Entrevistamos Alan Ituriel, criador de Vilanesco, série da Cartoon Network

Capa da Publicação

Entrevistamos Alan Ituriel, criador de Vilanesco, série da Cartoon Network

Por Junno Sena

Lançada em 2017, Vilanesco é uma das pérolas latino-americanas do Cartoon Network. Com inspirações que vão desde Chaves até La Casa de Papel e Lupin III, a animação criada por Alan Ituriel ganhou uma expansão que vai chacoalhar a Organização Black Hat. Em entrevista à Legião dos Heróis, o autor compartilhou mais detalhes sobre a nova webcomic inspirada na animação: O Assalto Arriscado.

Protagonizada por duas novas personagens, Illuminarrow e Mawrasite, O Assalto Arriscado: Uma História de Vilanesco é a segunda edição em quadrinhos da série animada. Com lançamento semanal todas às quartas-feiras no CN App, a história segue duas vilãs que são contratadas para executar o maior assalto de suas vidas.

Além de apresentar a personalidade magnética de Illuminarrow e o jeito tímido de Mawrasite, o quadrinho serve para unir dois universos que sempre chamaram a atenção de Ituriel: vilões e assaltos.

“A ideia de um assalto foi algo que queria fazer desde o início de Vilanesco. Vilões e assaltos são duas coisas que combinam muito. Então, a oportunidade de Iluminarrow e Mawrasite fazerem isso vem de um desejo profundo meu em fazer uma história assim.”

Capa de Vilanesco: O Assalto Arriscado

Além de La Casa de Papel, série popular da Netflix, o autor apontou Snatch – Porcos e Diamantes, filme de Guy Ritchie dos anos 2000 como grandes referências para este capítulo de Vilanesco. Assim como a história das vilãs, estas produções focam em planos mirabolantes divididos em diferentes etapas e perspectivas.

“Eu realmente gosto da série, de como diferentes pedaços de um plano maior vão interagindo entre si. Gosto de narrativas com diferentes perspectivas que, como em um jogo, vão se juntando para atingir um mesmo objetivo”

Vilanesco é um palco de destaque para a América Latina

Além de criador, Allan Ituriel dá voz ao personagem Black Hat

E “perspectiva” tem sido uma constante em todas as etapas de O Assalto Arriscado. Com ilustradores que vão desde o Brasil até Honduras e Colômbia, o quadrinho é uma lembrança de que a América Latina tem muito o que oferecer para o resto do mundo. 

“Eu acredito que a América Latina tem muito potencial criativo. Nós podemos oferecer animações, filmes e narrativas para o mundo que podem competir com todo tipo de indústria”.

Essa preocupação em representar o continente através de uma equipe criativa diversa foi para além dos nomes reunidos no quadrinho. Ituriel revelou que cada colaborador foi convidado a deixar sua marca. Isto é, ao longo das páginas da webcomic, o leitor irá notar referências culturais aos países de origem dos ilustradores, coloristas e roteiristas.

Vilanesco traz personagens complexos e cativantes

Anteriormente, esse espaço de diversidade e inclusão havia sido exclusividade do México, país de origem de Ituriel. Agora, Vilanesco se tornou um palco multicultural em homenagem à América Latina.

“Uma coisa que gostamos de fazer é deixar que todos os artistas deixem uma marca, podendo criar personagens que referenciam sua cultura, deixando pequenas pistas para os espectadores do Brasil, por exemplo. Anteriormente, fizemos isso com o México, mas o quadrinho tem mais desses ‘easter eggs’.” 

Simplesmente, México

Porém, Vilanesco é feito para além dos “easter eggs”. A estrutura narrativa da animação é diretamente inspirada pelo México e como, às vezes, o trágico se torna um alívio cômico. De acordo com Alan, o humor ácido da animação e quadrinho é uma herança do que consumia quando criança. E isso vai desde séries dos anos 90 do Cartoon Network, como Laboratório de Dexter, até Chaves.

Vilanesco possui diversas inspirações do México

“Temos um gosto para comédia que é muito único no México. Também gostamos das comédias do trágico e esse humor ácido. Quando eu estava crescendo, comecei a perceber essas estruturas, de como conseguiam fazer alguém rir de algo perigoso ou triste e, ao mesmo tempo, trazer algum tipo de esperança para o público. Chaves fazia muito isso. Em que refletiam as lutas de uma comunidade pobre e faziam piadas com isso para tornar a vida um pouco mais leve. Isso foi muito do que levei da minha infância para Vilanesco.”

Com personagens cativantes e cheios de conflitos, Vilanesco brinca em como é “bom ser um vilão”. O novo quadrinho é a primeira vez que a série ganha uma expansão para além da Organização Black Hat e, de acordo com Alan, muitas novidades ainda estão por vir.

O Assalto Arriscado: Uma História de Vilanesco está disponível somente no CN App.

Aproveite e continue lendo: