Akira Toriyama já falou sobre problemáticas no mercado de mangás, “estava exausto”

Capa da Publicação

Akira Toriyama já falou sobre problemáticas no mercado de mangás, “estava exausto”

Por Flávia Pedro

Não é segredo para os grandes fãs de animes e mangás que essa é uma indústria cruel e cansativa. Diversas vezes nos deparamos com reclamações sobre condições de trabalho de algum funcionário em grandes estúdios e isso mostra o quão pesado pode ser trabalhar nesse meio. Akira Toriyama, autor de Dragon Ball, falou sobre suas experiências com esse mercado antes de sua morte no dia 7, relembre.

Durante uma entrevista realizada para a edição de 50 anos da Weekly Shonen Jump, Toriyama comentou sobre o seu trabalho árduo no mercado de mangás e falou de sua experiência pessoal em relação aos seus superiores. Junto com Takehiko Inoue, autor de Slam Dunk, ele trouxe inúmeras reflexões sobre o quão maçante e exploradora pode ser essa indústria:

“Torishima-san disse que eu tinha que fazer dois capítulos em uma semana ou chegaria tarde demais. Eu estava exausto por ter acabado de terminar um mangá, então respondi que mal conseguia mover as mãos devido aos tendões inflamados. Ele me disse para tentar escrever meu nome e eu disse: ‘Claro que posso escrever meu nome!’ Então ele disse: ‘Se você consegue escrever seu nome, então você consegue desenhar mangá!’ Que tipo de lógica é esta?! [risos]”

O mangaka Akira Toriyama

Nesse caso, Kazuhiko Torishima era o primeiro editor de Toriyama durante os primeiros anos de Dragon Ball, onde ele era cobrado excessivamente, tendo muita demanda de trabalho intenso e pouco tempo de folga.

Não foi apenas Toriyama que sofreu com essa situação. Outros nomes como Eiichiro Oda (One Piece) e Tite Kubo (Bleach) também sofreram, tanto longe da família quanto por internação devido a dores e burnout. As denúncias sobre cargas abusivas de trabalho continuam, exemplo disso é o Studio MAPPA que, em janeiro, foi apontado devido a burnout de seus funcionários e um ambiente profissional tóxico.

Confira também: