7 vezes em que os Vingadores foram derrotados nas HQs da Marvel

Capa da Publicação

7 vezes em que os Vingadores foram derrotados nas HQs da Marvel

Por Gus Fiaux

Desde que o Universo Cinematográfico da Marvel teve início, os Vingadores viraram o grande carro-chefe da Casa das Ideias. Eles são tidos como os maiorais, os mocinhos que estão sempre certos e nunca erram, e que constantemente derrotam seus inimigos mais poderosos sem nem pestanejar… mas não é bem assim. Como toda equipe de heróis da Marvel, os Vingadores já fracassaram no passado – muitas vezes, inclusive.

Mesmo que eles tenham se unido para deter ameaças que nunca seriam capazes de deter sozinhos, vez ou outra os Heróis Mais Poderosos da Terra se deparam com algum vilão ou situação que faz com que nem mesmo todo seu poder conjunto seja o suficiente. Com isso em mente, reunimos aqui 7 vezes que os Vingadores já foram derrotados nas HQs da Marvel!

Imagem de capa do item

Sob Ataque

Publicada entre maio e dezembro de 1986, Sob Ataque é, de longe, uma das melhores e mais interessantes histórias dos Vingadores. Na narrativa, vemos o Barão Zemo reunindo seu próprio grupo de vilões para enfrentar os Vingadores e, finalmente, dar cabo a eles. Assim, os Mestres do Terror pretendem livrar o mundo de seus heróis mais poderosos.

Para isso, eles acabam invadindo a Mansão dos Vingadores, em Nova York - e não apenas isso, eles destroem o ambiente e ferem vários heróis, como a Tigresa, o Cavaleiro Negro e até mesmo o Hércules, que entra em um severo coma. Quem também se dá mal durante esse atentado é Jarvis, o fiel mordomo de Tony Stark, que também é gravemente ferido.

Imagem de capa do item

Desafio Infinito

Na década de 90, Jim Starlin trabalhava com a Marvel para dar luz a três sagas que compunham sua famosa Trilogia do Infinito, cada uma com o foco em diferentes vilões cósmicos e bugigangas espaciais. A história que deu início a tudo isso foi Desafio Infinito, cuja trama foi a principal influência por trás de Vingadores: Guerra Infinita.

Na história, o Surfista Prateado cai na Terra e alerta a todos sobre todo o perigo representado por Thanos, que deseja reunir as Joias do Infinito e eliminar metade da vida em todo o universo. Já de início, os Vingadores se juntam para tentar impedi-lo, mas são massacrados um a um, o que faz com que os verdadeiros heróis da saga sejam o Surfista e Adam Warlock.

Imagem de capa do item

Massacre Marvel

Ainda na década de 90, outra saga que trouxe consequências brutais para as histórias da Marvel foi Massacre. Aqui, vimos a ascensão de um vilão formado a partir da união das mentes do Professor X e do Magneto. De início, os X-Men tentam dar conta dele sozinho, mas logo se veem em frente a uma ameaça colossal, e precisam da ajuda dos Vingadores.

Ao fim da saga, descobrimos que Massacre até poderia ser derrotado se fosse "absorvido" por seres não-mutantes, então os membros dos Vingadores e do Quarteto Fantástico se prontificam para cumprir esse papel - e logo são "obliterados". Na verdade, Franklin Richards usa seus poderes de última hora e acaba mandando todos para uma realidade compacta, onde começa a trama da terrível Heróis Renascem.

Imagem de capa do item

Vingadores: A Queda

Nenhuma história mostra tão bem a destruição dos Heróis Mais Poderosos da Terra quanto Vingadores: A Queda. Publicado em 2004, o arco já mostra os heróis sendo atacados por alguma força desconhecida e muito poderosa, o que resulta na morte de vários heróis, como o Gavião Arqueiro, Visão e o Homem-Formiga (Scott Lang).

Conforme os sobreviventes tentam entender o que está acontecendo, vemos que tudo era culpa da Feiticeira Escarlate, que enlouqueceu após perder os seus filhos e ser traída por seus colegas, que apagaram sua mente. Ela só é detida com a ajuda do Doutor Estranho, mas seu ataque dividiu a equipe e levou à criação de novos grupos, como os Novos e os Jovens Vingadores.

Imagem de capa do item

Guerra Civil

Pouco depois de A Queda, os Vingadores já haviam se reestabelecido e passado por muitas mudanças. Porém, quando um acidente envolvendo um grupo de heróis juvenis resulta na morte de centenas de crianças, o governo norte-americano lança a proposta de uma Lei de Registro dos seres com superpoderes. Nascia ali a Guerra Civil.

A guerra começa porque o Homem de Ferro é a favor da lei, enquanto o Capitão América é veementemente contra, acreditando que isso pode ser um perigo para as liberdades individuais dos heróis. Com amigo se voltando contra amigo, os Vingadores como conhecíamos deixaram de existir, uma derrota que trouxe severas consequências após o fim da trama.

Imagem de capa do item

Reinado Sombrio

Quando falamos das "severas consequências" de Guerra Civil, é sobre isso aqui que estamos discutindo. Após o fim da saga, o Universo Marvel virou de ponta-cabeça com a descoberta de que Skrulls estavam infiltrados em diversos campos na humanidade. E após a Invasão Secreta, os vilões se estabeleceram e dominaram tudo no Reinado Sombrio.

Essa fase editorial da Marvel foi decretada depois que Norman Osborn se torna um "herói nacional" e decide criar os seus Vingadores Sombrios para caçar e prender os demais heróis que andavam livres. A equipe original então é mais uma vez derrotada, forçados a ficar nas sombras para que não fossem capturados - e tudo isso só mudou com a chegada de O Cerco.

Imagem de capa do item

A Era de Ultron

Desde sua primeira aparição, Ultron foi desenvolvido como o maior vilão já enfrentado pela equipe - um androide assassino que sonhava em aniquilar toda a humanidade, extirpando um "câncer" da Terra. E em 2013, ele teve o seu maior sonho realizado em A Era de Ultron, saga que se situa em um futuro distópico onde o robô destruiu os Vingadores.

A trama se passa em uma realidade alternativa, o que é um pouco incomum para as histórias dos Vingadores. Porém, aqui é possível ver como o vilão conseguiu derrotar os Heróis Mais Poderosos da Terra, assassinando heróis como a Vespa, o Pantera Negra e a Mulher-Hulk. Assim, os heróis que sobrevivem precisam formar uma resistência e voltar ao passado para mudar seu presente.