Por que não vemos crianças elfas em O Senhor dos Anéis? Tolkien tinha uma resposta

Capa da Publicação

Por que não vemos crianças elfas em O Senhor dos Anéis? Tolkien tinha uma resposta

Por Jaqueline Sousa

Com uma extensa mitologia na bagagem, O Senhor dos Anéis conseguiu se estabelecer na cultura pop devido ao cuidadoso trabalho do escritor J.R.R. Tolkien em criar um mundo diverso e rico em detalhes. E um dos aspectos mais importantes das histórias da Terra-Média é a presença dos Elfos, seres poderosos que geralmente aparecem nos escritos como adultos sábios e experientes. Mas por que não vemos crianças da espécie?

Apesar de Elfos crianças não aparecerem nas histórias de O Senhor dos Anéis, isso não significa que eles nasçam em suas versões adultas. A série O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder, por exemplo, até mostra um flashback onde vemos uma versão criança de Galadriel.

Porém, o próprio Tolkien tem uma resposta para essa questão. Em seus extensos escritos sobre Elfos, o escritor explica que há um certa raridade da espécie em procriar, o que pode explicar a ausência de crianças na saga. De acordo com o autor (via CBR), é necessário que exista um “comprometimento e força do ser, na mente e no corpo” para que Elfos consigam gerar filhos, fazendo com que isso não ocorra com frequência.

Elfos não procriam com frequência, por isso há uma ausência de crianças nas histórias de O Senhor dos Anéis.

Além disso, a decisão de ter um filho não é a das mais fáceis, já que a espécie é marcada pela sua imortalidade. Assim, a escolha de trazer um novo Elfo ao mundo é levada muito a sério por eles, sendo uma ação que não acontece da noite para o dia.

Outro ponto importante para entender a ausência de crianças elfas durante os eventos narrados em O Senhor dos Anéis é que, devido às intensas guerras e perdas que a espécie enfrentou com as investidas da Sauron, a ideia de gerar filhos não era uma prioridade, principalmente por causa do desejo dos Elfos em deixar a Terra-Média para sempre, partindo para outro plano da existência.

Aproveite também: