10 coisas que você precisa saber sobre o Noturno

Capa da Publicação

10 coisas que você precisa saber sobre o Noturno

Por Gus Fiaux

Os X-Men estão voltando com tudo nos quadrinhos na nova fase, conhecida como Dawn of X. Após anos sendo diminuídos dentro da própria Marvel, os Filhos do Átomo voltaram a ter o destaque e o reconhecimento que merecem. Muitos personagens estão participando de novas equipes, enquanto outros ainda aparecem regularmente nas novas histórias. 

Embora o Noturno não esteja atrelado a nenhum novo grupo mutante, o herói não deixa de ser uma das figuras mais populares dos X-Men. Capaz de se teleportar e tendo uma aparência nada convencional, o mutante possui muitos fãs – e aqui estão 10 coisas que você precisa saber sobre o Noturno!

Créditos: Marvel Comics

Imagem de capa do item

Primeira aparição e criadores do Noturno

A primeira aparição de Noturno aconteceu em X-Men Giant Size #1, com a nova formação dos X-Men. Criado por Chris Claremont e Dave Cockrum, o personagem logo foi um dos mais adorados pelos fãs.

A nível de curiosidade, Cockrum havia criado o visual do personagem e lhe dado uma história como um demônio que se recusava a voltar para o inferno após ter falhado em uma missão. O desenhista chegou a tentar vender os direitos para que ele fosse incorporado na Legião dos Super-Heróis, mas a DC Comics recusou a oferta.

Imagem de capa do item

Origens do Noturno

Filho de Mística e do demônio mutante Azazel, o jovem Kurt Wagner foi abandonado por sua mãe biológica ainda bebê. Tendo sobrevivido a queda de uma cachoeira, ele foi encontrado e criado por uma cigana.

Noturno cresceu sendo um astro circense, e logo descobriu que seus poderes iam além de sua aparência demoníaca. Jovem, ele salvou uma jovem ao se teletransportar, deixando o público extasiado pensando que se tratava de algum tipo de efeito especial.

Enquanto isso, um dos irmãos de criação de Kurt acabou se enveredando para o lado do ocultismo, sequestrando e matando crianças do vilarejo onde viviam. Kurt encontrou o irmão e, para impedi-lo, o matou no ato. A população chegou a tempo apenas de ver o rapaz ensaguentado carregando o corpo do irmão e vários bebês mortos. Começou a perseguição, e ali foi quando Charles Xavier apareceu para resgatá-lo e convidá-lo a se juntar aos X-Men.

Imagem de capa do item

Personalidade do Noturno

Kurt é um herói altruísta e que sempre procura o melhor das situações e das pessoas. Mesmo perseguido e odiado, ele continuava se arriscando a seguir fielmente o sonho do Professor X.

Kurt também é um católico fervoroso, o que sempre o ajudou a lidar com seus problemas e perdoar àqueles que o perseguiam. Apesar de ser muito religioso, ele não tem preconceitos, já que sabe os perigos da intolerância, por ser mutante.

Imagem de capa do item

Poderes e habilidades do Noturno

Além da aparência demoníaca, Kurt possui agilidade e aderência à superfícies sólidas. Ele também pode se teletransportar acessando a conhecida Dimensão do Enxofre. Como consequência, ele possui uma grande sabedoria no que diz respeito às distâncias em uma área.

Outro poder quase esquecido do mutante é a capacidade de ficar praticamente invisível em locais com muita sombra.

Imagem de capa do item

Fraquezas do Noturno

Apesar de ter uma boa consciência espacial, Noturno é suscetível a se materializar em objetos sólidos, o que pode mutilá-lo ou até mesmo matá-lo. Além disso, ele é vulnerável a doenças como um ser humano normal.

Por fim, por ser um mutante de linhagem demoníaca, o sangue do Anjo (que normalmente cura as pessoas) tem efeito contrário no herói, machucando-o ainda mais.

Imagem de capa do item

Equipes do Noturno

Noturno é conhecido por integrar poucas equipes. A principal é, obviamente, os X-Men, do qual ele fez parte durante muitos anos, sempre entrando e saindo da equipe.

Além disso, ele também já integrou a Excalibur, da qual foi um dos fundadores e líderes principais.

Imagem de capa do item

Inimigos e vilões do Noturno

Noturno possui alguns inimigos característicos. Vale o destaque para seus pais, Mística e Azazel, além do caçador de mutantes Bastion, que já foi responsável por sua morte.

Apesar disso, Noturno não é de manter rancor contra seus vilões. A única exceção a isso diz respeito ao seu pai, já que os dois são antagonistas vitalícios.

Imagem de capa do item

Traje do Noturno

O uniforme clássico do Noturno - isto é, o collant vermelho e preto, as ombreiras, luvas e meias brancas - é, na verdade, o traje que ele usava durante sua fase no circo.

Isso foi parte de um acordo com Charles Xavier: manter o uniforme para que ele sempre lembrasse de suas origens.

Imagem de capa do item

Momento de destaque

Nenhum momento foi tão importante para a vida do personagem como a cena em que Noturno é assassinado por Bastion ao teletransportar-se em cima de um dos braços do caçador de mutantes.

Isso aconteceu durante o arco Segundo Advento, e foi necessário para que a mutante Hope Summers fosse salva. Noturno conseguiu teletransportá-la de volta para Utopia... mas teve de sacrificar sua vida para isso.

Felizmente, ele já voltou à vida há alguns anos, e inclusive teve sua própria revista solo por um tempo. Agora, ele faz parte da equipe que reside em Krakoa, como visto em House of X.

Imagem de capa do item

Fora das HQs

Noturno é marca registrada de diversos jogos da Marvel, como X-Men Legends II, Marvel Ultimate Alliance e X-Men: The Official Game, dentre outros.

Nas animações, ele já participou da série clássica dos anos 90, além de ser um dos personagens centrais de X-Men Evolution, sendo um dos jovens alunos que frequenta o Instituto Xavier.

Além disso, o personagem já apareceu em X-Men 2, onde interpretado por Alan Cumming, e em X-Men: Apocalipse e Fênix Negra, onde foi vivido por Kodi Smit-McPhee. Ainda não sabemos quando - e se - o herói vai entrar para os planos da Marvel Studios.