Titã de Ataque: Tudo sobre o Titã Original de Attack on Titan

Capa da Publicação

Titã de Ataque: Tudo sobre o Titã Original de Attack on Titan

Por Flávia Pedro

Atenção: Alerta de Spoilers!

O Titã de Ataque é um dos 9 Titãs Originais apresentados em toda a obra de Attack on Titan e, atualmente, está sob a posse de Eren Yeager (o protagonista da série). Durante muito tempo a transformação do garoto neste Titã e como ele se tornou um de seus portadores era um grande mistério, mas hoje em dia a obra de Hajime Isayama já revelou todos os segredos por trás desse ser. Bora conhecer os detalhes desse personagem juntos?

A História por trás do Titã de Ataque

Titã de Ataque

A origem do Titã de Ataque, assim como a de todos os outros Titãs Originais, foi dada a partir da morte de Ymir Fritz. Inicialmente ele fez parte dos oito Titãs que estavam sob a posse do Império Eldiano que sobreviveu ao ataque do antigo Titã Fundador, sempre representado como um titã que lutou pela liberdade de Eldia e seu povo. 

Posteriormente, durante a Grande Guerra dos Titãs e à medida que Marley avançava em suas investidas, ele acabou caindo no poder de Marley e permaneceu ao lado dos Marleyanos enquanto o Titã Fundador ficou na Ilha Paradis. Mas no ano de 819 as coisas mudaram, graças a um espião Eldiano chamado Eren Kruger.

Ele se infiltrou na Segurança Pública de Marley e herdou o Titã de Ataque, sendo o primeiro portador conhecido da série. Em 832, Kruger trouxe um homem chamado Grisha Yeager para a Ilha Paradis, onde Eren usou seu titã para destruir a Segurança Pública e ajudar Grisha, que herdou o Titã de Ataque e se tornou o novo portador.

Após Grisha conseguir entrar nas muralhas de Paradis, não sabemos exatamente quantas vezes ele usou esse titã, mas levou anos até que ele o passasse adiante (para seu filho, Eren Yeager).

Aparência

Titã de Ataque e sua aparência

Sua aparência é um pouco diferente dos demais Titãs Originais, já que está diretamente ligada a aparência de seu portador e varia de tamanho, fisionomia, número de dentes e músculos. Contudo seu corpo é normalmente revestido por pele, como o corpo humano, mas é muito musculoso e aparenta ser bem forte por ser – justamente como o nome sugere – um Titã de ataque direto e combate corpo-a-corpo. O Titã de Eren mede, aproximadamente, 15 metros de altura.

Todos os portadores

Eren Yeager, o atual Titã de Ataque

Sobre os seus portadores, nós conhecemos apenas 3 deles: Eren Kruger, Grisha Yeager e Eren Yeager, respectivamente. 

  • Eren Kruger foi um espião Eldiano em meio aos oficiais Marleyanos da Segurança Pública de Marley, cumprindo seu papel de infiltrado tão bem que foi até mesmo escolhido para ser o portador de um dos Titãs Originais sob a posse de Marley. Ele foi o fundador dos Restauracionistas e usava o codinome Coruja para se comunicar entre os seus aliados.
  • Grisha, por sua vez, foi um médico Eldiano e um dos principais Restauracionistas em Marley. Ele se infiltrou em Marley sob as ordens de Eren Kruger e, posteriormente, foi para Paradis com o mesmo objetivo de se infiltrar (dessa vez para conseguir o Titã Fundador que estava sob posse da família Reiss). Após se infiltrar ele se casou e se tornou pai de Eren Yeager.
  • E, por fim, Eren Yeager, que descobriu ser o atual portador do Titã de Ataque após ser devorado por um titã, se transformando e entregando ao público um dos maiores plot twists da série. Eren começa como um jovem que quer usar sua transformação para o bem, mas atualmente tudo desandou e ele é uma das principais ameaças para toda a humanidade.

Poderes e habilidades

Titã de Ataque lutando

Diferente de alguns Titãs Originais, o Titã de Ataque não possui nenhuma habilidade especial para combates. Nenhuma possibilidade de modificação corporal como o enrijecimento, nenhuma alteração de tamanho ou vapor quente saindo dele, nada que lhe dê vantagens. Porém, ele tem uma habilidade única: ele herda as memórias de seus outros usuários!

Ele pode herdar as memórias de seus usuários futuros. Um exemplo é Eren Kruger, que recebeu memórias sobre Mikasa e Armin antes mesmo deles nascerem. Ou quando Grisha descobriu sobre a restrição do sangue real do Titã Fundador quando acessou as memórias de Eren, o seu filho.

Mas é uma habilidade falha, já que na maioria das vezes as informações vem incompletas e confusas.

Confira também: