Jujutsu Kaisen: Como o Arco de Shibuya muda a obra de Gege Akutami?

Capa da Publicação

Jujutsu Kaisen: Como o Arco de Shibuya muda a obra de Gege Akutami?

Por Flávia Pedro

Atenção: Alerta de Spoilers!

Se você é um fã de Jujutsu Kaisen, com certeza já ouviu falar no famoso Arco de Shibuya. Esse é um dos momentos mais comentados entre os leitores do mangá, além de um dos mais aguardados entre os fãs do anime. Mas afinal, como um dos arcos mais longos da franquia pode impactar tanto o universo da série e mudar completamente o futuro do anime? É isso que vamos te contar!

ATENÇÃO: traremos alguns spoilers sobre o mangá de Jujutsu Kaisen, então se você não quiser receber informações da obra original, volte aqui após a segunda temporada do anime!

O que aconteceria se o Feiticeiro Jujutsu mais poderoso do mundo moderno simplesmente desaparecesse? Como será que a sociedade Jujutsu reagiria? Os vilões finalmente conseguiriam dominar o mundo? E os outros feiticeiros, saberiam como lidar com todo o caos? É exatamente isso que o Arco de Shibuya entrega aos fãs, enquanto perpassa por lutas incríveis, empolgantes e dá ao público algumas perdas dolorosas…

Objetivo do Arco de Shibuya

Desde a primeira temporada de Jujutsu Kaisen foi revelado pelo vilão, Geto, que seu objetivo é reunir maldições de nível especial para que juntos eles possam selar ninguém menos que Satoru Gojo, o Feiticeiro mais poderoso do mundo. Mas, para isso, um plano minucioso precisa ser colocado em prática! Como derrotar o Gojo parece uma tarefa impossível, é necessário forçá-lo a não utilizar os seus poderes (o Vermelho, o Azul, o Roxo e, claro, sua Expansão de Domínio) para, quem sabe, ter uma chance.

Assim, o plano do dia 31 de outubro, em pleno Halloween de Shibuya, tem início! Em uma das estações de metrô uma barreira é levantada e diversos civis ficam presos dentro dela, todos eles chamando por Gojo. Não demora muito para que o Feiticeiro chegue até o local e se veja sem saída, pois usar qualquer uma de suas Técnicas mataria muitos civis… Os vilões sabem disso, aparecendo para lutar na tentativa de derrotá-lo e conseguir selá-lo em um cubo misterioso, chamado o Reino da Prisão.

Como acontece o selamento?

Impossibilitado de usar suas técnicas mais poderosas, como a Expansão de Domínio, o Roxo, o Vermelho e o Azul, Gojo se vê condicionado a um combate corpo-a-corpo contra as maldições Jogo e Hanami. Durante a luta direta, mesmo sem suas habilidades, Gojo ainda se mostra superior aos seus dois oponentes e consegue dar fim a Hanami facilmente, deixando Jogo com medo e forçando-o a se esconder.

Em outro ponto da estação, Mahito está usando sua Técnica de Transfiguração Ociosa para transformar humanos em monstros que estão matando inocentes. Essas mesmas criaturas chegam até a estação onde Gojo está e, na tentativa de salvar um número maior de civis, Gojo ativa sua Expansão de Domínio por 0,2 segundos (o suficiente para paralisar todos em seu campo de alcance) e assim exterminar todas as criaturas resultado da Transfiguração.

É nesse momento em que Geto aparece, junto com um cubo misterioso próximo ao Gojo. Para ser selado com sucesso, Gojo precisaria ficar por 1 minuto próximo ao cubo, o que parecia difícil, até Gojo ver o corpo de Geto e ficar paralisado em ver seu falecido amigo bem na sua frente. Esse tempo, mesmo muito curto, é o suficiente para que não só o selamento aconteça, mas para que os fãs também descubram que esse Geto, na verdade, é Kenjaku (um outro vilão milenar que possui cadáveres por aí).

As consequências do selamento para a sociedade Jujutsu

Um lado positivo – se é que podemos chamar assim – sobre o selamento do Gojo é o fato de que os outros feiticeiros precisam entrar em ação para lutar contra a ameaça das maldições. Isso acaba resultando em algumas baixas, seja para o lado dos Xamãs ou das Maldições, mas também nos dá lutas incríveis que mostram todo o potencial dos nossos personagens favoritos.

Alunos e Xamãs profissionais entram nas barreiras para enfrentar as maldições, então grupos se separam e tentam dar fim a toda aquela confusão. Por outro lado temos Itadori Yuji que, com a ajuda de Mechamaru, consegue avançar em meio às ameaças de Shibuya. Mas o jovem não contava que nesse momento ele acabaria ingerindo uma quantidade enorme de dedos do Ryomen Sukuna… Como consequência, o Rei das Maldições toma posse de seu corpo por um  tempo e mata inúmeros humanos.

Mas as principais consequências ficam para o mundo, já que agora a ameaça das Maldições e da Energia Amaldiçoada foi revelada para todo o Japão, fazendo com que a sociedade Jujutsu começasse a ruir. O fato de Kenjaku querer otimizar a Energia Amaldiçoada e não ter mais o Gojo para impedi-lo poderia até mesmo levar a uma Guerra Mundial, já que outros países possuem menos Xamãs que o Japão e menos Energia Amaldiçoada, o que transforma o Japão em uma potência e pode ser visto como uma ameaça pelos demais países.

Assim, além da morte de muitos personagens queridos pelos fãs e o selamento do Gojo, o mundo Jujutsu se abalou como um todo, já que seu Feiticeiro mais poderoso desapareceu da noite para o dia. Além disso tudo, um caminho ainda mais sombrio foi aberto para os jovens alunos e demais feiticeiros, que precisarão enfrentar sozinhos novos desafios para conseguir resgatar o Gojo e restaurar o equilíbrio desse universo.

Confira Também: