Quem foram as mulheres que serviram de inspiração para a criação de Lois Lane?

Capa da Publicação

Quem foram as mulheres que serviram de inspiração para a criação de Lois Lane?

Por Junno Sena

Jerry Siegel e Joe Shuster foram responsáveis por uma das principais criações do mundo dos quadrinhos: o Superman. Mas, para além do Homem de Aço, a dupla também criou Lois Lane, um ícone para quando falamos em representatividade feminina. Assim como Clark Kent, Lois não foi criada “do nada”, tendo sido influenciada por diversas figuras históricas.

Começando por Nellie Bly, também conhecida como Elizabeth Cochran, uma pioneira no jornalismo investigativo. Começando a escrever para jornais locais com apenas 15 anos de idade, a jornalista chegou a se infiltrar em instituições psiquiátricas e fazer viagens ao redor do mundo.

Nellie foi essencial para a construção da personalidade obstinada de Lois, além da escolha de carreira.

Nellie Bly, Joanne Carter, Glenda Farrel e Lola Lane

Já a aparência da repórter teve base em Joanne Carter, uma modelo que, na época, foi contratada por Siegel e Shuster. O trabalho também serviu para acender uma fagulha de romance entre Siegel e Carter, resultando em um casamento entre os dois.

Outros nomes que fizeram parte da concepção de Lois incluem as atrizes Glenda Farrel e Lola Lane. Enquanto Lola Lane foi a inspiração para o nome “Lois Lane”, Glenda Farrel interpretava a “garota repórter”, Torchy Blane, nos cinemas.

A curiosidade mais adversa é que Lola Lane também chegou a interpretar a mesma repórter, Torchy Blane, apenas um mês antes da publicação de Action Comics #1, em 1938.

Rachel Brosnahan é a próxima Lois Lane dos cinemas

Hoje em dia, a repórter e interesse romântico do Superman já teve diversos rostos e abordagens. De Margot Kidder até Amy Adams, o próximo grande nome a viver a personagem é Rachel Brosnahan, de Maravilhosa Sra. Maisel, em Superman: Legacy, previsto para chegar aos cinemas em 2025.

Aproveite e continue lendo: