Um dos Vingadores mais famosos não estava na primeira formação da equipe nas HQs, entenda

Capa da Publicação

Um dos Vingadores mais famosos não estava na primeira formação da equipe nas HQs, entenda

Por Leo Gravena

Em 1963, os Vingadores fizeram história. Em uma jogada de última hora da Marvel, feita para cobrir o vazio editorial de um título que estava atrasado, Stan Lee decidiu criar uma equipe apenas com heróis já conhecidos das HQs, e dessa forma surgiu a primeira equipe dos Vingadores, porém de uma forma bem diferente da vista no Universo Cinematográfico da Marvel.

Na primeira história da equipe, o Homem de Ferro, Thor, Homem-Formiga, Vespa e o Hulk se juntaram para enfrentar a ameaça iminente de Loki, o Deus da Trapaça. A partir desse dia, a equipe se formou, fazendo grande alarde no mundo heroico. Porém, o sucesso veio a partir da quarta aventura do grupo, onde eles encontraram ninguém menos que o Capitão América, congelado no oceano desde o fim da Segunda Guerra Mundial.

Com o Capitão América na equipe, ela passou a se tornar um título importante da editora, ganhando notoriedade por suas ações e pelo respeito ao histórico do Universo Marvel. Em apenas 16 edições, o grupo se consolidou com destaque entre inúmeros outros títulos da Marvel, incluindo equipes importantes como os X-Men e o Quarteto Fantástico.

Capitão América entrou para os Vingadores apenas na quarta edição da HQ da equipe.

Logo após isso, alguns outros personagens, como o Hulk, Thor e mais tarde, Homem-Formiga e a Vespa, foram deixando a equipe por causa de outros problemas em suas histórias individuais e para ir mudando os membros, tornando os Vingadores uma equipe rotativa e diferente. Na segunda formação oficial da equipe, o Capitão América assumiu um posto ainda mais importante.

Sem dúvida, a equipe mais “corajosa” do Universo Marvel na época, a segunda formação dos Vingadores veio para consolidar a constante mudança de gerações da equipe, trazendo sempre heróis novos em situações cada vez mais distintas. Na décima sexta edição do título, o Capitão América buscou quatro novos recrutas que deixaram o público dos anos 60 chocados.

Gavião Arqueiro, Viúva Negra, Feiticeira Escarlate e Mercúrio eram conhecidos na época por serem quatro vilões que já haviam enfrentando o Homem de Ferro e os X-Men. Dessa forma, ver quatro vilões reformados sob a tutela do Sentinela da Liberdade foi algo extremamente inovador para a equipe, pavimentando a fundação reformatória da equipe, que, assim como os X-Men, já aceitou diversos ex-vilões.

Confira também: