nos eventos da saga Outlawed.

Imagem de capa do item

Poderes da armadura e habilidades da Coração de Ferro

A Coração de Ferro é conhecida por sua armadura mais leve, aerodinâmica e mais maleável que a do Homem de Ferro. Na base, o traje metálico possui quase os mesmos poderes que o traje de Tony Stark, já que muitos dos dispositivos presentes no exoesqueleto vieram da tecnologia Stark.

Por outro lado, seu traje passou por uma mudança significativa em sua terceira versão. A armadura atual de Riri Williams é bem mais aerodinâmica e possui dispositivos novos, criados pela própria Riri. Tirando o traje, a heroína é conhecida por seu alto nível intelectual e por ser uma engenheira formidável.

Imagem de capa do item

No mundo dos games

Embora tenha sido criada bem recentemente, a Coração de Ferro já teve a chance de aparecer em outras mídias. Por exemplo, a heroína está em peso em vários jogos da Marvel, sobretudo games mobile como Marvel Puzzle Quest e Marvel Future Fight.

Além disso, ela esteve presente também no finado Avengers Academy e no recente jogo Marvel Strike Force. No que diz respeito aos consoles, a personagem já esteve presente em um único jogo, LEGO Marvel Super Heroes 2, onde ela faz parte do DLC dos Campeões.

Imagem de capa do item

Desenhos e animações

No que diz respeito às adaptações audiovisuais, a personagem já conquistou um pequeno espaço nas animações e desenhos da Marvel. Ela apareceu em Spider-Man, a mais recente série animada do Homem-Aranha. Aqui, ela é uma estagiária dos Vingadores que acaba de perder seu padrasto.

Além disso, a personagem também aparece no especial Heart of Iron, da linha Marvel Rising. Aqui, vemos mais da origem da personagem e suas aventuras solo, até que ela se junta aos Guerreiros Secretos. Nas duas animações, a voz da heroína é feita por Sofia Wylie.

Imagem de capa do item

Coração de Ferro no Universo Cinematográfico da Marvel

Agora, anos após sua criação, a personagem retorna com força total aos holofotes. Durante o Disney Investor Day, Kevin Feige confirmou a produção de uma série solo da Coração de Ferro, focada na vida de Riri Williams enquanto ela continua mantendo vivo o legado de Tony Stark.

Na série, a personagem será vivida por Dominique Thorne, atriz conhecida por filmes como Judas e o Messias Negro e Se a Rua Beale Falasse. A série ainda não tem data confirmada para ser lançada, mas pode sair entre 2022 e 2023, se levarmos em conta o calendário atual da Marvel Studios.