Oscar 2023: Avatar: O Caminho da Água vence prêmio de Melhores Efeitos Visuais

Capa da Publicação

Oscar 2023: Avatar: O Caminho da Água vence prêmio de Melhores Efeitos Visuais

Por Melissa de Viveiros

A categoria de Melhores Efeitos Visuais é uma das partes técnicas do Oscar que mais atrai a atenção dos fãs de quadrinhos, com filmes baseados nesta mídia frequentemente entre os indicados. Este ano, entre duas obras baseadas em HQs e dois outros competidores que também concorreram a Melhor Filme, o vitorioso não fez parte de nenhum dos dois grupos. Quem levou o prêmio foi Avatar: O Caminho da Água.

A produção concorreu com o remake do clássico de guerra Nada de Novo no Front, o sucesso de Tom Cruise, Top Gun: Maverick, bem como dois dos grandes lançamentos de super-heróis recentes: The Batman e Pantera Negra: Wakanda Para Sempre.

A vitória do longa-metragem de James Cameron é pouco surpreendente, considerando o papel dos Efeitos Visuais no filme e seu grande destaque pela tecnologia de ponta utilizada. Diferente das obras que utilizam computação gráfica apenas em cenários, cenas de ação ou retoques, em Avatar eles são essenciais para a construção do filme.

Ronal, personagem de Kate Winslet em Avatar: O Caminho da Água.

Sequência do filme de 2009, Avatar: O Caminho da Água continua a história de Jake Sully (Sam Worthington) e Neytiri (Zoe Saldana), que ficaram juntos e formaram uma família em Pandora. Quando uma antiga ameaça ressurge, eles são obrigados a deixar seu lar e construir uma nova vida, encontrando outra tribo Na’Vi e travando uma batalha difícil contra os humanos.

Veja também: