Mattel está desenvolvendo mais 45 filmes inspirados em brinquedos, além de Barbie

Capa da Publicação

Mattel está desenvolvendo mais 45 filmes inspirados em brinquedos, além de Barbie

Por Gabriel Mattos

Há semanas de sua estreia nos cinemas de todo o mundo, Barbie, novo filme da Warner Bros dirigido por Greta Gerwig, já é um verdadeiro fenômeno cultural. E se depender da Mattel, a detentora dos direitos da boneca, o longa protagonizado por Margot Robbie será apenas o primeiro passo de uma nova tendência: filmes inspirados em brinquedos. De acordo com o The New Yorker, a marca está preparando mais 45 filmes inspirados em seus produtos.

Segundo o relatório, apenas 13 desses filmes tiveram o seu desenvolvimento divulgado oficialmente ao longo dos últimos anos. Nesta semana, o portal publicou uma reportagem bem completa sobre os próximos projetos da empresa: incluindo um surrealista Barney, o Dinossauro, de Daniel Kaluuya (Corra!); um sombrio Hot Wheels, por J. J. Abrams; e um violento UNO, que está sendo reescrito.

Barbie é apenas o começo (Warner)

Outros projetos ainda estão em um estágio mais inicial de produção, envolvendo marcas conhecidas mundialmente, como Mestres do Universo (He-Man), Polly Pocket e os carros Matchbox, e outras mais populares especificamente nos Estados Unidos, como American Girl, Magic 8 Ball, Major Matt Mason, Rock ‘Em Sock ‘Em Robots e View-Master.

Tudo indica que a proposta da empresa seja difundir ainda mais seus brinquedos no imaginário popular, voltando as produções especialmente para um público mais adulto com propostas ousadas que tragam comentários sobre questões da sociedade moderna. Barbie, por exemplo, traz uma forte autocrítica aos papéis de gênero reforçados pela boneca no passado, enquanto Barney vai focar no desencanto pela vida que surge com a fase adulta.

Cada filme promete explorar um gênero diferente, por um estúdio distinto, respeitando a visão criativa única de um diretor renomado. Entretanto, para garantir a qualidade das obras, todos serão supervisionados de perto por uma nova subdivisão da empresa de brinquedos, a Mattel Films.

Leia também: