Para onde vai o Noturno dos X-Men quando ele se teletransporta?

Capa da Publicação

Para onde vai o Noturno dos X-Men quando ele se teletransporta?

Por Junno Sena

Sendo um dos favoritos entre os X-Men, Noturno está cercado por mistérios. Desde sua família até a aparência curiosa do mutante e seus poderes, o personagem já foi o foco de algumas tramas questionáveis nos quadrinhos. Dentre elas, uma que tentou explicar para onde vai quando se teletransporta.

Criado em 1975, em Giant-Size X-Men #1 (publicado na Coleção História Marvel: Os X-Men #2), Noturno foi de extrema importância para salvar a primeira equipe de mutantes de Charles Xavier, que estavam presos em Krakoa.

Após sua estreia, ele se tornou um membro fixo da equipe dos quadrinhos, ganhando espaço em produções live-action e animações. Incluindo X-Men: Evolution, onde tentaram explicar os seus poderes pela primeira vez.

Primeira vez explicando os poderes de Noturno

Cena do episódio Shadow Dance, de X-Men: Evolution.

No episódio onze da segunda temporada de X-Men: Evolution, Shadow Dance (Dança das Sombras em tradução oficial, lançado em 2002), Forge tenta ajudar Kurt a expandir suas habilidades.

Com uma máquina que desacelera o processo de teletransporte de Noturno, o mutante descobre que seus poderes o levam para uma dimensão paralela. Nela, vivem criaturas similares a dinossauros.

O problema é que o experimento de Forge abre pequenas brechas entre o mundo real e essa misteriosa dimensão. Ao fim do episódio, não fica claro sobre qual a procedência deste lugar, o que acaba levantando mais questões do que respostas para os poderes de Noturno.

Filho de Azazel e viajante dimensional

Azazel explica como funcionam os poderes de Noturno.

Já nos quadrinhos, o conceito de que Noturno atravessa uma realidade paralela apenas foi explorado em 2003, durante o arco Draco, escrito por Chuck Austen e com arte de Sean Phillips. Entre Uncanny X-Men #428 e #434 (publicado no Brasil em 2004, iniciando na edição X-Men #36), a origem do mutante azul é explorada e ela envolve a vilã Mística e o demônio Azazel.

Também é descoberto que o nascimento de Noturno sempre teve um propósito: tirar Azazel da Dimensão Negra. O plano do demônio incluía gerar proles com poderes de teletransporte que pudessem libertá-lo, além de abrir uma passagem para seu exército invadir a Terra.

Azazel então explica que, para se teletransportarem, Noturno e seus outros filhos atravessam a Dimensão Negra. Posteriormente, em uma cena inspirada por X-Men: Evolution, vemos um pouco mais da funcionalidade de suas habilidades.

A história não foi bem aceita pelo público, a colocando na lista de piores arcos dos X-Men. Por isso, ao longo dos anos, decidiram ignorar essa particularidade dos poderes de Noturno.

Aproveite e continue lendo: