Funcionários da Marvel Studios defendem Victoria Alonso após demissão e relatam problemas nos bastidores

Capa da Publicação

Funcionários da Marvel Studios defendem Victoria Alonso após demissão e relatam problemas nos bastidores

Por Gabriel Mattos

Com uma trajetória de 17 anos na Marvel Studios, a recente demissão de Victoria Alonso pegou todos de surpresa. A produtora executiva era a principal responsável pelo setor de efeitos visuais. O motivo não foi oficialmente revelado, mas rumores de assédio e abuso de poder logo começaram a surgir. Entretanto, de acordo com um novo relatório da Variety, os rumores não poderiam estar mais errados.

O portal reuniu relatos de profissionais que atuaram ao seu lado em diversas áreas, de executivos a atores em ascensão. Todos defendem o comportamento exemplar de Alonso, a descrevendo como “profissional” e “solidária”.

“A ideia de uma executiva muito antiga aterrorizar artistas de baixo escalão, como alguns relatos insistem, me parece meio estranha,” apontou um artista veterano de efeitos especiais.

Mulher-Hulk foi uma das produções da Marvel Studios mais criticadas por seus efeitos visuais (C. Disney)

Tais relatos não foram confirmados por nenhuma fonte da imprensa e surgiram de membros anônimos do fórum Reddit. E apesar de certas acusações serem direcionadas especificamente para a executiva — com alegações de que manteria uma lista negra com artistas de efeitos visuais que “a enfureceram por algum motivo” — a maior parte das reclamações era direcionada ao intenso modelo de negócio adotado pela Marvel Studios após Vingadores: Ultimato.

“A série em que eu estava trabalhando realmente sofreu porque era uma personagem estabelecida cujos poderes estavam sendo repensados para o MCU,” relatou um artista anônimo de efeitos especiais ao portal. Segundo o mesmo, a grande reclamação da maioria de seus colegas era a mesma: “A Marvel não resolve m*rda nenhuma com antecedência”.

Por que Victoria Alonso foi demitida?

Mudança de poderes de Ms. Marvel parece ter causado dores de cabeça para a equipe de efeitos visuais (C. Disney)

Fontes do portal confirmaram que o principal ponto de pressão relatado pelos funcionários era decorrente do aumento absurdo na quantidade de projetos, não só para o cinema, como também para a TV. Entre 2021 e 2022, a Marvel produziu a marca impressionante de 17 títulos ao longo de 23 meses. E era Alonso quem precisava correr atrás de coordenar o cronograma absurdo de pós-produção forçada pelos executivos de alto escalão.

Foram os executivos, de acordo com o portal, que pediram a demissão de Victoria Alonso. A produtora foi surpreendida, sem aviso prévio, após uma decisão de Alan Bergman, co-presidente da Disney responsável pela Marvel Studios.

Um consórcio teria sido reunido para discutir o assunto, incluindo o departamento legal da Disney, o departamento de recursos humanos da empresa e outros executivos. Em uma sinuca de bico, Kevin Feige decidiu não intervir, apesar de sua extensa relação com a executiva desde a fundação do estúdio.

Quem é Victoria Alonso?

Executiva foi uma das principais defensoras da diversidade dentro do MCU (C. Disney)

Desde 2021, Alonso atuava no estúdio como presidente de pós-produção, efeitos visuais e animação. A executiva era mais conhecida por defender publicamente a inclusão dentro das produções da Marvel. Durante a polêmica envolvendo a Disney e o projeto de lei Don’t Say Gay, que acabou derrubando o antigo presidente da empresa, ela se posicionou afirmando que “Enquanto eu estiver na Marvel Studios, vou lutar por representatividade.”

Sua saída ocorre em um período conturbado para a Marvel, em que vários dos lançamentos sofreram duras críticas quanto a sua qualidade, em especial na área de efeitos visuais, pela qual Alonso era responsável. O estúdio ainda não anunciou uma substituta para a posição.

Leia também: