Diretor de documentário sobre Michael Jackson critica abordagem da cinebiografia

Capa da Publicação

Diretor de documentário sobre Michael Jackson critica abordagem da cinebiografia

Por Jaqueline Sousa

Conforme a cinebiografia de Michael Jackson vai tomando forma, muitas novidades sobre o longa surgem na mídia. A mais recente diz respeito às alegações de que o cantor teria cometido abuso infantil durante o auge de sua fama, uma temática que estará no longa de Antoine Fuqua mas que colocará o cantor como “vítima” no contexto das acusações, uma abordagem criticada por Dan Reed, diretor do documentário Leaving Neverland (2019), uma produção que trata das alegações.

De acordo com uma matéria do Puck News (via Variety), Michael, como a cinebiografia vem sendo chamada, vai falar sobre as acusações enfrentadas pelo Rei do Pop que o levaram a participar de um julgamento em 2005 por abuso sexual infantil e intoxicação de menor. O astro foi absolvido na época, saindo do tribunal como inocente das alegações.

É justamente essa abordagem que o filme de Fuqua vai adotar, retratando Michael Jackson como uma vítima da situação. Mas o diretor Dan Reed não acredita que essa “imparcialidade” sustenta a cinebiografia, já que, após ler um rascunho do roteiro do longa-metragem, chamou-a de “supreendentemente falsa” por não levar em consideração as acusações feitas por Wade Robson e James Safechuck, dois jovens que estão no documentário Leaving Neverland por terem acusado Jackson por abuso naquela época.

“[Michael] Jackson só é visto cuidando de crianças com câncer infantil, ou dançando com uma menina de cadeira de rodas, ou se aconchegando com vários meninos, principalmente seus sobrinhos, em festas do pijama”, Dan Reed disse. “Parece que os criadores desse filme ficaram presos em uma sala com John Branca [advogado de Michael Jackson] e apenas disseram o que tinham que escrever.”

Jafaar Jackson interpretará Michael Jackson, seu tio, nas telonas.

Com direção de Antoine Fuqua (Sete Homens e Um Destino) e roteiro de John Logan (O Aviador), a cinebiografia de Michael Jackson deve percorrer grandes momentos da carreira do Rei do Pop, desde a época dos Jackson 5. Jafaar Jackson, sobrinho de Michael Jackson, viverá o cantor em sua fase adulta na produção. Colman Domingo (Rustin), Nia Long (Vovó… Zona) e Miles Teller (Top Gun: Maverick) também estão no elenco.

Aproveite também: