Gravity Falls: História, personagens e onde assistir

Capa da Publicação

Gravity Falls: História, personagens e onde assistir

Por Gabriel Mattos

Se você pretende viajar para Gravity Falls, ouça o meu conselho: “Não confie em ninguém”! A realidade é uma ilusão, o universo um holograma!

Poucas séries conseguem construir um universo tão intrigante quanto Gravity Falls — Um Verão de Mistérios. A animação do Disney XD te atrai com uma promessa de episódios engraçados e descompromissados, e te prende com uma rede de enigmas surpreendentemente interconectados. Será que você é capaz de decifrá-los?

Qual é a história de Gravity Falls?

Tudo começa de forma bem simples: os irmãos Dipper e Mabel decidem passar as férias de verão com seu tio-avô Stan na afastada cidade de Gravity Falls. Mas a cada novo episódio descobrimos alguma loucura paranormal que provam que a Cabana do Mistério não é para amadores.

Logo no primeiro episódio, Dipper encontra um diário misterioso no seu quarto. Em sua capa, uma mão dourada com um número 3. Em suas páginas, diversas anotações feitas à mão por um autor desconhecido sobre criaturas mágicas e outras esquisitices.

Qualquer um teria dispensado tudo aquilo como uma grande viagem, mas com todos os eventos aparentemente inexplicáveis que acabam acontecendo, aquele livro se torna a chave para entender a origem de toda essa bagunça.

5-19-23-6-21-16-18-9-6-4-16-19-22-12-15-10-20-19-25-19

A primeira temporada de Gravity Falls, dividida em 20 episódios, se compromete em mostrar a conta-gotas o potencial do Diário Perdido, enquanto introduz os principais personagens que terão um papel importante nessa trama.

O grande vilão da primeira temporada é um garotinho aparentemente adorável chamado Gideãozinho. Ele é o principal rival do tio-avô Stan com sua Tenda da Telepatia, mas o que parecia ser apenas uma criança metida com charlatanismo se revela um pequeno gênio do mal com um pacto sinistro. Ele quer a Cabana do Mistério só para ele, mas qual seria seu verdadeiro objetivo?

Quem são os personagens de Gravity Falls?

Antes de explicar como tudo se encaixa na segunda temporada, vamos dar uma olhada nos personagens mais importantes da série. Nenhum personagem em Gravity Falls é pequeno demais para impactar a trama, mas os grandes astros não podem ser esquecidos.

Dipper Pines

Saiba que Dipper é o mais racional dos irmãos Pine. Ele costuma liderar as expedições sobrenaturais, onde sua curiosidade natural e inteligência acima do comum vem a calhar. Está sempre tentando cuidar de sua irmã e apesar de brigarem bastante, eles nunca deixam de se acertar e mostrar o quanto se amam. Dipper tenta bancar o durão quando está perto da Wendy, mas a verdade é que seu jeito desengonçado faz parte do seu charme. Seu símbolo é o pinheiro.

Mabel Pines

Saiba que Mabel é a mais sentimental dos irmãos Pine. Ela está sempre tendo problemas com garotos, que quase sempre são na verdade criaturas paranormais disfarçadas, o que abala bastante seu emocional. Muitos subestimam seu intelecto por suas ideias bobas, mas isso na verdade é resultado de um pensamento lateral muito desenvolvido, fruto de sua criatividade sem limites. Ela tem um porco, Waddles, e seu símbolo é a estrela.

Soos Ramirez

Importante mencionar que Soos é o pobre funcionário da Cabana do Mistério que mais tem que aturar a rabugice do Stan. Ele nunca questiona as ideias dos gêmeos e sempre topa tudo. Pode ser o mais adulto do grupo, mas está longe de ser o mais responsável. Parece mais um grande bebê preso no corpo de um homem. Seu símbolo é a interrogação.

Wendy Corduroy

Sem se esforçar, Wendy tem uma aura natural de descolada. Ela é simplesmente super tranquila, divertida e sensata. Ela é quem tenta manter o grupo com o pé no chão. Nunca dispensa as ideias dos garotos só por serem crianças. Também trabalha na Cabana do Mistério, mas está sempre enrolando ou fazendo coisas mais interessantes. Seu símbolo é o pacote de gelo.

Tio-vô Stan

Tem sempre algum esquema com o tio-vô Stan. Ele pode parecer apenas um velho ranzinza e ganancioso que trocaria os próprios netos por dinheiro… E ele é! Mas também esconde um enorme e sombrio segredo. Ele mostra ter um verdadeiro apreço por seus netos apesar de tudo e costuma fazer a coisa certa quando chega a hora. Bem… Costuma…

Quem é Bill Cipher?

Ao enfrentar os conflitos da primeira temporada, a galera da Cabana do Mistério acaba irritando uma criatura muito antiga e maligna — o misterioso Bill Cipher. Tudo sobre sua existência é cercado de suspense. Se você prestar atenção, ele aparece na abertura desde o começo. Escondido, claro.

Quando ele surge, as coisas ficam bem mais interessantes e surtadas. A primeira temporada se preocupa muito em construir a mitologia do desenho e em desenvolver as relações iniciais dos personagens, além de espalhar pedaços do enigma maior da trama. Já na segunda temporada, com todas as peças em jogo, tudo flui ainda melhor.

Bill Cipher, um triangulo amarelo com um olho grande

E compre ouro!

A segunda e última temporada de Gravity Falls é composta de 21 episódios, sendo que os quatro episódios finais formam um grande evento especial que conclui a história de uma maneira muito surpreendente, mas que é muito Gravity Falls. Se você é um fã de mistérios e coisas estranhas, não pode perder!

Referências

A animação está repleta de referências a séries antigas e também é referenciada em outros programas. Primeiro que ela traz essa sensação de conspiração pesada de ficções científicas dos anos 90, como Twin Peaks e X-Files. Mas é claro que atualizando as ideias e com uma linguagem leve o suficiente para todas as idades.

Não é que falte maturidade ao desenho, pelo contrário. Na verdade, o roteiro só é tão bem escrito que não precisa de firulas para nos convencer do sobrenatural.

Outra sacada genial é espalhar pistas para que a gente consiga ir resolvendo os enigmas da série sozinho. Personagens secundários podem dar indícios de uma trama maior se você prestar atenção, detalhes nos cenários trazem uma prévia de conspirações e até os créditos dão peças desse grande quebra-cabeça. Um prato cheio para crianças curiosas e nerds procurando um bom desafio.

O programa também agrada muito pelo seu humor, que mistura trocadilhos, piadas de tiozão e situações absurdas. Falando de humor extravagante, sabia que tem um episódio de Gravity Falls que se conecta diretamente com Rick & Morty? Aparece um portal dimensional por algum motivo e os itens que somem nessa série são descobertos por Morty. Doideira, né?

Onde assistir Gravity Falls?

Todos os episódios de Gravity Falls estão disponíveis no Disney+ para você maratonar quando quiser. Assistir no streaming é perfeito porque assim você pode pausar para não perder nenhum detalhe. Fique atento no final dos créditos que sempre tem uma piadoca ou uma dica.

Se você terminar e ficar sedento por mais, saiba que existem 12 livros publicados no Brasil que expandem a história da série. O mais famoso deles é O Diário Perdido, que reproduz com detalhes o livro que Dipper encontra no desenho. Tem inclusive mensagens escondidas por luz negra. Vale a pena conferir.

Fique com: