Star Wars: Hayden Christensen diz que críticas às prequels vem da falta de compreensão do público

Capa da Publicação

Star Wars: Hayden Christensen diz que críticas às prequels vem da falta de compreensão do público

Por Gus Fiaux

Ainda que, após o lançamento dos filmes mais recentes, a trilogia prequel de Star Wars tenha começado a ser vista com outros olhos pelos fãs, não podemos esquecer que esses filmes foram duramente criticados quando chegaram ao cinema. E agora, Hayden Christensen, nosso Anakin Skywalker, explica o que acha dessa negatividade.

Em uma entrevista à Empire, Christensen falou sobre como foi difícil lidar com as críticas à trilogia prequel. Aos 18 anos de idade, ele foi escalado para dar vida a Anakin em Star Wars: Episódio II – Ataque dos Clones, e ficou bem mexido com a recepção ao filme, especialmente no que diz respeito à sua atuação:

“Já que Star Wars teve o impacto cultural que teve, esses personagens quase que se tornam parte do domínio público, onde as pessoas têm um senso de posse em relação a eles. O personagem foi bem criticado, minha atuação foi criticada, e tudo isso foi bem chato. Mas eu também sinto que eu tinha um contexto que me ajudou um pouco. Quando o ‘Episódio I’ saiu, havia muita animação pelo fato de que estavam fazendo novos filmes de Star Wars, e que seria a história de origem do Darth Vader.”

Porém, Christensen lembra que vários de seus amigos ficaram muito decepcionados com a franquia desde o primeiro filme da saga prequelA Ameaça Fantasma. E para ele – que adorou o filme -, isso tem muito a ver com a falta da suspensão de descrença:

“Mas eu tive alguns amigos que ficaram decepcionados que o personagem começou como criança. E eu assisti o filme, e adorei. Foi tudo que eu queria e mais. E eu não entendi a desconexão entre o filme que eu vi e a negatividade de algumas críticas. De certa forma, esse tipo de crítica, eu acredito, tem a ver com uma falha em sua própria suspensão de descrença.”

O ator explica que, como Star Wars se passa “há muito tempo, em uma galáxia muito distante“, não faz sentido se prender a noções cotidianas sobre como alguém deve agir ou falar, e isso influenciou várias das críticas aos longas e às atitudes dos personagens:

“Se você vai para o cinema e o letreiro inicial começa com ‘Há muito tempo, em uma galáxia muito distante’, isso é um indicativo de que tudo é possível. Essas pessoas não precisam soar ou se comportar do jeito que poderíamos esperar. E se você vai sentar e achar que vai receber algo que faz parte do nosso zeitgeist atual, então você está se preparando para algo completamente diferente. Sabe o que quero dizer?”

Os três filmes que compõem a trilogia prequel foram dirigidos pelo próprio criador da saga, George Lucas. Em vez de focarem apenas em batalhas de sabre-de-luz e na mitologia por trás da Força, esses filmes mesclam elementos de política e dão uma construção mais gradual para os personagens, como Anakin Skywalker Obi-Wan Kenobi.

Hayden Christensen como Anakin Skywalker em Star Wars: Episódio III – A Vingança dos Sith

Nos últimos anos, a franquia prequel tem sido revisitada não apenas pelos fãs, mas também pela própria Lucasfilm. Várias obras recentes da saga, como a série solo de Ahsoka ou Obi-Wan Kenobi, fazem referências diretas aos eventos dos prequels, e trazem de volta personagens importantes da trilogia.

O próprio Hayden Christensen reprisou o papel de Anakin Skywalker/Darth Vader nesses dois projetos, e já disse estar disposto a retornar para novas produções ambientadas nessa galáxia muito distante.

A saga completa de Star Wars está disponível no Disney+.

Abaixo, veja também: