Capa da Publicação

10 coisas que você precisa saber sobre Fauce de Ébano, da Ordem Negra de Thanos!

Por Gus Fiaux

Quem olha de longe nem consegue imaginar que Fauce de Ébano, um alienígena franzino e pálido, possa ser o membro mais perigoso da Ordem Negra de Thanos. Foi assim nos quadrinhos e está sendo assim em Vingadores: Guerra Infinita, onde o vilão fez sua estreia nos cinemas, no último mês.

Com uma língua tão perigosa quanto seus poderes, ele já manipulou heróis, deuses e reis, e foi um dos principais “aliados” de Thane, o filho Inumano do Titã Louco. Quer saber mais sobre ele? Então aqui você pode conhecer 10 coisas sobre Fauce de Ébano!

Créditos: Divulgação

Imagem de capa do item

Surgimento nas HQs

Como três de seus colegas, o Fauce de Ébano foi introduzido pela primeira vez em New Avengers Vol. 3 #8, a HQ que servia como uma espécie de "prelúdio" para a saga Infinito, que reintroduziu a ameaça de Thanos na fase da Nova Marvel.

O vilão foi criado originalmente por Jonathan Hickman e pelo artista Jerome Opena, embora o ilustrador Jim Cheung, que criou Corvus Glaive, também tenha ajudado a desenvolver o visual do personagem. A intenção é que ele realmente parecesse inofensivo, já que suas habilidades de manipulação dependem bastante dele conseguir "se esconder em campo aberto".

Imagem de capa do item

O Titã Louco contra o Planeta Vivo

Embora a primeira aparição do Fauce de Ébano nas HQs tenha se dado na saga Infinito, sua participação cronológica aconteceu bem antes, como revelado na história solo de Thane, o filho do Titã Louco. Aqui, o membro da Ordem Negra revela que, ao lado de seus colegas, ajudou Thanos a enfrentar Ego, o Planeta Vivo.

Com dois titãs tão poderosos se enfrentando, era óbvio que a partida chegaria a um empate, como acabou acontecendo. Contudo, Fauce acabou usando uma alienígena cuja raça "gravava" memórias em seu DNA para relembrar essa humilhante "derrota" de Thanos, para poder usá-la posteriormente contra ele.

Imagem de capa do item

Manipulando o Mago Supremo

Quando Thanos veio à Terra em busca de seu Tributo, o primeiro ato do Fauce de Ébano foi ir atrás de um dos maiores defensores do planeta, e membro dos Illuminati, o Doutor Estranho. Embora aparentasse não ter poderes, ele logo mostrou todo seu dom de manipulação, transformando Stephen Strange em um espião para os vilões.

Dessa forma, foi através do Doutor Estranho que a Ordem Negra e o Titã Louco tinham todas as informações necessárias sobre cada passo dado pelos Vingadores e pelos Illuminati. Foi assim inclusive que Fauce teve em primeira mão a notícia que Thane, o filho bastardo de Thanos, estava escondido na Groenlândia.

Imagem de capa do item

Uma invasão planejada...

Aliás, falando em como Fauce de Ébano conseguiu manipular o Mestre das Artes Místicas da Terra, não podemos esquecer como ele, usando a magia do Doutor Estranho, conseguiu invocar o demônio Shuma-Gorath para o centro de Nova York, o que acabou sendo um pesadelo para os Poderosos Vingadores de Luke Cage.

A sorte dos heróis é que o demônio invocado representava apenas uma pequena fração do corpo do Shuma-Gorath real. Ainda assim, os heróis precisaram unir-se e destruir a projeção astral desse "micro-demônio" para conseguirem derrotá-lo. Nota-se que a manipulação do vilão é muito poderosa, a ponto de convocar uma das maiores entidades demoníacas, apenas a partir de sua influência macabra.

Imagem de capa do item

Na cola do filho de Thanos

Como foi o primeiro a descobrir sobre o paradeiro de Thane, o Fauce de Ébano também foi o primeiro a fazer algum contato com ele. Quando chegou, o Inumano estava passando pelo processo de terrigênese, logo após a explosão das Névoas Terrígenas. Quando ele saiu de seu casulo, Fauce lhe ofereceu um traje para controlar suas habilidades inumanas.

Dessa forma, ele pôde se mostrar como um "amigo". Durante a batalha final entre o jovem Inumano e seu pai, Thanos, Fauce indiretamente o manipulou para derrotar o Titã Louco e preservá-lo dentro de seu Âmbar. Com isso feito, ele se tornou um "mentor" para o personagem... embora tivesse propósitos bem mais sinistros...

Imagem de capa do item

Em busca do Vórtice Negro

Junto de seu novo "aliado", Fauce de Ébano se voltou novamente para o espaço, e tratou de levar Thane para conhecer os assuntos inacabados de seu pai. Ele contou sobre toda a história de Ego, o Planeta Vivo, e fez com que o Inumano testasse cada vez mais os limites de sua própria moralidade.

Quando o Vórtice Negro, um artefato cósmico que garantia grandes poderes ao seu usuário, foi descoberto, Fauce fez com que Thane se aliasse a J'Son, apenas para poder roubar o poder posteriormente. Infelizmente, os planos dos dois foram frustrados, e Fauce decidiu partir em outra jornada... ainda mais perigosa.

Imagem de capa do item

Enfrentando um velho aliado...

A última viagem de Fauce de Ébano e Thane os levou ao Quadrante Negro, uma lua esquecida que servira como base de operações de Thanos um dia. O local havia sido conquistado por Corvus Glaive, que dominava soberano com a ajuda de sua própria Ordem Negra, composta por vários bandidos espaciais.

Na chegada dos dois, eles foram confrontados por um trio de bruxas siderais, e Thane acabou perdendo seus poderes. Os dois foram aprisionados por Corvus Glaive, que mostrou extremo desgosto em reencontrar seu velho companheiro de equipe. Com sorte, Fauce conseguiu fugir a tempo da chegada de Thanos, que veio para não deixar pedra sobre pedra.

Imagem de capa do item

Reunião do trabalho

Tendo sido o único membro sobrevivente da formação original da Ordem Negra, o Fauce de Ébano retornou mais uma vez agora, na saga Avengers: No Surrender, que ainda está sendo publicada nos Estados Unidos. Na trama, ele e a sua equipe foram trazidos de voltar pelo Desafiador, para enfrentar a Legião Letal do Grão-Mestre.

Sabendo que ele era um grande traidor e manipulador, boa parte dos membros da Ordem Negra não confiam mais nele, Ainda assim, ele está mais "sossegado", e jogando conforme as regras, já que todos estão focados em ganhar o "jogo" e, no caminho, destroçar os Vingadores.

Imagem de capa do item

Poderes

Nos quadrinhos, o Fauce de Ébano surge como se não tivesse nenhum poder. Porém, aos poucos, suas habilidades são reveladas, e isso mostra como ele é um vilão ardiloso e ameaçador. Seu maior "poder" é a influência. Conhecido como "sussurrante", ele é capaz de fazer seus adversários cumprirem sua vontade, através de dons sobrenaturais.

Além disso, ele já mostrou ter domínio completo de vários armamentos e tecnologias futuristas, que permitem que ele tenha acesso a um arsenal ilimitado de armas e artefatos de defesa. Claro que sua maior habilidade, no entanto, é sua super-inteligência, que o torna capaz de iludir e ludibriar adversários geniais, como o próprio Thanos.

Imagem de capa do item

Nos cinemas...

O Fauce de Ébano é uma das principais ameaças de Vingadores: Guerra Infinita, lutando ao lado de Thanos e do restante da Ordem Negra. No filme, ele também tem seu momento para confrontar o Doutor Estranho, e seus poderes - que no cinema, foram mudados para uma espécie de telecinese - representam uma baita ameaça ao Mestre das Artes Místicas.

Para dublá-lo, os Irmãos Russo foram atrás de alguém que pudesse ter uma voz suave e calma, como é de se esperar do personagem. Por conta disso, eles escolheram o ator irlandês Tom Vaughan-Lawlor, que já participou de minisséries britânicas como The Secret Agent e Charlie.

Imagem de perfil
Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Demon to some... angel to others (ele/dele) || @gus_fiaux