8 programas infantis que marcaram as crianças dos anos 90 no Brasil

Capa da Publicação

8 programas infantis que marcaram as crianças dos anos 90 no Brasil

Por Ygor de Oliveira Ferreira

Atualmente, quando uma criança quer ver um desenho ou programa, basta abrir um serviço de streaming e assistir. Contudo, nos anos 90 era preciso saber o horário de exibição e colar na frente da TV na hora certinha para não perder nenhum momento, algo que fez com que muitas produções ficassem marcadas na infância de muita gente.

Assim, nesta lista, você confere 8 programas infantis que marcaram as crianças dos anos 90 no Brasil!

Imagem de capa do item

TV Colosso

TV Colosso estreou em 1993 e se manteve na programação até 1997. O programa trazia vários bonecos cachorros, simulando uma emissora de TV. Priscila era a protagonista, Borges, o diretor de imagem que ficava na cabine, Walter Gate, o apresentador do jornal, assim como vários outros personagens que apareciam durante a produção.

O humor nem sempre tinha um foco infantil e apresentava várias paródias dos programas da Globo e outras emissoras, como o Jornal Colossal, sua versão do Jornal Nacional ou o apresentador Thunderdog, um sósia canino de Thunderbird. Junto disso tudo, a produção ainda apresentava desenhos como Caverna do Dragão, Thundercats e até mesmo X-Men.

Imagem de capa do item

Cocoricó

Cocoricó é um programa produzido e exibido pela TV Cultura que estreou em 1996. A produção surgiu a partir do especial de natal chamado de Banho de Aventura, exibido em 1986 pelo programa Rá-Tim-Bum, tendo como protagonista Júlio.

Cocoricó mostra Júlio, um garoto de 8 anos que vive na cidade grande, mas decide passar as férias na fazenda de seus avós, um lugar mágico onde os animais falam e se metem em várias confusões. O programa tem 287 episódios e só foi encerrado em 2013.

Imagem de capa do item

Disney Club

Apesar de muitos conhecerem o TV Cruj, antes dele existia o Disney Club. O programa produzido pela Disney foi exibido primeiramente na TV Globo e inicialmente era somente um bloco de desenhos, tornando-se depois um quadro da TV Colosso entre 1993 à 1996. Já a partir de 1997, ele virou um programa próprio no SBT que muitos lembram.

O Disney Club do SBT mostrava um grupo de amigos que montava uma emissora de TV pirata e passava a interferir na programação do canal, chamando-se de TV Cruj. Entre os desenhos que passaram estavam Timão e Pumba e A Turma do Pateta, e o programa durou até 2001, quando foi reformulado e recebeu o nome de TV Cruj.

Imagem de capa do item

Mundo da Lua

Mundo da Lua foi um programa produzido e exibido pela TV Cultura que estreou em 1991 e durou até 1992, totalizando 52 episódios, mas a transmissão perdurou no canal por vários anos. O seriado apresenta Lucas Silva e Silva, um garoto que ganha um gravador de seu avô Orlando ao completar 10 anos.

A história gira em torno dos problemas típicos da passagem da infância para a adolescência, assim ele utiliza seu gravador para criar histórias a partir de como gostaria que as coisas fossem. O elenco traz Luciano Amaral como protagonista, Antônio Fagundes, Mira Haar, entre outros.

Imagem de capa do item

Xuxa Park

Xuxa Park é um dos diversos programas infantis protagonizados por Xuxa. Ele estreou em 1994 e durou até 2001, passando por diversas mudanças -- como a duração inicial de 4 horas e a grade de desenhos.

Além de animações, o programa trazia a presença de diversos músicos e vários quadros. Um deles, por exemplo, era Batalha de Fãs, onde dois fãs de um determinado artista respondiam a um quiz para ganhar pontos no placar do programa.

Durante os muitos anos de sua exibição, diversas atrações mantinham o público entretido todos os dias.

Imagem de capa do item

X-Tudo

X-Tudo foi um programa produzido e exibido pela TV Cultura e coproduzido pelo SESI. A produção estreou em 1992 e foi encerrada em 2002, e a ideia do programa era transmitir informações para o público infantil de forma rápida e divertida.

A produção era comandado pelo personagem chamado X, que tentava trazer informações para diversos assuntos, seja biologia e filosofia até mesmo culinária, tudo de forma dinâmica para manter a criança entretida. Além disso, o programa trazia um bloco que apresentava a vida de crianças que faziam atividades como ginástica artística.

Imagem de capa do item

Chiquititas Brasil

A versão brasileira de Chiquititas estreou pela primeira vez em 1997, sendo exibida no SBT com o total de 787 episódios divididos em 5 temporadas. No programa acompanhamos a rotina de um grupo de órfãos que moram no orfanato Raio de Luz, começando com Mili, a primeira garota a ser acolhida pelo local.

A produção ainda tinha seus momentos musicais e adaptava as versões originais em espanhol. Essas músicas foram lançadas em diversos CDs durante os anos que foram um sucesso gigantesco.

Imagem de capa do item

Castelo Rá-Tim-Bum

O Castelo Rá-Tim-Bum é uma das produções brasileiras mais populares dos anos 90, marcando quem era criança na época e até mesmo muitos anos depois. Ele foi produzido pela TV Cultura, com uma exibição entre 1994 e 1997, totalizando 90 episódios e um especial.

Castelo Rá-Tim-Bum conta a história de Nino, um garoto de 300 anos que vive em um castelo com seu tio, o Dr. Victor e sua tia-avó Morgana, uma feiticeira de 6000 anos. Sentindo falta de amigos, Nino usa um feitiço que acaba trazendo três crianças que acabaram de sair da escola. Assim, o garoto diariamente recebia a visita de seus novos amigos para viver aventuras.